Afinal..... o que falta na minha cabeça tia? O que é Dislexia??? - NeuroSaber

Afinal….. o que falta na minha cabeça tia? O que é Dislexia???

Dislexia

Atendia a Mariana (nome fictício obviamente), ela foi encaminhada por ter grandes dificuldades de Leitura e Escrita desde a alfabetização… uma menina muito tímida, mas extremamente sensível!

Quando ela chegou para atendimento já tinha começado ser atendida desde os 7 anos e chegou para eu atender aos 10. Ela percebia sua dificuldades…. percebia que tinha que se concentrar muito mais na leitura que suas amigas e que teria que ler várias vezes para tentar entender o que estava escrito. Quando contavam histórias para na sala, ou piadas ela até dava umas risadas…. mas praticamente toda a sessão me vinha perguntando o que significavam alguns termos como “quando um não quer dois não brigam” e qual a graça de determinada história….. rs…. efim ríamos muito na sessão quando caía a ficha e ela percebia o sentido das expressões….

Mas um dia realmente me emocionei….. chega a mãe para nossas reuniões bimestrais e em prantos ela diz de forma emocionada que a Mariana perguntou o que faltava na cabeça dela….. o porque ela não aprendia da mesma forma que as outras pessoas….. Mãe em prantos…. eu me segurando (sou extremamente emotiva e choro por tudo…. até propaganda de margarina) e tentando me colocar no lugar daquela menina….. daquela família….. daquela situação….

Naquele dia percebi algo muito importante dentro do processo de intervenção que sempre tive com meus pacientes, mas que deveria ser melhor aprimorado….. a capacidade de falarmos sempre como é o funcionamento deste sujeito, suas dificuldades mas muito das suas capacidades… pontos fracos e fortes….. o caminho que cada um levar para aprender, e isto tem um nome: Metacognição!

Mariana veio para a sessão, abri um livro com um cérebro e fui mostrando que o que ela tinha era uma forma diferente de funcionamento, numa linguagem dinâmica e adequada para sua idade!

Ela me olhou…. pensou…. e soltou essa:

– Tia Lu, mas ninguém aprende igual né?

– Não querida…. cada um tem seu caminho e temos formas de percorrer este caminho…..

Enfim, ela entendeu, cresceu e hoje como uma linda mulher tocando sua vida e da sua família vejo o quanto podemos fazer diferença na vida das pessoas….

 

2 Comentários
  1. Jacqueline Gouveia 2 meses atrás

    Estou simplesmente maravilhada com os artigos, os textos são vistos, objetivos e em especial de fácil compreensão, de forma que qualquer tipo de público possa entender!!.

  2. Rozilene 1 mês atrás

    Os textos são bem esclarecedores e de fácil compreensão. Estou adorando e aprendendo muito.
    Bjos

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2016 NeuroSaber todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:  Agência Primage

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?