Alfabetização no Transtorno do Espectro Autista (TEA) - NeuroSaber

Alfabetização no Transtorno do Espectro Autista (TEA)

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Hoje começaremos nosso blog com um assunto bem polêmico!! Alfabetização no TEA, como acontece??

Bem em primeiro lugar temos que avaliar o nível cognitivo, psicopedagógico e funcional, pois cada quadro dentro do TEA é singular e deve ser tratado com particularidade.

Torna-se importante ver se dentro daquela pessoa com TEA a alfabetização é o aspecto mais importante!! Muitas vezes as atividades de habilidades sociais e de Atividade de Vida Diária (AVD) tornam-se mais importante do que a aquisição da leitura e escrita, principalmente em quadros mais graves do TEA. Lógico que uma decisão dessa deve sempre levar em conta uma avaliação multidisciplinar em conjunto com família e escola, tendo como objetivo uma melhor qualidade de vida para quem é a pessoa mais importante desta história: a pessoa com TEA!

9 Comentários
  1. Lipciane Corrêa Barcella 3 meses atrás

    Gostaria de receber mais informações sobre TEA.

  2. DÉBORA CRISTINA RIBEIRO 3 meses atrás

    Gostaria de mais estudos sobre o TEA,LEVE,MODERADO E SEVERO.SOBRE MEDICAÇÕES TRATAMENTOS TERAPÊUTICOS E ALIMENTAÇÃO.

  3. Kátia 3 meses atrás

    Gostaria de receber informações sobre dificuldades de aprendizagem

  4. Joana 3 meses atrás

    Gostaria de conhecer mais sobre o assunto! Acompanho alunos NEE- necessidades especiais educativas!

  5. Maria da Glória 3 meses atrás

    faz 5 anos que atendo crianças e adolescentes com TEA. Todos estão se alfabetizando e alguns no ensino médio.
    Procuro sempre associar a parte comportamental com PECs e eles tem palavras escritas. Então dependendo do quadro eles conseguem aprender a se comunicar através das letras e imagens, especialmente os que apresentam dificuldade coma a fala. Desenvolvo consciência fonológica através de uma metodologia fônica, articulatória e sensorial. priorizo nos primeiros anos a parte de comandos, organização na execução de atividades e outras questões comportamentais e faço o elo entre a família, escola e atendimento multidisciplinar. Tem dado muito resultado positivo.
    Percebo que a maioria gosta de escrever no computador.
    Porém está funcionando com o quadro leve e grave. Nunca esteve na Sala de recursos um quadro severo, até agora.

  6. RITA 2 meses atrás

    CONCORDO A FAMÍLIA PRECISA CAMINHAR JUNTO COMO BASE PARA MONTAR A ESTRUTURA MULTIDISCIPLINAR. ORGANIZAÇÃO E O PRINCIPAL FOCO PARA INICIAR A APRENDIZAGEM .

  7. Janilda 2 meses atrás

    Tenho dificuldade em trabalhar com autista. Gostaria de mais informações sobre autismo(como trabalhar leitura e escrita ) com eles.

  8. Rosangela oliveira da Silva 1 mês atrás

    Gostaria de saber como ajudar meu neto com autismo espectro ele está no segundo ano fundamental tem sete anos eu estou vendo muita dificuldade em escrever já que ele não segura o lápis corretamente não sei como. Posso ajudá lo ele fica bastante nervoso na hora dos exercícios preciso de uma orientação pois sou avó que cuido dele é estou muito preocupada.em.nao poder ajudalo

  9. Deise B. de C. Morooka 2 semanas atrás

    O serviço público necessita ser orientado quanto aos casos de inclusão dos TEAS, pois vejo nas escolas alguns casos onde necessitam de atendimento especializado o tempo todo. Nesses casos o professor especialista precisa atuar “JUNTO” do professor de ensino regular,como já acontecesse há anos em outros países.

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