Atividades para estimular a consciência fonológica

A consciência fonológica é a base para a alfabetização. Toda criança, tenha ela algum transtorno do desenvolvimento ou não, precisa desenvolver essa habilidade para estar pronta para se alfabetizar. A aprendizagem da leitura e da escrita, passa pela consciência fonológica, por isso é tão importante a sua estimulação.

O desenvolvimento da consciência fonológica é um caminho natural que leva a criança a se preparar para a alfabetização, principalmente se for pela metodologia fônica. Ainda assim, existem atividades práticas que ajudam a criança a desenvolver essa habilidade, ou seja, a percepção de que a fala está divida em palavras que emitem diversos sons, semelhantes e distintos. 

Veja, neste artigo, atividades para a aprendizagem infantil que estimulam a consciência fonológica nas crianças pequenas.

O que é a consciência fonológica

A consciência fonológica é uma habilidade metacognitiva, ou a capacidade de perceber que a fala pode ser separada em palavras, que podem ser divididas em pedaços (sílabas) e que, mais adiante, podem ser divididos em fonemas.

A criança descobre o que é uma palavra: a organização dos sons em uma determinada sequência que se estrutura com significado. Para conseguir juntar o “l” com o “a” e formar “la”, já na alfabetização, primeiro a criança precisa ter essa percepção sonora.

Dessa forma, a consciência fonológica — habilidade de perceber os sons, as sílabas e as palavras — é uma habilidade precursora para a alfabetização. Para trabalhar a consciência fonológica na aprendizagem infantil, faça atividades que estimulem o desenvolvimento da percepção sonora.

Listamos algumas atividades simples que estimulam a consciência fonológica na aprendizagem infantil. Confira!

Atividades para estimular a consciência fonológica

O desenvolvimento da consciência fonológica envolve diversas etapas e a consciência silábica é uma delas. A consciência silábica é a percepção de que a palavra pode ser separada em pedaços. Como trabalhar essa habilidade com crianças pequenas?

Para desenvolver a consciência de sílaba, a criança precisa de outra habilidade, a capacidade de análise. Muitas professoras fazem a atividade de falar uma palavra e bater palma a cada sílaba, enquanto pronuncia em voz alta. É um bom exemplo, mas pode não funcionar com crianças com autismo ou TDAH. Veja algumas opções:

Atividade com figuras de animais e massa de modelar

Você vai precisar de massa de modelar e figuras de animais. Faca, com a criança, bolinhas de massinha e mostre a figura de um animal. Por exemplo, se for um elefante, fale o nome do animal em voz alta e use uma bolinha para cada pedacinho de sílaba pronunciada, mostrando para a criança. Coloque as bolinhas em cima da figura e faça o mesmo com figuras de outros animais. 

Algumas figuras vão ficar com muitas bolinhas, outras com poucas. Você fazer perguntas para a criança que a ajude a ter essa percepção, como, por exemplo: qual a palavra é maior? Qual tem mais bolinhas? E assim por diante.

Essa atividade ajuda a criança a perceber que cada vez que ela fala uma palavra, ela a divide em pedacinhos. Uma habilidade fundamental para adquirir a consciência de sílaba.

Usando as mesmas figuras de animais, você pode fazer outra atividade para trabalhar a capacidade de síntese silábica, ou seja, a capacidade de juntar os pedaços e formar uma palavra. Você pega uma figura e pronuncia o nome do animal devagar, sílaba por sílaba, em voz alta para a criança e pede para ela juntar os pedaços e dizer o nome do bicho. Por exemplo: e – le – fan – te. Qual é o nome? Elefante!

Essa atividade é simples, mas muito eficaz. Falar os pedacinhos da palavra trabalha a memória, ajuda a criança a prestar atenção e perceber que, ao juntar os pedacinhos, se forma uma palavra.

Atividades com rimas

As rimas são ótimas ferramentas para desenvolver a consciência fonológica na aprendizagem infantil. Ela ajudam a criança a identificar padrões na fala e nos sons das palavras. Contar histórias, ler poemas e cantar canções com rimas são ótimas atividades para desenvolver a consciência fonológica de forma divertida.

Atividades com músicas

Assim como as rimas, as músicas infantis são ótimas para desenvolver a consciência fonológica. Cantar essas canções com as crianças, ajuda a memorizar as letras e favorece o aprendizado dos sons das palavras.

A consciência fonológica é a base da alfabetização

Já deu para entender a importância de estimular a consciência fonológica na aprendizagem infantil, não é mesmo? Quando as crianças conseguem identificar os sons das palavras, já estão prontas para aprender a manipulá-los oralmente. 

Nesse momento então, as crianças já têm a base para entrar no processo de reconhecimento visual das letras. É muito importante respeitar essas etapas para a alfabetização transcorrer com sucesso.

 

Restou alguma dúvida? Deixe nos comentários.

 

Referências:

https://www.scielo.br/pdf/pee/v14n1/v14n1a11

https://leiturinha.com.br/blog/consciencia-fonologica/

Compartilhe este artigo

Comments 8

  1. Boa Noite

    Estou tendando ajudar minha filha no processo de alfabetizacao, ela tem quase 7 anos e esta no 1º ano escolar. e estamos com muita dificuldade neste processo, o que mais posso fazer para ajuda la?

    1. Suporte Neurosaber
  2. Gostaria de um curso que nos auxiliase nas atividades de consciência fonológica e também atividades para ensino dos fonemas das letras do sistema alfabético. Como trabalhar essa prática com os alunos?

    1. Suporte Neurosaber

      Olá Jenifer, tem um curso da NeuroSaber seria ideal para você o PercepSom , No momento o curso+livro não está disponível para adquirir , faça o cadastrado na lista de espera com link ao lado : https://bit.ly/listadeesperapercepsom.
      E também tem a NeuroPalestras- Como Estimular a Consciência Fonológica Corretamente e Tendo Sucesso na Alfabetização clique para adquirir: https://neurosab.com/campaign/9097b91a-49e0-4c33-89ef-96409272cc5d?utm_campaign=UX03.

  3. Fazendo o curso de fonológica,eu consigo aprender materiais usados para ajudar na alfabetização?

    1. Suporte Neurosaber
    1. Suporte Neurosaber

      Olá Valéria,ficamos muito felizes com seu interesse no Programa PercepSom!
      Foram muitos pedidos e muitos novos alunos nessa semana e infelizmente esgotaram-se os estoques de livros por conta da demanda.
      Mas não queremos que você fique sem seu programa PercepSom. Então, cadastre-se agora na lista de espera que com toda certeza, iremos te avisar quando surgirem novas oportunidades.
      https://bit.ly/listadeesperapercepsom
      Obrigada pela confiança em nosso trabalho, até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *