Como melhorar a Coordenação Motora Fina? - NeuroSaber

Como melhorar a Coordenação Motora Fina?

Olá a todos! Eu sou a psicopedagoga e psicomotricista Luciana Brites. Hoje vou dar algumas dicas importantes para vocês que têm alguma criança que precisa melhorar a coordenação motora fina.

É muito comum vermos crianças que escrevem mal ou que têm alguma dificuldade relacionada a isso; enfim, vejam aqui como fazer para melhorar essa situação, o que pode ser feito para solucionar essa coordenação motora.

Por que hoje em dia vemos tantas crianças com a letra ruim?

Como pedagoga de formação, tenho propriedade em dizer que nosso sistema educacional é pautado apenas nos aspectos históricos e filosóficos. Porém, a educação não é pautada em neurociência. E o que isso tem a ver conosco? A educação também tem o fator biológico. É importante pensar que as crianças têm fases de desenvolvimento.

O sistema educacional simplesmente relegou a escrita, outrora ensinada nas escolas, a um nível bem abaixo, dando a ela um lugar de pouco destaque. As crianças de hoje, portanto, não têm aquela vivência com a escrita. Não há tanto estímulo como antes.

É importante lembrar que o fato de uma criança não escrever bem não significa necessariamente que ela tenha problema de aprendizagem (disgrafia). Isso se deve, na verdade, ao fato de ela não ter sido estimulada e que tal habilidade não foi trabalhada. O caderno de caligrafia seria muito bom para desenvolvimento, mas o problema é que não se treinam mais nem mesmo a punção, que é a habilidade psicomotora básica. É aí que entraremos com nossas dicas.

Como eu começo a melhorar a coordenação motora?

– Primeira dica: nunca comece a trabalhar a coordenação motora com as mãos. Isso é importante porque antes de tudo vem a consciência corporal da criança. É muito bom que se trabalhe o esquema corporal para que o pequeno conheça a força de seu corpo. Expressar o próprio corpo influencia a escrita. É tudo muito organizado neurologicamente.

– Trabalhar o tônus é muito importante para que haja a facilidade na hora da escrita. Vale lembrar que na escrita há dois mecanismos muito importantes: a pressão e a preensão. Esses dois aspectos são muito válidos para que a criança tenha a firmeza nas mãos na hora de escrever.

Como resolver o problema do tônus trabalhando a força?

Se a criança tiver muita força, então você tem que estimular a habilidade que trabalhe com menos pressão. Se ela tiver menos força é o contrário: estimular mais força.

A dica que não pode faltar

Trabalhe os olhos da criança. É muito relevante que se estimule o controle visual, mas vocês sabem o motivo? É o olho que vai guiar a mão que vai escrever.

Outra dica é treiná-la com pequenas brincadeiras que vão induzir a habilidade dos pequenos a estimularem os olhos e as mãos.

A coordenação motora vai muito além do caderno de caligrafia. Não se esqueçam que as crianças precisam correr, movimentar-se. Para escrever, a gente precisa ter tônus.

A letra é um ato motor. Toda criança precisa treinar a escrita para ter bons resultados na hora de se expressarem no papel.

Qualquer dúvida, não deixem de conferir nossas neurolives.

8 Comentários
  1. Goretti Ventura 3 meses atrás

    Como Estimular conecçao neural criança com Paralisia Cerebral de 3 anos ?

  2. fabiana 3 meses atrás

    Olá gostaria de ter orientação sobre os cursos de vcs.

  3. lindomar 2 meses atrás

    Como eu consegueira diminuir a força do aluno na escria, que quebra muito a ponta do lapís, mesmo quando aponta está pequena isso ocorre varias vezes durante as atividades..

  4. Marisa Texeira 2 meses atrás

    Trabalho com um autista de 7 anos ja começou ler após muito trabalho e dedicação da minha parte mas ele além de pequenino tem as mãos muito trêmulas ! Gostaria de poder fazer muito mais por ele pois amo o trabalho que faço na escola em sala com essas crianças que são mais que especiais. Por isso me dedico totalmente sem ficar achando obstáculos.

    • NeuroSaber 1 mês atrás

      Parabens Marisa pela sua dedicação ao seu trabalho! Mas procure assistir as aulas sobre TEA no you tube e ver os sites da neurosaber que terá muitas informaçoes valiosas para desenvolver cada vez melhor seu trabalho. Sucesso!!

  5. GILVANEIDE MAJOR 2 meses atrás

    muito bom a os textos, parabéns! estou adorando as informações, pois trabalho com educação especial.

    • NeuroSaber 1 mês atrás

      Obrigada! acompanhe mais informaçoes no site da neurosaber, no you tube e nas neurolives.

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

CONTACT US

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

2015 / 2017 Neuro Saber. Todos os direitos reservados.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?