Características clínicas das dificuldades de aprender

As dificuldades de aprendizagem afetam a leitura, a escrita e o raciocínio lógico das crianças. Conheça suas principais características e o que fazer ao perceber seus sinais, neste artigo.

Muitas crianças com dificuldades de aprendizagem enfrentam problemas na escola antes de serem diagnosticadas. Isso pode afetar sua auto-estima e motivação para aprender, prejudicando o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. 

Dessa forma, é muito importante que pais e professores estejam atentos aos sinais que as crianças apresentam e perceber se apontam para uma dificuldade de aprendizagem. Muitas crianças podem ficar agressivas e desmotivadas diante essas dificuldades e serem taxadas como indisciplinadas.

O diagnóstico precoce possibilita que as intervenções alcancem os melhores resultados, ajudando as crianças a superar suas dificuldades. Entenda como reconhecer sinais de dificuldade de aprendizagem, conhecendo suas principais características clínicas.

O que é dificuldade de aprendizagem?

As dificuldades de aprendizagem podem estar relacionadas a problemas no processamento de informações que impedem a criança de aprender habilidades essenciais ao seu desenvolvimento. 

Nem sempre a presença de uma dificuldade de aprendizagem significa prejuízos na inteligência, mas pode apontar uma lacuna entre as habilidades esperadas para a idade e o desempenho acadêmico.

As dificuldades de aprendizagem afetam as habilidades da criança na leitura, expressão escrita, matemática e nas habilidades não-verbais. Conheça as principais características de cada uma delas.

Dificuldades na leitura

As dificuldades de aprendizagem na leitura geralmente se relacionam à dificuldade de perceber uma palavra como uma combinação de diferentes sons. Isso pode dificultar a compreensão de que as letras representam um som e suas combinações formam uma palavra.

Além disso, a capacidade de reter e manipular informações na leitura, também pode ser afetada. Mesmo que as crianças aprendam a ler, podem ter dificuldade para entender e recordar o que elas leem, assim como fazer inferências com base em sua leitura.

A dificuldade na leitura pode ser sinal de dislexia, mas também pode significar problemas de processamento de informações que causam essa dificuldade.

Dificuldades na expressão escrita

Escrever exige habilidades visuais, motoras e de processamento de informações complexas. Uma dificuldade de aprendizagem na expressão escrita pode aparecer em uma caligrafia lenta, difícil de ler, em textos mal escritos e problemas com ortografia, gramática e pontuação.

Dificuldades na Matemática

A dificuldade de aprendizagem em matemática pode causar problemas na compreensão dos números, de cálculos e símbolos matemáticos e na organização e no registro de informações para solucionar problemas.

Dificuldade nas habilidades não verbais

A criança com dificuldade de aprendizagem em habilidades não verbais pode desenvolver as habilidades básicas de linguagem e de memorização. As dificuldades estão presentes nas habilidades viso-espaciais e viso-motoras, que podem dificultar a interpretação de expressões faciais e dicas não verbais em interações sociais, a coordenação motora, atenção, planejamento, organização e a compreensão da leitura.

Qual a causa as dificuldades de aprendizagem?

Fatores que podem influenciar o surgimento das dificuldades de aprendizagem incluem:

  • História familiar e genética.
  • Riscos pré-natais e neonatais.
  • Trauma psicológico ou lesões físicas.
  • Exposição à toxina, dentre outros.

Quais são as principais características clínicas das dificuldades de aprendizagem?

As principais características clínicas das dificuldades de aprendizagem são:

  1. Dificuldades na leitura, ortografia, escrita ou matemática.
  2. Dificuldade em entender e seguir regras e instruções.
  3. Memória prejudicada.
  4. Falta de coordenação motora.
  5. Resistência para fazer as tarefas escolares.
  6. Agressividade e hostilidade durante atividades escolares.

Procurando ajuda para as dificuldades de aprendizagem

A intervenção precoce é essencial, pois a criança pode ter dificuldades durante toda a sua vida acadêmica e profissional, caso não seja detectada a causa da dificuldade de aprendizagem. Além disso, podem desenvolver ansiedade, depressão, baixa auto-estima e perda de motivação. 

Quando pais e professores perceberem sinais que podem indicar uma dificuldade de aprendizagem, devem solicitar uma avaliação com profissionais especializados. É importante descartar possíveis problemas de visão, audição ou outros transtornos, como TDAH — Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, por exemplo.

Tratamento das dificuldades de aprendizagem

Tratar as dificuldades de aprendizagem, requer intervenções multidisciplinares, com programas de estudo individualizados, terapias e, em alguns caso, o uso de medicamentos.

O melhor tratamento para a criança com dificuldade de aprendizagem será aquele que irá considerar as suas necessidades. As intervenções multidisciplinares ajudam as crianças a desenvolver suas habilidades para que possam criar estratégias para melhorar o seu aprendizado.

Restou alguma dúvida sobre as características clínicas das dificuldades de aprender? Deixe nos comentários.

Referências:

http://psiqweb.net/index.php/infancia-e-adolescencia/dificuldade-de-aprendizagem/

Compartilhe este artigo

Comments 2

  1. atendo um aluno com DI, só que esse aluno já tem 27 anos de idade, sua caligrafia é algo em torno
    desses sinais: mmmmmmmmmmmmmmmmmmm, tudo que ele escreve é desse jeito, porém quando é dado ativdades de cobrir e pintar, desenvolve com sucesso, mas não consegue nem copiar seu nome, apresenado seu nome para copiar ele escreve como o exemplo acima. Como faço para superar essa dificuldade?

    1. Suporte Neurosaber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *