A importância da comunicação no aprendizado

Em um cenário onde os pais e responsáveis estão cada vez mais distantes das escolas e do ambiente escolar, a necessidade de retomar a comunicação entre esses atores e torná-la cada vez mais eficiente surge com muita força e importância.

Enquanto muitos pais e responsáveis se perguntam como garantir que seus filhos sejam bem sucedidos no futuro, buscando as escolas mais caras e incluindo um grande número de atividades extracurriculares, poucos conseguem realmente entender que a chave do sucesso está muito mais facilmente alcançável. O segredo nada mais é do que demonstrar interesse nos estudos e experiências escolares das crianças, que, durante o ensino básico, são a principal ocupação destas.

As crianças que têm suas experiências e interesses reconhecidos sentem-se mais valorizadas e se desenvolvem em segurança, com autoestima elevada. Porém, para que os pais e responsáveis tenham a oportunidade de fazer esse acompanhamento, a escola precisa também estar aberta ao diálogo e dar oportunidades para que as família sejam parte ativa do ambiente escolar.

Comunicação escolar

Falando em comunicação no aprendizado, ou seja, no ambiente escolar, é importante que as escolas entendam o papel fundamental de aplicar uma comunicação de maneira clara, objetiva e que seja entendível apesar da diversidade cultural das famílias envolvidas. Essa comunicação deve ter o objetivo de fortalecer os laços entre escola e família, para aumentar a participação dos responsáveis na jornada educacional, o que, consequentemente, melhora o desempenho do aluno.

Aliar as tecnologias à forma de se comunicar sem sido uma ótima solução encontrada por muitas escolas, pois a comunicação digital permite mais agilidade nas trocas de informações escolares. Dessa forma, a comunicação é facilitada e chega aos responsáveis sem obstáculos já que torna possível o acessos às informações escolares a qualquer hora e em qualquer lugar, nas plataformas que todos já estão acostumados a utilizar, como smartphones, tablets e computadores.

A Agenda Edu

Nós, da Agenda Edu, startup cearense de educação com viés tecnológico, nos tornamos a agenda escolar digital mais usada no país. Estamos sempre focados em construir uma solução que facilite a comunicação entre escolas e famílias e que vá além disso. Queremos ajudar e estar lado a lado na jornada educacional de todos os atores da vida escolar, construindo uma rede inteligente para troca de ideias e experiências.

Nossa missão é engajar, tornar alunos e responsáveis participantes ativos da rotina escolar e, juntos, prepararmos para dar o próximo passo na construção de um saber plural e globalizado.

Para realizar essa missão, sabemos que não conseguiremos sozinhos, por isso pedimos ajuda aos nossos amigos do NeuroSaber e estaremos periodicamente trocando conteúdos sobre comunicação, acompanhamentos familiar, neuroaprendizagem e muito mais. Você leitor, poderá conferir artigos escritos por nós da Agenda Edu aqui no site da NeuroSaber e em nosso blog, Jornada Edu, também teremos conteúdos exclusivos criados pelo NeuroSaber. Não perca!

Compartilhe este artigo

Comments 1

  1. No dia a dia de sala de aula, reflito sempre com relação no que se refere o acompanhamento dos pais de muitos alunos da escola pública. Poucos têm consciência que devem ter uma rotina de estudo para conscientizar seus filhos e filhas a importância de estudar para aprender de fato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *