Quando o achismo sobrepuja a Ciência - NeuroSaber

Quando o achismo sobrepuja a Ciência

Ciencia

Cenas de uma história real que chateiam e entristecem… O adolescente que acompanho desde a primeira infância…. A família mesmo com todos os problemas que sempre procurou orientação para um comportamento agressivo, impulsivo e com humor oscilante. O uso de medicamento e a psicoeducação mesmo que de forma irregular sempre segurou esse jovem que em determinados momentos parecia um caminhão sem freio… O profissional ideológico que orienta a família a interromper o medicamento porque acredita que o uso de medicamentos para comportamento em crianças é desnecessário e abusivo…. A família insegura suspende o tratamento. 0 jovem torna-se mais agressivo, começa usar drogas, agride gratuitamente as pessoas, vai preso e posteriormente é transferido para uma clínica sob custódia… A família se desespera, os pais separam-se, e o jovem fica ao Deus dará… Mais uma história em que as crenças pessoais sobrepujam a ciência e a medicina feita com ética. Ideologizar tratamentos em saúde pode causar estragos irreparáveis na vida das pessoas. (Texto feito pelo Dr Antônio Carlos de Farias, neuropediatra e coordenador do núcleo deNeurociências do Hospital Pequeno Príncipe em Curitiba).

3 Comentários
  1. Márcia Estima Alves 2 meses atrás

    Estou amando os textos. Li alguns. Os demais. lerei à noite certamente. Material riquíssimo. Parabéns à toda equipe da Neuro Saber.

  2. Caren Domingues 2 meses atrás

    Estou muito feliz com o conteúdo, quando temos pessoas com orientação com base em estudos e pesquisas cientificas e médicas tudo fica bem mais esclarecido pra escola, professores e família.

  3. Flávia Braga 1 mês atrás

    Meu nome é Flávia, moro em Belo Horizonte, e tenho um filho com diagnóstico recente de Asperger. Tenho acompanhado as aulas dos textos. São ótimos e têm me ajudado bastante na compreensão e no manejo com meu filho.

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2016 NeuroSaber todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:  Agência Primage

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?