Atrasos no desenvolvimento infantil pode estar ligado à alguma deficiência intelectual?

Diariamente, pais e mães vão a consultórios atrás de explicações que podem ajudá-los a compreender o que ocorre com seus filhos, sobretudo no aspecto do desenvolvimento infantil. A maioria deles se preocupa se tal acontecimento está diretamente ligado a um possível traço de deficiência intelectual.

A preocupação não é em vão, pois quanto antes for descoberto, as terapias podem surtir efeitos que tendem a trazer maior qualidade para os pequenos e suas famílias. Vamos ver abaixo o motivo dos adultos ficarem apreensivos com essa possibilidade.

O que pode ser considerado desenvolvimento infantil?

Desenvolvimento infantil é um conjunto de aspectos responsáveis pela autonomia da criança em todas as áreas de sua vida e englobam os seguintes campos: físico, emocional, social e cognitivo.

O resultado de tudo isso, adequadamente desenvolvido, proporciona aos meninos e às meninas a capacidade de entender e se inteirar do ambiente em que estão. Todos eles precisam estar conectados para que, de fato, consigam oferecer-lhes facilidades com determinadas habilidades.

Quais são os atrasos no desenvolvimento?

Na verdade, eles são variáveis e, portanto, podem se apresentar de maneira diversa. Veja alguns a seguir:

Problemas ligados a psicomotricidade

– Dificuldade com a coordenação motora ampla, aquela que é responsável pelas ações dos principais músculos do corpo: andar, dançar, pular, sentar, etc.
– Dificuldade com a coordenação motora fina, que fica a cargo dos pequenos músculos e dão à criança a capacidade de manipular objetos, desenhar, recortar, escrever, entre outras ações.

Problemas ligados a comunicação e comportamento

– Dificuldade com a habilidade de linguagem e a compreensão da fala da criança;
-Dificuldade para habilidade de interação social: quando a criança se mostra arredia em todas as situações que saem do seu contexto familiar.

Problemas ligados a autonomia diária

– Dificuldade para desempenhar ações básicas de cuidados, como lavar as mãos, vestir a própria roupa, etc. (Importante salientar que mesmo muito novas, as crianças podem e devem ser estimuladas a algumas ações de higiene pessoal).

Mas esses atrasos podem ocorrer de forma isolada?

Sim. É preciso ter em mente que o fato de uma criança apresentar algum desses sinais, não significa necessariamente que o pequeno tenha deficiência intelectual. Há pacientes que costumam manifestar o segundo caso e não o primeiro.

É possível que haja coexistência (desenvolvimento infantil e deficiência intelectual)?

Sim. Elas podem coexistir. No entanto, há uma variação de intensidade. Por exemplo, um indivíduo que apresenta uma incidência leve pode ter uma expectativa de vida e uma autonomia bem maior do que aqueles cujo desenvolvimento e deficiência são mais severas.

Diante de tal complexidade, é sempre aconselhável que pais e mães procurem especialistas que tenham o conhecimento próprio para diagnosticar algum indicativo de que algo precisa ser trabalhado com mais atenção.

Quais os principais fatores que causam a deficiência intelectual?

  • Distúrbios hereditários;
  • Anomalias cromossômicas;
  • Infecções;
  • Complicações no parto;
  • Determinados medicamentos (por isso a automedicação é perigosa);
  • Falta de oxigênio na hora do nascimento;
  • Desnutrição;
  • Outros.

 

Compartilhe este artigo

Comments 6

    1. NeuroSaber Responde
  1. Ola ,minha filha que tem 8 anos foi diagnosticada com deficit intectual mas a neuro nao me orientou como pode ser o tratamento e com quais proficionais foi muito vazia nas perguntas que fiz a ela .mais vouatras de uma segunda opiniao, posso?

    1. NeuroSaber Responde
  2. Bom dia!!!
    A minha filha de 8 anos acaba de ser diagnosticada com TRANSTORNO DE DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL(TDI),ela ja faz fono e frequenta a psicopedagoga ,fez 4 anos de psicologa,agora com o diagnostico queria saber o que mais posso fazer para ajuda-la.
    obrigada!!

    1. NeuroSaber Responde

      Por questões de lei a equipe não faz este tipo de orientação ou esclarecimentos de dúvidas como se trata de uma particularidade é sempre necessário avaliar a criança pessoalmente para ter as resposta assertiva e responsável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *