Atividades Lúdicas que Auxiliam na Psicomotricidade

O poder que as atividades lúdicas desempenham no desenvolvimento das crianças é enorme. Elas ensinam e apresentam aos pequenos uma série de competências que possibilitam a autonomia de cada um. O detalhe que faz toda diferença é o papel dessas tarefas no aspecto psicomotor.

Para muitos, a psicomotricidade já não é mais uma surpresa, principalmente para quem acompanha nossos artigos. Porém, relembrar seu conceito é importante. Sendo assim, a psicomotricidade é uma ciência responsável por estudar o indivíduo por meio de seu movimento e do ambiente em que está inserido.

Além disso, a psicomotricidade pode ser definida também como uma ação de fins pedagógicos e psicológicos que utilizam os parâmetros da educação física. O objetivo é promover melhoras no comportamento do pequeno e ajudar ainda mais na interação social.

Atividades lúdicas e psicomotricidade: uma combinação que sempre faz bem

É interessante ressaltar que essa ligação representa algo de positivo no desenvolvimento da criança. Afinal, as atividades lúdicas auxiliam não só o aspecto motor, mas elas também significam muito para o cérebro, pois a prática vai favorecendo a percepção do que está ao redor.

Em se tratando dessas atividades, podemos reforçar que o caráter interativo deve ser a regra, pois quanto mais estimulantes, maiores serão as chances de atrair o pequeno à dinâmica proposta.

Atividades lúdicas na psicomotricidade: benefícios para a coordenação motora fina

– Brincadeira de passa anel:

Você provavelmente já brincou disso durante sua infância. O ‘passa anel’ é, além de divertida, responsável por auxiliar a criança a exercer os músculos dessa parte do corpo e promove a utilização correta dos dedos. Vale lembrar que o material pode ser uma borracha pequena e que se assemelhe a um anel.

– Padeiro

Essa brincadeira funciona da seguinte forma: com a utilização de massinhas, os alunos devem fazer um pão bem trabalhado para mostrar aos demais coleguinhas de sala. Com isso, o objetivo é desenvolver o movimento das mãos ao executar os procedimentos necessários: enrolar, apertar e puxar o objeto.

Atividades lúdicas na psicomotricidade: benefícios para a coordenação motora ampla

– Corda: a movimentação feita durante essa brincadeira divertida é responsável por desenvolver a coordenação motora ampla. Os braços, as pernas e os pés são os maiores beneficiados.

– Jogar bola: nada mais legal que promover o estímulo da prática de atividades físicas através de brincadeiras que fazem parte da infância de muitas pessoas. O ato de jogar bola faz com que o desenvolvimento dos músculos e, praticamente, do corpo inteiro sejam bem trabalhados.

Esta atividade não se restringe somente ao futebol, mas é extensiva às demais brincadeiras que envolvem a bola. O simples lançamento de um lado para o outro constitui um exercício bastante rico para a coordenação motora.

– Jogar a bola para o alto: esta atividade é responsável por envolver certa agilidade pelo fato de a criança não poder deixar o objeto cair no chão. Vale lembrar que isso estimula seus braços e suas pernas.

Coordenação motora fina

– Brincando com massinhas: esta brincadeira com massinhas é excelente para estimular os movimentos responsáveis pela coordenação fina. Vale lembrar que amassar esse objeto é uma forma lúdica de trabalhar os músculos das mãos e, logo, promover a psicomotricidade.

– Bolinha de gude: dentro do conjunto de atividades lúdicas nós temos as famosas bolinhas de gude. Importante salientar que embora esta brincadeira não seja mais tão presente na vida dos pequenos atualmente, praticá-la não está fora de moda. A bolinha de gude é ótima para que os movimentos dos dedos sejam exercitados.

Como todos vocês puderam perceber, há uma série de tarefas e atividades que podem ser utilizadas com a finalidade de desenvolver a psicomotricidade dos pequenos. Tanto a escola quanto a família tem um papel primordial nesse processo.

 

 

Compartilhe este artigo

Comments 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *