Como a pedagogia pode ajudar alunos com dificuldade de aprendizagem?

Os alunos com dificuldade de aprendizagem preocupam pais e professores por não acompanharem as expectativas de aprendizagem para a sua faixa etária. Veja como a pedagogia pode ajudar, neste artigo.

Encontrar as causas das dificuldades de aprendizagem requer um trabalho em conjunto entre escola e família. Na escola, professores e coordenadores precisam pensar em estratégias que favoreçam o desenvolvimento da criança. Profissionais especializados podem ser consultados para avaliar se há algum transtorno ou distúrbio que possa causar dificuldades.

No entanto, os problemas podem ter relação com a vida familiar, com o método de ensino e outros fatores, que não devem ser descartados na avaliação. O professor, com auxílio de seu coordenador pedagógico, deve identificar as habilidades do aluno e as áreas que precisam mais atenção.

Existem algumas estratégias pedagógicas que ajudam os alunos com dificuldade de aprendizagem. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre elas, confira!

Alunos com dificuldade de aprendizagem

Nem sempre a dificuldade de aprendizagem estará relacionada a algum distúrbio neurobiológico. Geralmente, os problemas apresentados na escola são transitórios e estão relacionados a fatores sociais, pedagógicos e afetivos, além de cognitivos e orgânicos.

Dessa forma, a avaliação psicopedagógica auxilia a identificar as possíveis causas das dificuldades. No entanto, é papel da escola traçar estratégias que favoreçam o seu processo de aprendizagem.

Para localizar as dificuldades de aprendizagem do aluno, o professor deve observar alguns pontos. São eles:

O interesse do aluno

As dificuldades de aprendizagem podem ser confundidas com desinteresse. No entanto, é preciso avaliar as causas desse desinteresse, que podem ser problemas familiares, metodologia inadequada, dentre outros fatores.

O desenvolvimento da escrita

Os erros são comuns quando a criança está aprendendo a escrever. O professor deve observar quando eles ocorrem e em que contexto, se são duradouros ou passageiros.

A aprendizagem da matemática

A aprendizagem da matemática é um processo complexo que depende de habilidades adquiridas. A dificuldade pode estar relacionada com a falta de conhecimento prévio. Também pode acontecer devido à dificuldade de interpretação de texto. 

Estratégias pedagógicas para ajudar alunos com dificuldade de aprendizagem

Trabalhar com projetos

Os projetos por tema despertam a curiosidade dos alunos e é uma ótima forma de motivá-los a pesquisar. Podem ser feitas apresentações, exposições ou mesmo dramatizações do resultado do trabalho.

Modificar o material didático

Algumas modificações no material didático pode deixá-lo mais acessível, como textos mais atraentes e fáceis de ler, além de ilustrações que reforcem o conteúdo escrito. Os problemas matemáticos também podem ser apresentados de uma forma mais clara para as crianças.

Usar material concreto

Usar blocos lógicos, material dourado e outros facilita a aprendizagem da matemática, pois a torna menos abstrata. Além de mais divertida, o que motiva o aluno a aprender.

Diversificar o conteúdo

Apresentar o conteúdo trabalhado em sala de diversas formas, favorece a apreensão do mesmo pelos alunos, até dos que não apresentam dificuldades de aprendizagem. Toda a sala é favorecida com essa estratégia.

Utilizar jogos

As atividades lúdicas favorecem o processo de aprendizagem e despertam o interesse dos alunos. Além disso, contribuem com o desenvolvimento da criatividade e com a interação social. Todas as áreas de conhecimento podem ser trabalhadas com jogos.

Exemplos de jogos:

Stop ortográfico — a lógica é a mesma do jogo stop, mas em cada coluna define-se uma dificuldade ortográfica que seja comum a todos. Os alunos devem preencher ao sinal da professora e quem terminar primeiro, fala stop.

Cartões mágicos — o professor prepara cartões com personagens e lugares mágicos e os coloca em uma caixa. Cada aluno tem que pegar um deles e escrever uma história a partir da imagem que vê.

Esses são alguns exemplos de jogos para ajudar você a exercer sua criatividade! Cada aluno é único e as estratégias devem ser pensadas considerando cada caso. O mais importante a fazer para ajudar os alunos com dificuldade de aprendizagem é avaliar suas necessidades, contextualizá-las no processo de ensino-aprendizagem e diversificar as atividades.

Ainda que o aluno com dificuldade de aprendizagem deva ter uma orientação mais individualizada, o trabalho em grupo é essencial para que ele se sinta inserido e motivado a aprender.

Conversar com o aluno e com a família sobre as melhores estratégias, favorece o seu desenvolvimento. É muito importante valorizar suas habilidades e ajudá-lo a sentir capaz de superar suas dificuldades de aprendizagem.

Este artigo foi útil para você? Responda nos comentários!

 

Referências:

DA CRUZ, Mara Lúcia Reis Monteiro. ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM — Seminário Internacional de Inclusão Escolar — UERJ — Universidade do Rio de Janeiro – 2014.

Compartilhe este artigo

Comments 8

    1. Suporte Neurosaber
  1. Excelente o artigo,contribuiu com minha aula.

    Obrigada!

  2. ¡Excelente artículo! Muy buenas ideas para usar en el aula y en la práctica privada. Gracias : )

    1. Suporte Neurosaber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *