Como Trabalhar a Coordenação Motora na Educação Infantil? - NeuroSaber

Como Trabalhar a Coordenação Motora na Educação Infantil?

Uma das várias missões de educadores e até mesmo dos pais é estimular e trabalhar a coordenação motora. No entanto, é preciso saber o que deve ser feito, pois uma criança pode ter mais facilidade que a outra.


A educação infantil é um ótimo período para começar a trabalhar isso. Antes de explicarmos como desenvolver essa função humana, primordial na educação infantil e por toda a vida, vamos relembrar alguns conceitos importantes para o entendimento de todos.

Vocês, por acaso, já ouviram falar em coordenação motora fina e grossa? Provavelmente sim. Vale ressaltar que essa separação deve ser feita, uma vez que são partes distintas e que representam muito para o corpo da criança. Veja abaixo os conceitos:

Coordenação motora fina

A função de escrever, fazer desenhos, pinturas, colagens, recortar papel, fazer traçados em folhas são apenas algumas atividades que podem ser feitas graças à coordenação motora fina. Ela é responsável pelo trabalho de pequenos músculos, localizados, principalmente, nas mãos e nos pés.

É imprescindível que os exercícios estimulantes sejam aplicados gradativamente, respeitando a idade da criança. O aconselhável é que se promovam exercícios que sigam do mais fácil ao mais difícil.

Coordenação motora grossa

Já o que dá força para a criança correr, pular, dançar, caminhar ou qualquer outra atividade responsável pelo impulso físico encontra na coordenação motora grossa a razão para essas tarefas.

Ela abrange todos os músculos que possibilitam os pequenos a essas brincadeiras. Assim como a fina, a coordenação motora grossa também precisa ser estimulada desde a primeira infância. Vale lembrar que também podemos concebê-la como coordenação motora ampla.

Como trabalhar?

Vamos ao cerne do artigo. Afinal, como trabalhar a coordenação motora na educação infantil? A tarefa não é difícil e pede apenas um roteiro de atividades e paciência para que a criança descubra e estimule seus movimentos.

– Fina

Na coordenação motora fina, uma das maneiras mais eficazes de se treinar a criança se dá por meio de exercícios que envolvam os movimentos das mãos. Sendo assim, as atividades que trabalham com pontilhados são as mais indicados. O mais interessante é que isso pode ser feito de várias maneiras: giz de cera, lápis, tinta guache, colagem de papeis, barbantes e lãs.

Vale lembrar que esse estímulo pode ser feito a partir do maternal e passar para as próximas etapas, como a educação infantil 1 e 2, por exemplo.

– Grossa

Para ativar a coordenação motora grossa das crianças nada melhor que promover tarefas divertidas, como correr, brincar de pega-pega, pular, brincar de amarelinha e tudo aquilo que fez parte da nossa infância também.

Essas atividades são muito importantes para enriquecer tais funções musculares nas crianças. Outra dica é encontrar objetos que sirvam de complemento para as brincadeiras: bolas, cordas, etc.

Por isso as aulas ao ar livre são indispensáveis, porque as crianças podem estimular a coordenação motora grossa de maneira lúdica. Em casa, os pais também devem permitir esses momentos às crianças, seja no quintal de casa, no playground do prédio ou em uma praça próxima da residência.

3 Comentários
  1. Quezia Daniela do Carmo Bento 4 semanas atrás

    Gostei muito da forma que foi abordado o tema, realmente elucidador. Gostaria de saber se da mesma forma que devemos graduar os exercícios, devemos também trabalhar primeiro a coordenação motora grossa?

    • NeuroSaber 4 semanas atrás

      Sim Quezia! devemos dar inicio primeiro à coordenação motora grossa, depois de dominada essa habilidade, passaremos adiante.No canal da neurosaber no youtube voce encontrará disponivel, video aula sobre psicomotricidade dada pela psicomotricista Luciana Brites da Neurosaber, que lhe auxiliará com muitas informaçoes.

  2. Rosana Trindade de Matos 2 semanas atrás

    Esses tipos de atividades de coordenação motora fina e grossa se aplicam tbm as crianças com deficiência? Autistas?

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

CONTACT US

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

2015 / 2017 Neuro Saber. Todos os direitos reservados.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?