Como diferenciar Transtorno de Aprendizagem de Dificuldade de Aprendizagem? – Artigos | NeuroSaber

Como diferenciar Transtorno de Aprendizagem de Dificuldade de Aprendizagem?

Transtorno de Aprendizagem

Muitas pessoas possuem dúvidas no tocante a diferenciação entre dois tópicos que costumam se confundir:

1 – Transtorno de Aprendizagem;
2 – Dificuldade de Aprendizagem.

Talvez esta seja também sua dúvida aí do outro lado, não é verdade? Que tal então aprendermos a diferenciar estes conceitos que prescrevem duas situações distintas?

Aprendizagem envolve muitas variáveis

Antes de falarmos sobre Transtorno e Dificuldade de Aprendizagem, é preciso levar em conta que a aprendizagem envolve muitas variáveis e aspectos, como questões sociais, biológicas, cognitivas, entre outras.

Diagnosticando a Dificuldade de Aprendizagem

O primeiro viés a se levar em conta no que tange a Dificuldade de Aprendizagem é a importância da multidisciplinaridade integrada. Ou seja, quando nos referimos à Dificuldade de Aprendizagem, estamos falando sobre um ser que possui uma maneira diferente de aprender.

Se trata de um obstáculo, uma barreira, um sintoma, que pode ser de origem tanto cultural quanto cognitiva ou até mesmo emocional. É essencial que o diagnóstico seja feito o quanto antes, uma vez que há consequências em longo prazo.

É interessante frisarmos que a maior parte destes problemas de Dificuldade de Aprendizagem podem ser resolvidos no ambiente escolar, haja vista que se tratam, de questões psicopedagógicas.

Diagnosticando o Distúrbio de Aprendizagem

Nas palavras do Dr Vitor da Fonseca, o Distúrbio de Aprendizagem está ligado a “um grupo de dificuldades pontuais e específicas, caracterizadas pela presença de uma disfunção neurológica”.

Neste caso, estamos lidando com uma questão de neurônios, de conexão. O cérebro nestes casos funciona de forma diferente, pois, mesmo sem apresentar desfavorecimento físico, social ou emocional, os portadores do distúrbio de aprendizagem demonstram dificuldade em adquirir o conhecimento da teoria de determinadas matérias.

Isso não significa que ela seja incapaz, uma vez que este quadro é reversível, necessitando para isso métodos diferenciados de ensino adequados à singularidade de cada caso.

Ficou mais fácil diferenciar as duas situações? Dúvidas? Faça sua pergunta!

38 Comentários
  1. LETICIA 4 meses atrás

    BOA TARDE
    MINHA FILHA ENTROU NA ESCOLA EM JAN/2016, NA REUNIÃO DE PAIS DE FIM DE SEMESTRE A PROFESSORA ME PEDIU PARA TENTAR NAS FERIAS IMPOR MELHOR A PARTE DE ALFABETIZAÇÃO DIZENDO QUE ELA ESTA UM POUCO ATRASADA QUANTA A SALA. POREM EM ALGUMAS TENTATIVAS OBSERVEI QUE MINHA FILHA ATE SABE O QUE SERIA AS VOGAIS E ALGUNS ALFABETOS, OS NÚMEROS, POREM NA HORA DA BRINCADEIRA QUE FAÇO NA LOUSA ELA SE DISPERSA E PARTE PARA OUTRO ASSUNTO OU ATE MESMO OUTROS DESENHOS NÃO QUERENDO PARTICIPAR DA ATIVIDADE, MAS QUANDO EU A OBRIGO PENSAR E SABER ELA EVOLUI, POREM O MEU MEDO É DE FORÇAR E ELA PIORAR, MINHA PERGUNTAR É SE ELA PODE ESTAR TENDO ALGUNS DESSES IMPEDIMENTOS PARA ALFABETIZAÇÃO, COMO SABER ?
    OBRIGADA
    LETICIA

    • Luciana Brites 4 meses atrás

      Leticia, ela pode estar um pouco imatura, como me parece nunca foi a escola pode ser que esta se acostumando…. trabalhe os sons das letrinhas, rimas, mostre que ler e escrever pode ser divertido e não algo chato…. mostre a ela as possibilidades que aprender a ler podem ser legais!!

  2. Milene 4 meses atrás

    Olá, tudo bem?
    Com relação ao distúrbio ou transtorno de aprendizagem, como ele é diagnosticado? Existe algum exame médico ou testes psicológicos ou pedagógicos padronizados?

    • Luciana Brites 4 meses atrás

      Diagnóstico somente clínico e multidisciplinar

      • Milene 4 meses atrás

        Luciana, boa noite!
        Eu poderia dizer que na dificuldade de aprendizagem, o aluno já internalizou bem a leitura/ escrita, mas apresenta dificuldades em conteúdos escolares mais complexos, em decorrência de fatores emocionais, dispedagogia, etc?

        • Luciana Brites 4 meses atrás

          Não necessariamente Milene, Uma criança com DI apresenta Dificuldade de Aprendizagem, quando falamos em Distúrbios são disfunções que afetam aprendizagem escolar, escrita, leitura e cálculo. Abraços

  3. Adriana Monteiro 4 meses atrás

    Como posso começar a investigar qual problema meu filho possui? Que tipos de profissional tenho q procurar primeiro?

  4. Priscila Martins 4 meses atrás

    Meu filho se chama Marcelo Alves Machado, ele tem 10 anos é uma criança comunicativa e as vezes inquieto, está aprendo a ler agora no 5 ano da 4 série, estou muito preocupada pois desde sedo ele 4 anos ele se trata com neuro pediatra, pedagoga, psicólogas e ninguém fecho um diaguinostico conclusivo…um diz que é imperativo outro diz que tem dificuldade de aprendizagem, mas não um diaguinostico olha ele tem isso o tratamemto é este….meuDeus estou muito preocupada se puder me ajude desde já eu agradeço!!

    • Luciana Brites 4 meses atrás

      Olá Priscila por isto é tão importante a avaliação Multidisciplinar, todos conversarem e chegarem a uma conclusão!

  5. Karina 4 meses atrás

    Olá, Gostaria de saber , meu filho tem 8anos ,está no 2ano (1ªserie) já é segunda do ano , está como inclusão, singtome de Asperger, ama animais na aula de ciências sabe tudo responde tudo, mais para alfabetização lo está difícil, conhece as letras mais não consegue juntalas , se hoje aprende amanhã já não sabe responder a mesma coisa, muita dificuldade só na alfabetização. Já não sabemos o que fazer , moro em São José dos Pinhais Curitiba não acho profissionais bons , escola também despreparada e meu filho sinto que vai pra aula por ir , por que não consegue acompanhar e já está se sentindo diferente das outras crianças.
    Um bjo

    • Luciana Brites 4 meses atrás

      A melhor metodologia para alfabetização destas crianças é a Fônica, procure no Google sobre isso. Abraços e boa sorte!

  6. Flávia 4 meses atrás

    Meu filho está no segundo ano, anda não ler e só conhece as leras por referência. Por exemplo se mandamos ele fazer um B (só faz quando ele pergunta se é o B de bola). Está com um pouco de dificuldade para falar. O que eu faço?

    • Talita 3 meses atrás

      Olá Flavia. Para trabalhar a fala você pode utilizar o método fonico que pode ser utilizado com seu filho em frente ao espelho. Vá com ele em frente ao espelho e fale as letras, silabas ou palavras para trabalhar os sons. E quanto ao reconhecimento, dependendo da idade pode estar um pouco imaturo ou talvez precise de uma avaliação profissional

  7. Rute Nascimento 3 meses atrás

    OI Bom dia!!! Minha filha está no 6º Ano do Ensino Fundamental. Sempre acompanhamos eu e o pai, todas as atividades e trabalhos propostos pela a escola. Sabemos que entende todos os assuntos sem dificuldades, principalmente referentes a matemática. Porém não obtém boas notas nas avaliações. Sendo que, no Ensino Fundamental I, sempre tirou boas notas. Mas desde que iniciou as avaliações do 6º Ano, não conseguiu nem a média 7. Entretanto na escola há um sistema de avaliação que ocorrem em um dia três ou quatro avaliações por dia e que os alunos tem uma duração para a execução das avaliações de 4h, mas com 1h todos os alunos já entregam suas avaliações, inclusive minha filha, e nesse segundo trimestre obteve uma gincana no período das avaliações onde eles não falavam em outro assunto só a tal gincana.

    Pergunto: A escola quer preparar seus alunos para o exame do ENEM, com esta metodologia, Esse tipo de sistema pode estar atrapalhando o desempenho da minha filha? O sistema de ensino era Bimestral e agora trimestral, ou seja eles vem muitos assuntos em pouco espaço de tempo. Ou ela quando ver que os colegas já estão saindo de sala, procura sair logo também para se livrar e ficar de bobeira com as colegas? Visto que todas as turmas também estão com notas muito baixas.

  8. Dayanne carvalho 3 meses atrás

    Olá meu filho tem 8 anos está no 3ano está com alguma dificuldade em concentrar acaba prestando atencai em outras coisa é acaba se atrasando na matéria!tem um desenvolvimento ótimo mas na escola tem está difuldade em se concentrar muito anciosa quer termina logo e acaba fazendo errado mtas vezes!é um aluno com média 6,5 então como posso identificar se é imaturidade ou algum transtorno?

  9. Maria de Fátima de Sousa cosme 3 meses atrás

    Por favor explique melhor DISFUNÇÃO NEUROLÓGICA

  10. Kátia 3 meses atrás

    Tenho um aluno de 5 anos que já é o segundo ano de estudo e não consegue assimilar nada, não aprende nada , o que faço?

    • Carina Zitta Cruz 3 meses atrás

      Bom dia Katia, o ideal seria chamar os pais e fazer um encaminhamento para uma avaliação com psicólogo, Psicopedagogo ou até mesmo com neurologista, mas antes observe bem o seu aluno. Vc coloca que ele está no segundo ano de aprendizado, será que ele está preparado para aprender? Quais interesses que ele apresenta? O que vc pretende ensinar? …

  11. Ana 3 meses atrás

    Olá boa tarde! Meu filho tem oito anos, está no 2º ano(1ª série), está repetindo o ano, está como inclusão. Foi diagnosticado com Síndrome de Klinefelt,. Gostaria de saber em que está síndrome interfere na aprendizagem,pois ele não reconhece todas as letras do alfabeto, hoje aprende, amanhã já não se lembra mais. Tenho tentado ajuda-lo com os sons das letras , as sílabas, não sinto muito interesse por parte dele, ele tem problema na fala também, já levei ao fono mas ele diz que é chato e não quis ficar.

  12. LUCILEIA 3 meses atrás

    BOA NOITE!MEU SOBRINHO ESTA NO 6 ANO,TEM 12 ANOS E ESTA PASSANDO PELO DE MOMENTO DE SEPARAÇÃO DOS PAIS,O QUAL ELE VÊ O PAI MUITO POUCO,ELE ESTÁ COM NOTAS BAIXÍSSIMAS EM TODAS AS MATÉRIAS,SEGUNDO A PSICÓLOGA E A PEDAGOGA ELE NÃO TEM DIFICULDADE ALGUMA NA APRENDIZAGEM,MAS NAO ESTÁ RENDENDO NOS ESTUDOS,ELE TEM BAIXA ESTIMA,SEMPRE ELOGIAMOS OS SEUS ACERTOS POR MENORES QUE SEJAM,MAS NÃO OBTIVEMOS GRANDES RESULTADOS.ELE JÁ FAZ ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO HÁ UNS 3/4 E OS PROFISSIONAIS SEMPRE DIZEM QUE ELE É UMA CRIANÇA MUITO INTELIGENTE E QUE ELE TEM O PROBLEMA DELE AO SE SAIR BEM NA ESCOLA É O FATO DO PAI SER MUITO AUSENTE DESDE DE BEBÊ,JUNTOS DESDE O NASCIMENTO,MAS ,PORÉM,SEM A ATENÇÃO E CARINHO NECESSÁRIO DO PAI E SE AGRAVANDO AGORA PELA SEPARAÇÃO.SERIA ESTE O MOTIVO?

  13. angela majolo 3 meses atrás

    Bom dia, meu filho tem 14 anos está no 6º ano 5ª serie e não sabe ler ainda nem fazer contas, conhece todas as letras do alfabeto mas não consegue juntá-las nem lê-las, conhece os números ate 20 com dificuldade, já frequentou fonoaudióloga, psicopedagoga, psicologa, neurologista, aulas particulares, sala de recurss na escola, já tomou medicamentos tais como Ritalina e um outro que não lembro o nome antes de tomar a Ritalina. Sendo que quando tomava a Ritalina emagreceu tanto e parou de crescer,não tinha sono e chegava a ter olheiras fundas e escuras que o pediatra cortou a medicação pois já estava abaixo da linha esperada de crescimento e peso. Indicou Ioga o que fez por um ano sem sucesso. Já não sei mais o que fazer para ajudá-lo até uma professora está tentando alfabetizá-lo pelo sistema alfa e beto mas ta dificil, é um menino meigo, calmo e amoroso,mas sinto que está se sentindo inferior pois o mano que é gêmeo já está no 8ª ano 7ª serie. Por favor me ajudem o que devo fazer para ajudar meu filho?

  14. Tania Nascimento Leite Rodrigues 3 meses atrás

    bom dia! meu nome é Tania estou cursando o 8° período de pedagogia o o tema do meu TCC é dificuldade de aprendizagem , gastaria de saber se vocês do NEUROSABER podem me enviar artigo sobre o meu tema ? pois gostei muito do artigo que fala a diferença entre dificuldade de aprendizagem e distúrbio de aprendizagem.

  15. Vanessa Carrareto Hayashi 2 meses atrás

    Olá meu filho tem 12 anos está no 7 ano do ensino fundamental …ele sempre teve muita dificuldade sempre teve um atraso em aprender e até hoje à escrita e a leitura estão bem ruins e as notas dele está na média de 5 a 6 que tipo de tratamento posso estar procurando para meu filho…

  16. Vanessa Carrareto Hayashi 2 meses atrás

    Olá meu filho tem 12 anos está no 7 ano do ensino fundamental …ele sempre teve muita dificuldade sempre teve um atraso em aprender e até hoje à escrita e a leitura estão bem ruins e as notas dele está na média de 5 a 6 que tipo de tratamento posso estar procurando para meu filho…*

  17. Fabiane Schwade Janaurio 2 meses atrás

    Olá! Sou professora de Educação Especial em Sala de Recursos. Vejo que muitos pais aqui estão buscando respostas pontuais, um diagnóstico… Imagino a angústia de todos, sobretudo ao que se refere a aquisição dos conhecimentos escolares. Sugiro que estes estejam na escola com muita frequência, conheçam e discutam as propostas pedagógicas da instituição e acompanhem diariamente o caderno dos filhos para perceber se o que está sendo ensinado, está de acordo com a realidade acadêmica do (a) filho (a). Sobretudo, para aqueles alunos que possuem maiores dificuldades em compreender os conteúdos oferecidos pela escola, os pais devem compreender e também exigir da escola, que seja estabelecido um currículo funcional para seus filhos. Que a escola foque para estes, com maiores dificuldades, o ensinamento de conteúdos que desenvolvam uma autonomia social.

  18. jussara 2 meses atrás

    Boa Tarde Luciana Brites,
    Sou professora da educação de jovens e adultos, onde percebo que metade dos alunos não concluíram os estudos por possuírem dificuldades da aprendizagem e se não forem feitas intervenções adequadas continuarão assim e terminarão os estudos sem o conhecimento necessário. São adultos, com idades que varia entre 18 e 70 anos. O que posso fazer para ajuda-los? se utilizo método divertido os jovens gostam e os idosos não, se utilizo a lousa fica chato para os jovens e vice versa.

  19. Maria 1 mês atrás

    Olá. Boa noite. Meu filho está com 7anos e cursa o 2ano. Desde de ir começou a vida escolar os professores se queixam de sua falta de interesse. Ele sabe ler, escrever, nao apresenta nenhum problema Na fala, É bem resolvido e desenvolvido. A questão que sempre É cobrada e ele nao mostra interesse pelas atividades da escola. Nao copia a matéria do quadro, nao faz as atividades, mas quando pergunto a ele e forço Mais ele responde e mostra que sabe. O que devo fazer? Sempre converso cm ele, Vou Na escola e nao ha resultados. Parece que nao Tenho interesse pela educação do meu filho.

  20. Alice Gomes 1 mês atrás

    Olá, Boa Noite. Eu sou professora numa escola municipal, e tem um aluno na sala que ao observá-lo me parece que ele tem o TOD, pois bate muitas coisas que ele faz com os sintomas de TOD. Ele passa por psicologa, porem não vi melhoras. Ele não aceita ser chamado atenção, tudo que faz acha ta certo e os outros sempre errados. Até a professora ele não mede palavras pra jogar a ira pra fora, xinga de tudo… depois vai passando a raiva, fica isolado, não faz tarefa, por mais que sente do lado dele explicando de vagar, ele fica dizendo.. “eu não sei fazer”.. porem, me parece que ele não gosta mesmo de fazer, não se esforça pra aprender. está sempre desligado e procurando chamar atenção, brigar, levanta vai na mesinha do lado e mexe em tudo..bom, eu penso em todas as possibilidades até mesmo de menino mimado, só que, tem as agressividades dele, bate no outro ou outra, tanto faz menina quanto menino, ele bate e depois age como se ele fez porque não teve outra alternativa diz: “ah tbm ela(ele) que bateu em mim primeiro”. Essa crianca est[a no pre 2, eu me preocupo muito com ele. O que voce me Diz:?
    Abracos.

  21. Elzia de Souza 1 mês atrás

    Estou pesquisando sobre deficit, atenção e imperatividade e a deslexia, esclareça mais e mais completo.

  22. Elzia de Souza 1 mês atrás

    Tenho que estudar mais

  23. NEIRIALBA 3 semanas atrás

    Como a plasticidade atua nos processos de aprendizagem?

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