6 sugestões de atividades pedagógicas para fazer com os alunos

A vida na escola é uma infinidade de aprendizados, a considerar os anos que são aproveitados dentro do ambiente escolar. As atividades pedagógicas representam uma parte considerável nessa experiência, principalmente pelo fato de as potencialidades da criança serem desenvolvidas através delas. É importante que haja uma preocupação por parte dos educadores e outros terapeutas para que tais exercícios ou brincadeiras desempenhem um papel determinante no aspecto físico, mental e psicomotor do pequeno.

O espaço da sala de aula é o cenário Ideal para a aplicação desse conjunto de tarefas que tem um papel imprescindível no aprendizado dentro e fora da escola. Além disso, é válido ressaltar que os alunos podem participar de forma efetiva e ativa de tais afazeres. Vejam a seguir quais são as seis sugestões de atividades pedagógicas que trouxemos para o artigo de hoje.

– Jogo da memória

Quem disse que o jogo da memória é para ser usado somente em casa? Nada disso, a brincadeira é ideal para ser usada no ambiente escolar também. Ela estimula a concentração e o raciocínio. O jogo é clássico e todo mundo já brincou uma vez na vida. Funciona da seguinte forma: espalhe pela mesa figuras repetidas de animais, frutas ou qualquer objeto. A partir daí, cada estudante deve tirar duas gravuras e encontrar o par.

– Com que letra começa?

A atividade de agora é a seguinte: você e as crianças saem pelo pátio e outras dependências da escola. Logo depois, todo mundo retorna para dentro da sala de aula e, a partir de então, cada aluno deverá falar algum objeto que fora visto na parte externa. O próximo passo é saber do pequeno com que letra começa o objeto lembrado por ele. Por exemplo: escorregador. Com que letra começa? Isso estimula a memória e a linguagem.

– Procurando o objeto perdido

A proposta de agora é levar as crianças para uma sala ou qualquer outro cômodo da escola e pedir que elas observem tudo o que está no local. Logo após, os estudantes devem se retirar (nesse intervalo, você e seu assistente de sala escondem um objeto que estivera visível aos pequenos). Na volta, os alunos precisam indicar o que não está mais no local. No rol das atividades pedagógicas, essa é a que exige atenção. Ela é indicada para desenvolver a noção espacial.

– Meus pais se parecem com quem?

O objetivo da brincadeira em questão é disponibilizar revistas para que os pequenos recortem imagens de pessoas que são parecidas com seus pais. A tarefa é excelente para estimular a psicomotricidade e a memória.

– Criação teatral para crianças

Dentre as atividades pedagógicas elencadas aqui, o teatro não podia faltar. No entanto, o objetivo é estimulá-las a criarem seus próprios personagens por meio de dedoches (fantoches de dedos). O próximo passo será, então, solicitar que elas criem uma história para apresentar. Vale lembrar, porém, que o educador deve ajudar na concepção do que vai ser mostrado para os demais colegas. É aconselhável que essa apresentação seja em trios, pois eles podem se auxiliar.

– Contação de histórias

Eis uma grande maneira de estimular a criatividade dos pequenos. A contação é uma forma de aproximar as crianças do universo da literatura não só na fase atual, mas por toda a sua vida. Importante ressaltar que o encanto das crianças em ouvir histórias pode se desenvolver a partir experiências significativas vivenciadas ao longo da vida pelo indivíduo.

 

Já pensou aprender profundamente as Técnicas Psicomotoras que podem otimizar o Desenvolvimento Infantil de uma maneira Lúdica, Encantadora e Eficaz? Em um curso online completo a Lu Brites te ensina tudo sobre Psicomotricidade com fundamentação científica e de forma prática e simplificada.

Compartilhe este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *