Alfabetização no Transtorno do Espectro Autista

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é algo que deve ser levado sempre em conta, principalmente as características que cada pessoa demonstra em seu cotidiano. É importante partir dessa premissa, pois a alfabetização pode ser influenciada por diversos fatores. No autismo não é diferente.

Um detalhe que muitos pais e educadores precisam ter em mente é que o TEA se configura como uma condição, cujos traços característicos causam impacto na habilidade social, na fala e na linguagem; na comunicação verbal e não verbal; e no aspecto comportamental.

Sendo assim, será que existe uma maneira específica que consiga abranger a alfabetização de forma eficaz às crianças que convivem com o TEA? Há algum empecilho que possa ser considerado na hora trabalhar com a função pedagógica de aluno? Esses questionamentos sempre são trazidos aos consultórios. Isso significa o quanto um acompanhamento com especialista pode ser benéfico.

Como é feita a alfabetização no TEA?

Levando-se em conta que o TEA apresenta espectros; ou seja, variações diversas em suas maneiras de se manifestar em uma pessoa, percebe-se que não há uma fórmula pronta para alfabetizar uma criança com autismo.

O que pode ser feito é analisar quais as necessidades mais prementes do pequeno a fim que se estabeleça um roteiro que atenda à sua demanda. Vale ressaltar que além da equipe de educadores, a presença de terapeutas também deve ser frequente.

Por que o aspecto interdisciplinar é importante?

Justamente para que cada especialista dê prosseguimento à terapia que os outros profissionais estão utilizando. É um trabalho em conjunto e que precisa dessa cooperação para resultados proveitosos.

O que os educadores devem fazer para começar a alfabetização?

Alfabetizar é sempre um desafio. Quando se trata de uma criança diagnosticada com TEA, o ponto a ser considerado é o conjunto de características do pequeno: percepção de mundo, sensações, desenvolvimento linguístico, comorbidades, etc.

Todos esses itens são imprescindíveis, mas eles estão intimamente ligados a um aspecto que é o ponto principal para professores e profissionais de diversas áreas: o pensamento da criança. Qual a maneira que ela encontra para lidar com suas dificuldades.

Interessante lembrar que se a criança apresentar algum transtorno que apareça simultaneamente ao TEA (comorbidades), alguns traços comportamentais devem se manifestar com mais intensidade.

Avaliação psicopedagógica: um passo crucial para a alfabetização

A importância dessa etapa está no fato de os profissionais poderem realizar uma análise que investigue a cognição, a psicomotricidade; os aspectos sociais e afetivos da criança. Esses fatores representam uma enorme contribuição na hora de alfabetizar o aluno com autismo.

Identificar a maneira que a criança aprende

Esse detalhe também não deve passar despercebido, uma vez que a forma a qual o estudante vai processar o conteúdo é bastante relevante. A partir do momento em que a equipe pedagógica obtiver essa percepção, o próximo passo será o de adequar o ambiente às necessidades do pequeno.

Um ambiente lúdico

Alfabetização combina com diversão. Suas aulas podem ter muita música, teatro, gincanas e tudo mais que atraia a atenção de uma criança com autismo, desde que ela esteja devidamente assistida por especialistas.


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Comments 13

  1. Gostei muito do assunto que o texto aborda. Gostaria de deixar um pedido: por favor, ofereçam naquele espaço que vocês têm para cursos, um curso específico de alfabetização para o TEA. Gostaria muito de adquirir um curso com esta abordagem. Parabéns pelo tema discutido nesse texto.

    1. NeuroSaber Responde
  2. Gostaria muito de receber assuntos revistas sobre o autismo porque trabalho focada no autismo e no sindrome de Dhow…. gosto muito de ler obriga

    1. NeuroSaber Responde
  3. Estou adorando, sou mãe de uma criança diagnosticada com autismo e psicopedagoga. Eu estou aprendendo muito com a neurosaber , gratidão.

  4. Realmente é um grande desafio para alfabetizar…Mas não devemos esquecer que além do transtorno do Espectro Autista temos também crianças e pessoas que são autistas e tambem apresentam deficiência intelectual….gostaria que comentassem algo relacionado ao processo de aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual. Obrigada

    1. NeuroSaber Responde
    1. NeuroSaber Responde
  5. Meu neto foi diagnosticado com altismo e síndrome do x frágil
    Como devo agir quando ele tá aborrecido?
    Ele grita muito quando não entendemos o que ele quer

  6. Olá, sou Professora de Língua Portuguesa e estou muito frustrada, porque meu menino de 15 anos não aprende a ler. Ele reconhece as letras, mas não há nele uma consciência fonológica. Estou buscando me informar, com o auxílio da NeuroSaber. Além do TEA, ele tem epilepsia e laudo de anóxia, porque ele parava de respirar durante as crises. A Dra. disse que isso provocou um retardo nele.
    Será que meu filho nunca vai aprender a ler?

    1. NeuroSaber Responde

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