5 passos para o Diagnóstico do Autismo

Uma das medidas mais importantes na condução e na observação de crianças é interpretar como vai seu desenvolvimento e seu comportamento. Detectar desde cedo problemas ou anormalidades pode ser decisivo para seu futuro, especialmente no que tange sua vida afetiva, social e escolar. No Autismo ou nos Transtornos do Espectro Autista esta lógica não é diferente. Infelizmente, o Autismo não tem “cara”, forma física, sinais na pele ou no rosto da criança e não aparece em exames de imagem ou de sangue… Esta condição só pode ser identificada por meio de observação do comportamento da criança e por informações coletadas por meio de relatos de seus cuidadores, até que se preencham os critérios necessários para se confirmá-lo ou descartá-lo.

Desta forma, é muito importante saber quais passos tomar para descobrir se uma criança tem Autismo ou não. Cinco passos são indicados como caminho e diretriz para se chegar ao diagnóstico adequado:

1) Entrevista detalhada com os pais/cuidadores

Colher informações sobre o comportamento social e como se comunica socialmente a criança, além de verificar se ela apresenta atitudes e intenções repetitivas e fora do contexto, é essencial! Nessa entrevista, é importante que quem a conduz conheça os sinais e sintomas de Autismo e seus aspectos clínicos mais sugestivos. Muitas vezes, os pais não sabem relatar direito ou não se lembram ou ainda querem verificar mais. Neste caso, acione os passos 2 e 3.

2) Reunir fotos e vídeos

Muitas vezes, na entrevista, as informações são frágeis e pouco definidas. Neste caso, pode-se investigar observando diretamente a criança por meio de vídeos e fotos em plena atividade compartilhada com os amiguinhos ou com a família; ou o profissional pode também visitar a escola para ver a criança diretamente em ambiente social e lúdico.

3) Depoimentos de profissionais e escolas

A visão e a análise de profissionais que lidam com crianças podem ser decisivos para um maior e mais amplo esclarecimento acerca de seu comportamento. Devido ao maior preparo profissional e por estarem isentos emocionalmente, tais relatos podem ser cruciais e definir com mais certeza a suspeita. Além disto, a comparação silenciosa e sistemática com outras crianças no ambiente em tempo real dá maior clareza ao se perceberem as diferenças entre a criança observada e as demais.

4) Uso de escalas de avaliação

O uso de escalas de avaliações confiáveis e desenvolvidas a partir de muitas pesquisas e sistematizações são úteis, pois dão maior objetividade à observação e nos faz lembrar do que deve ser perguntado e observado sem correr risco de esquecer detalhes ou se perder durante a entrevista. Além disso, ajudam a demarcar melhor os sintomas mais severos e que precisam de maior intervenção. Quem avalia ou trabalha com estas crianças, deve conhecer pelo menos as escalas de triagem, como o ATA (Escala de Traços Autísticos) ou o M-CHAT (Modified-Checklist Autism in Toddlers), ambas já traduzidas para nossa língua.

5) Dados de história familiar

Verificar se na família existem casos de Autismo ou de outros transtornos de desenvolvimento ou neuropsiquiátricos, pois está consolidada na literatura científica a evidência de que existem estreitas associações entre estas condições. As idades materna e paterna acima de 40 anos também se correlacionam com risco maior de ter filhos com TEA. Além disto, neste histórico, pode-se também averiguar suas condições de parto, peso ao nascer e se houveram problemas significativos naquele momento, como prematuridade e baixo peso.

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Comments 69

  1. Tenho uma filha q tem 18 anos.
    Ela tem vários distúrbios q tento com amor e carinho
    Q ela seja normal, tento tbm com estímulos e bons exemplos
    + confesso q é muito difícil, e muitas das vezes me sinto perdida.
    Ela é muito zangada e apesar da idade se comporta como criança o tempo todo….

          1. NeuroSaber Responde
  2. Olá…boa noite!
    Estas escalas ATA e M-CHAT qualquer profissional pode “aplica-lás”?
    Elas devem ser questionadas na anamnese com os pais, ou podem ser entregue para que os pais as levem para casa para respondê-las las?

  3. Pingback: Photovoice e Autismo no paciente jovem: uma intervenção promissora! - Artigos | Entendendo Autismo

  4. Olá! Adoro os artigos, vídeos e comentários da página, sempre tô acompanhando. Perdi algumas atividades de vcs, pode ser que já tenham falado disso, mas queria pedir para vcs postarem algo sobre mitos e verdades a respeito do autismo. Agradeceria muito.

  5. Gostaria também que fosse mais especificado por quais profissionais ( e em qual ordem) a criança deve passar para receber o diagnóstico de autismo. Por favor.

    1. Amanda voce pode procurar um neuropediatra que ele poderá indicar outros profissionais como fonoaudiologa, psicologo, psicopedagogo. Geralmente a avaliação de uma equipe multidisciplinar é o que fecha o diagnostico.

  6. Ola boa noite. recebi por e-mail a escala Mchat, porem não consigo baixar. poderia me encaminhar novamente. obrigada desde já abraços

    1. Beatriz no canal no you tube da Neurosaber voce encontrará uma aula do Dr. Clay :” Conheça o M-chat : um instrumento de triagem para TEA”.

  7. Boa tarde Luciana! Tenho acompanhado o trabalho de vocês e estou amando! Parabéns! Gostaria de saber se é possível receber por e-mail as escalas: ATA e M-CHAT. Muito obrigada!

    1. Fabiana no canal no you tube da Neurosaber voce encontrará uma aula do Dr. Clay :” Conheça o M-chat : um instrumento de triagem para TEA”.

    1. Vera no canal no you tube da Neurosaber voce encontrará uma aula do Dr. Clay :” Conheça o M-chat : um instrumento de triagem para TEA”.

    1. Tania no canal no you tube da Neurosaber voce encontrará uma aula do Dr. Clay :” Conheça o M-chat : um instrumento de triagem para TEA”.

  8. Olá.Sou psicopedagoga em formação e coordeno um Espaço de Auxílio nas Dificuldades de Aprendizagem.
    Vc pode me enviar a Escala CHAT e a ATA.Estou a investigar uma criança Autista.
    Pode mandar para o meu e.mail.espaç[email protected] Oi [email protected].
    Obrigada.

    1. Valeria no canal no you tube da Neurosaber voce encontrará uma aula do Dr. Clay :” Conheça o M-chat : um instrumento de triagem para TEA”.

  9. Boa tarde! Sou de Manaus e gostaria que vcs me enviassem por e-mail as escalas Mchat e a ATA.

    1. Kely no canal no you tube da Neurosaber voce encontrará uma aula do Dr. Clay :” Conheça o M-chat : um instrumento de triagem para TEA”.

    1. Ligia no canal no you tube da Neurosaber voce encontrará uma aula do Dr. Clay :” Conheça o M-chat : um instrumento de triagem para TEA”.

  10. Boa Noite ,tenho um afilhado autista,gostaria de saber como começar a alfabetiza-lo ,pois a escolinha que ele frequenta a professora está perdida, tem uma cuidadora mais ela não é capacitada .precisamos da ajuda de vcs.Obrigada Silvia

    1. Simone no canal no you tube da Neurosaber voce encontrará uma aula do Dr. Clay :” Conheça o M-chat : um instrumento de triagem para TEA”.

  11. Boa noite gostaria que você também mim envie por e-mail a escala mchat e Ata.
    Tenho um subrinho que tem ipertiroidismo, retardo mental e leves traços de autismo.
    Ele vai fazer quatro aninhos e ainda não fala,andou com 2 anos.
    Meu e-mail
    [email protected]

    1. Aine no canal no you tube da Neurosaber voce encontrará uma aula do Dr. Clay :” Conheça o M-chat : um instrumento de triagem para TEA”.

  12. Bom dia! Por favor, gostaria de recebera as Escala CHAT e a ATA por e-mail, pode ser? Grata!

    1. Rosa no canal no you tube da Neurosaber voce encontrará uma aula do Dr. Clay :” Conheça o M-chat : um instrumento de triagem para TEA”.

    1. Roseclay no canal no you tube da Neurosaber voce encontrará uma aula do Dr. Clay :” Conheça o M-chat : um instrumento de triagem para TEA”.

  13. sempre assisto as aulas aprendi muito, gostaria rever uma aula que fala, das seções, ofato, toque, entre outros, como eles se integram ao sistema nervoso, e como reagem, a esses estimulos

    1. Jaqueline voce pode acompanhar no canal do youtube dqa Neurosaber a aula do DR.Clay: Conheça o M-Chat: um instrumento de triagem para TEA.

    1. NeuroSaber Responde
    1. NeuroSaber Responde
    1. NeuroSaber Responde
    1. NeuroSaber Responde
  14. Olá Luciana, boa noite. Como faço para marcar consulta com vc e Dr. Clay?
    Obrigada
    Giselle Gomes
    (91) 98301-1384

    1. NeuroSaber Responde
    1. NeuroSaber Responde
    1. NeuroSaber Responde
    2. NeuroSaber Responde
  15. Boa noite! Também gostaria de receber por e-mail as escalas ATA e M-Chat. Obrigada!

    1. NeuroSaber Responde
    2. NeuroSaber Responde
  16. Boa noite! Estou com uma dúvida, uma criança com TEA pode frequentar a sala de recursos, mesmo sendo atendida por uma equipe multidisciplinar?

    1. NeuroSaber Responde
  17. Tenho um aluno com Tea este ano, fico um pouco insegura em relação a sua aprendizagem.pois gostaria muito de ajudá-lo. Gostaria de sugestões e atividades para realizar com ele.Ele só tem dois anos.Por favor me ajude.Aguardando respostas.

    1. NeuroSaber Responde
  18. NeuroSaber Responde
  19. Meu filho nasceu de 32 semanas,(bolsa rota) ficou na uti quase 2 meses,teve varios intercorrencias.
    hoje esta sendo diagnosticado com TDAH,mas vendo os videos percebi muito mais caracyeristicas do tea,ele quando bebe teve todas as caracteristicas de um autista,mas por ser prematuro eu nunca mim atentei a isso.achava que era atraso mesmo.
    hoje estamos tendo muita dificuldade em lidar com ele,nao saimos para lugares públicos porque ele simplismente nao brinca,tem crises de grito,choro,se joga (chegando a se machucar),nao atende pelo nome.já pensei ser surdo,mas levei no otorrino e foi descartado.
    começou na escolinha esses dias,unica reclamaçao foi que ele quer bater nos colegas.
    ele só come os mesmos alimentos,só brinca as mesmas brincadeiras,agressivo,agitado,sobe em tudo,nao responde,demostra ser uma criança fria,vai com qualquer um,é como se a familia nao significasse nada. nao gosta de sair da rotina,tem uma certa resistencia a dor. (ex: desde bebe na uti ele nunca chorou pra tirar sangue,e ele tomou antibiotico por 24 dias.sendo furado todo dia praticamente) hoje quando vamos fazer exame ele gosta,chega a ser inacreditavél. e ele gosta de ver videos no youtube sobre dinossauro,só dinossauro.ele tem dois dinossauros que nomeu de papai e mamae. ele pode ser autista? estamos perdidos

    1. NeuroSaber Responde

      Josicleide, Sem avaliação, não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientações para uma intervenção

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