Como ensinar crianças canhotas a escrever?

Você é canhoto ou destro? Provavelmente, existe alguma pessoa do seu convívio que escreva e faça outras várias funções com a mão esquerda. De fato, não é algo tão longe assim de nossa realidade. Estima-se que haja cerca de 10% a 12% de indivíduos que façam parte desse grupo. O canhotismo não deve ser considerado um fator de grande preocupação para os pais, tendo em vista que a criança pode viver seu percurso pedagógico de maneira exemplar.

Contudo, é preciso saber de alguns detalhes que tendem a contribuir para esse desempenho do aluno canhoto. Um desses pontos é o aspecto grafomotor, como a escrita. O importante é ensiná-lo a escrever de forma que não cause desconforto e nem atrapalhe a fluidez de sua prática (escrita).

Canhotismo: o que é preciso levar em conta?

Quando o assunto é a escrita, a criança ou o adolescente que convive com o canhotismo deve ser estimulada tão jovem quanto o destro. A diferença está em alguns detalhes, como a posição do papel, a posição do braço e do punho; assim como a preensão (a forma de segurar o lápis ou caneta).

– Posição do papel

O papel deve sempre ser posicionado à esquerda da linha média da criança. Além disso, a folha deve estar inclinada para que seu canto superior direito  esteja mais próximo da criança em relação ao canto superior esquerdo. O ângulo que o papel está posicionado irá variar de acordo com cada criança.

– Posição do braço e do punho

Especialistas afirmam que o braço deve ficar de forma que permita uma escrita livre e confortável. No caso do canhotismo, é importante que a criança escreva de maneira que proporcione uma facilidade nos movimentos. A preensão também deve contribuir para uma escrita satisfatória.

Outros aspectos do canhotismo na escola

– Nunca force um canhoto a escrever com a mão direita

A obra Memórias de Alfabetização (2007) traz algumas experiências de pessoas canhotas que foram obrigadas a escrever com a outra mão. Os relatos revelam que o desempenho escolar, assim como as habilidades psicomotoras, ficou a desejar. Tudo isso porque os participantes, que concederam entrevista, afirmaram que foram forçadas a estabelecer o domínio destro.

– Existem diferenças de desempenho entre destros e canhotos?

Em 2009, um estudo foi realizado por pesquisadores da Austrália. Os investigadores  concluíram que as crianças com canhotismo tinham um desempenho aquém daquelas consideradas destras nos seguintes itens: leitura, escrita vocabulário, capacidades motoras e desenvolvimento social.

Entretanto, isso só foi notado na infância, uma vez que essas diferenças ficaram atenuadas à medida que as crianças foram crescendo. Isso significa que o fato de uma criança ser canhota não define necessariamente o percurso escolar e nem quão bem-sucedidos esses alunos serão na escola.

Adaptação: um assunto imprescindível

Os estudantes canhotos já podem contar com objetos e itens mobiliários que atendem às suas necessidades. Materiais escolares para quem escreve com a mão esquerda, por exemplo, são encontrados com facilidade, tudo para favorecer a inclusão.

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Comments 6

  1. Minhas duas filhas são canhotas, a mais velha tem 17 anos e está cursando o 2° semestre na UFSM, e a outra tem 6 anos e está cursando o 1° ano do ensino fundamental.

  2. Olá, boa tarde,
    sou professora de educação infantil 4 anos, e do 2º ano ensino fundamental; tenho vários alunos canhotos e, vejo como precisam atividades psicomotoras , para ajudá-los, a se adaptarem.
    Por favor me auxilie, enviando algumas atividades que eu possa trabalhar com eles em sala de aula.

    obrigada!

    1. Suporte Neurosaber
    2. Suporte Neurosaber
  3. Por favor, vocês têm atividades para canhotos com dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita?

    1. Suporte Neurosaber

      Olá Patricia ,

      Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas a todas as suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!

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