5 dicas para melhorar a aprendizagem dos alunos

A aprendizagem escolar é um processo que envolve muitos aspectos. Pode-se dizer que ela só é possibilitada graças ao comprometimento dos educadores, dos alunos e de seus familiares. Nota-se, então, um trabalho que é feito em conjunto visando ao desenvolvimento das competências que são importantes para os pequenos.

Agora, é preciso ressaltar que nenhuma pessoa gosta de ter um rendimento escolar ruim. Isso tem grandes chances de provocar um quadro de baixa autoestima na criança. Logo, essa situação vai se refletir em outras áreas. Por isso, diante de qualquer suspeita de que o estudante demonstra dificuldade de aprendizagem, tanto a equipe pedagógica quanto os responsáveis pelo pequeno devem se empenhar para pensar em estratégias que visem à sua melhora no desempenho acadêmico.

É possível estabelecer técnicas que privilegiem todos os alunos em sala de aula?

Embora seja ou pareça um trabalho muito exaustivo, a resposta é sim. É possível aplicar algumas medidas que tenham como ajudar os estudantes a prestarem mais atenção e a aumentarem seu rendimento. Vejam mais a seguir.

Alunos desatentos devem se assentar na frente/longe de pontos com muito barulho

Todo professor ou professora consegue perceber quem são aqueles estudantes mais atentos na hora da aula. Por outro lado, é preciso observar as crianças que demonstram maior distração. Sendo assim, a atitude pode partir dos educadores. O que eles podem fazer? Mudar de lugar o pequeno que não consegue se concentrar nas explicações.

Isso mesmo. Quando vocês colocam a criança em um local onde ela preste mais atenção e fique distante de determinados ruídos (sejam eles vindos da rua ou do pátio da escola), ela tende a focar mais nos afazeres. Dentro de sala, o que pode interferir é aquele coleguinha que adora conversar. Bom, se for preciso, posicione um longe do outro para que não haja aquela interação durante a aula.

Mudando o tom de voz

Sabia que o jeito de falar pode fazer toda a diferença na hora de ensinar? Portanto, use e abuse dos tons para enfatizar, reforçar e fixar alguns detalhes importantes do conteúdo dado. Eis um grande detalhe para impulsionar a aprendizagem escolar.

Estimule o aluno a fazer resumos

Quando a criança esquematiza a explicação dada em sala de aula por tópicos, ela começa a ter mais compreensão do que foi ensinado por meio de pequenos textos com os conceitos.

Oriente a estudar um pouco mais

O dever de casa é muito importante para fixar o conteúdo dado. A tarefa é excelente para estimular a aprendizagem escolar. No entanto, além disso, é muito bom quando o aluno tem em sua rotina o hábito de estudar o que foi visto naquele dia. Lembre-se que a repetição otimiza lembranças.

Destacando partes importantes do texto

Outra estratégia excelente para lidar com a dificuldade de aprendizagem é aquela velha tática de marcar as partes mais relevantes do material lido. Vocês, educadores, podem indicar até mesmo o que vai cair na prova. Dessa forma, os estudantes tendem a prestar mais atenção ao que está sendo exposto.

Dicas extras

Comece suas aulas com perguntas para serem respondidas no meio ou no final. As questões podem ser como um quiz. Isso mexe com os alunos e todos eles tentam manter o foco para não errarem.

A objetividade das questões de um exame é essencial para o rendimento do aluno. É preciso lembrar que as crianças estão em uma fase de assimilação e interpretação. Ao longo da vida, eles vão desenvolver mais essas habilidades. Portanto, deixem as ‘pegadinhas’ para o ensino médio, faculdade e concurso público. No ensino fundamental não é muito aconselhável. Outro detalhe é dar a chance dos alunos terminarem a prova e verificar se está tudo devidamente feito, preenchido, etc.

Referência

5 DICAS para melhorar a aprendizagem dos alunos. [Arapongas]: Neurosaber, 2019. 1 vídeo (31 min). Publicado por Neurosaber. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=M0OooSFFE20. Acesso em: 24 jan. 2020.

Compartilhe este artigo

Comments 2

  1. Cada dia fico mais apaixonada por tudo da NeuroSaber.
    Os vídeos, as Lives, os artigos, TUDO nos ajuda muito.

    Obrigada e que Deus abençoe cada dia mais.

    1. Suporte Neurosaber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *