I Jornada NeuroSaber

Iª Jornada NeuroSaber

A Iª Jornada NeuroSaber, marcada para acontecer do dia 26 a 30 de setembro, vem com o objetivo de auxiliar profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos e lidar com os desafios encontrados diariamente. Voltada para médicos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, psicomotricistas e neuropsicopedagogos, a Jornada oferecerá aulas e materiais para promover a imersão profissional no Funcionamento Neurológico dos Transtornos …

Desenvolvimento Cognitivo Infantil: percepções, reações e competências

Desenvolvimento infantil e desenvolvimento cognitivo O desenvolvimento de uma criança pode e deve ser medido e acompanhado normalmente como uma das estratégias de prevenção de saúde, tanto na infância quanto na adolescência.  Podemos verificá-lo em vários eixos: motor, linguagem, social, afetivo, adaptativo e também cognitivo. A divergência entre eles ou atrasos observados em um ou mais destes eixos, devem chamar …

TOD precisa de tratamento médico?

O Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD) é uma condição que leva a comportamentos altamente restritivos socialmente por gerar na criança e no adolescente acessos de raiva exagerados, sentimentos de vingança, intensa dificuldade em seguir regras e conselhos de outras pessoas, especialmente pais e autoridades. A presença de indivíduos com TOD em fase escolar pode levar a muitas intercorrências dentro da instituição e …

Principais Distúrbios de Aprendizagem

O começo da vida escolar é um período de desafios para a criança, pois além de iniciar uma rotina que vise ao seu desenvolvimento pedagógico, ela também precisa passar por uma fase de adaptação com os coleguinhas, com os educadores e, também, com exercícios que a auxiliarão dali em diante como estudante. O aprendizado de um aluno não deve ser …

Corpo e movimento: uma reflexão sobre as relações da motricidade com a aprendizagem escolar

Desde a elaboração das teorias de Piaget, sabemos que o desenvolvimento motor da criança tem destaque como requisito para a aprendizagem humana.  A motricidade é a expressão da ação voluntária, a qual deve compreender funções executivas, ritmo, persistência e controle inibitório para realizar uma tarefa ou uma expressão emocional de forma adequada, com eficácia e embutida de começo-meio-fim.  Na infância, …

O que é Neurociência?

Você saberia dizer o que é a neurociência? Se não, você provavelmente já escutou esta palavra, correto? Embora este campo do conhecimento seja mencionado nos noticiários após a divulgação de um estudo, a maioria esmagadora das pessoas não sabe explicar o que a neurociência significa de fato, mas não precisa se culpar porque realmente não é algo fácil de conceituar. …

Shopping D promove sessão de cinema adaptada para crianças com distúrbios sensoriais

No dia 20 de agosto, o empreendimento receberá o projeto “Sessão Azul”, que proporciona aos participantes momentos de lazer e cultura, durante a exibição de filmes, em salas adaptadas para as crianças que necessitam de cuidados especiais. Com objetivo de ampliar conforto e praticidade, além de oferecer opções de lazer que atendam o máximo possível as necessidades das famílias, o …

TOD

Entenda o que é o Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD)

Quem de nós nunca se deparou com uma criança extremamente opositiva, desafiadora, que discute por qualquer coisa, que não assume seus erros ou responsabilidades por falhas e que costuma sempre se indispor com os demais de seu grupo ou de sua família de maneira a demonstrar que a cada situação será sempre difícil convencê-lo, mesmo que a lógica mostre que …

Desenvolvimento Infantil

Crianças ativas se desenvolvem melhor

Já dizia o antigo e sábio ditado “mente sã em corpo são”. Por isso, é fundamental para a vida de qualquer pessoa manter esses dois fatores em harmonia. O assunto é tão importante que há diversas pesquisas ressaltando a relação entre performance acadêmica e as atividades físicas. Segundo a psicopedagoga e psicomotricista da NeuroSaber, Luciana Brites, o sedentarismo nunca fez …

Aspectos Neurológicos de Aprendizagem

Aspectos Neurológicos de Aprendizagem

No Brasil, em torno de 40% das crianças na escola apresentam dificuldades no processo de aprendizagem escolar. A grande maioria desta cifra decorre de insuficiências do ambiente pedagógico, falta de infraestrutura, baixo nível de capacidade didática do professor, problemas emocionais ou por questões culturais e incoerências curriculares. Uma parte destas crianças, porém, podem não conseguir aprender adequadamente por motivos internos, …

TDAH

Mitos e Verdades Sobre o TDAH

Em tempos de discussões acerca do desenvolvimento da criança, muitas pessoas procuram se informar sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). No entanto, é preciso esclarecer algumas informações que acabam por elaborar impressões equivocadas em torno de um quadro que merece total atenção. Com os esclarecimentos que daremos a seguir, o tratamento de uma pessoa vai ser …

5 passos para o Diagnóstico do Autismo

Uma das medidas mais importantes na condução e na observação de crianças é interpretar como vai seu desenvolvimento e seu comportamento. Detectar desde cedo problemas ou anormalidades pode ser decisivo para seu futuro, especialmente no que tange sua vida afetiva, social e escolar. No Autismo ou nos Transtornos do Espectro Autista esta lógica não é diferente. Infelizmente, o Autismo não …