Como estimular o uso da tesoura na educação infantil?

O uso da tesoura significa um desafio para a criança, uma vez que ela deve praticar movimentos com as mãos que antes não eram tão frequentes. A aquisição de novas habilidades faz parte da série de aprendizados e descobertas que os pequenos devem experimentar ao longo de seu desenvolvimento cognitivo e psicomotor.

A importância do espaço pedagógico

O ambiente pedagógico é essencial para o aperfeiçoamento dessas práticas por meio dos exercícios de corte e recorte de gravuras, formas, desenhos e outros itens. Os educadores têm a premissa de incentivar as crianças em tais tarefas.

A própria didática dos professores serve para estimular o desempenho dos pequenos a partir do uso da tesoura. Eis aí uma certeza, mas quando o protagonismo dos profissionais de educação entra em contato com a experiência de psicopedagogos e psicomotricistas, por exemplo, o resultado tende a ser ainda mais satisfatório.

Isso se deve ao fato de cada um dos especialistas estar a par de suas respectivas áreas, mas não somente tal aspecto. O uso da tesoura na educação infantil pode ser otimizado a partir da multidisciplinaridade que há nessa missão: o estímulo da psicomotricidade por meio de atividades lúdicas e diárias no ambiente escolar.

O uso da tesoura e a psicomotricidade

É importante salientar o quanto é necessário o desenvolvimento do aspecto psicomotor dos pequenos. Porém, vamos relembrar o que a psicomotricidade simboliza.

Para esclarecer definitivamente o significado desse termo, vamos a uma explicação sucinta, mas bastante informativa, acerca da psicomotricidade. Com o objetivo de fixar esse conceito de vez, resolvemos separar a palavra em partes.

Psi: pode-se dizer que esse pedaço refere-se ao aspecto emocional da pessoa; está ligado ao sentimento da criança.

Co: a sílaba de agora faz referência à cognição, ao processamento das informações recebidas por todos nós.

Motriz: a ideia de movimento e força está nessa parcela, representando um dos itens mais importantes para o desenvolvimento do pequeno.
Idade: etapa de vida de todos nós.

Por meio de tal junção, pode-se perceber o tamanho do impacto que esse conjunto demonstra no progresso de uma criança, um jovem, um adulto e um idoso. Vejam abaixo o que a psicomotricidade e a educação infantil representam na vida do estudante.

O uso da tesoura é primordial para que as habilidades de coordenação motora fina da criança sejam trabalhadas a fim de possibilitar seu desenvolvimento.

Objetivos da psicomotricidade

  • Induzir a capacidade de percepção por meio do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal;
  • Motivar as crianças na descoberta de suas expressões, além de impulsionar a ação criativa e da emoção;
  • Estabelecer a consciência e o respeito ao espaço de outras pessoas;
  • Estimular a coordenação motora de acordo com o objetivo desejado da criança; coordenação motora fina e grossa;
  • Reforçar a valorização da autoestima e da identidade própria;
  • Desenvolver a capacidade sensorial em relação ao ambiente externo;

O desenvolvimento da coordenação através do recorte

Quando devidamente acompanhados, os pequenos podem conquistar benefícios além dos exercícios com tesoura, vejam quais são eles:

– Trabalhando o tônus muscular: a coordenação motora vai bem além das atividades de desenho e dos cadernos caligrafia. O uso da tesoura é ideal para induzir a prática de atividades diferentes, o que estimula completamente o tônus do músculo dos pequenos.

– Melhorando a escrita dos pequenos: há que se considerar que a letra é um ato motor. Como tal, toda criança precisa treinar a escrita para ter bons resultados na hora de se expressar no papel.

– Otimizando a força das crianças: se o pequeno demonstra muita força, você precisa estimular a habilidade que trabalhe com menos pressão. Agora, caso ela mostre ter menos força, o trabalho deve ser o contrário: fazer com que ele trabalhe com mais força nas mãos.

O uso da tesoura permite que essas situações sejam desempenhadas com mais facilidade ao longo da prática.

Quais atividades estimulam o uso da tesoura na escola?

É importante salientar que existem tarefas ideais para cada etapa da criança na escola. Vejam quais são elas:

-Aprendendo a recortar

Importante ressaltar que nessa fase a criança ainda está incipiente na prática. Sendo assim, a melhor maneira é começar do zero. Induza o pequeno a fazer movimentos de abrir e fechar a tesoura para que ele possa cortar o material. O próximo passo é observar seu progresso para que, logo depois, algumas linhas (mais largas) sejam traçadas no papel para que essa etapa seja treinada.

– Utilizando outros suportes para aprimorar a coordenação

Quando a criança passa a desempenhar o uso da tesoura em outros suportes (massinhas, por exemplo), a musculatura de suas mãos passa a ser desenvolvida. Isso favorece o emprego de uma força considerável. A presença de um adulto é importante para acompanhar o pequeno em suas possíveis dificuldades ou na iminência do baixinho colocar a massinha na boca.

– Seguindo as linhas com o uso da tesoura

Essa etapa requer maior domínio da criança, pois a partir de agora as linhas estão bem traçadas e o objetivo é fazer o pequeno tentar segui-las ao máximo. Vale lembrar que somente com muito treinamento é que o recorte será aperfeiçoado. Então, a dica é não cobrar da criança, mas auxiliá-la.

– Definindo formas com os recortes

Aqui o pequeno exercitará o domínio de sua lateralidade mais pleno, pois ele terá que utilizar suas duas mãos: uma recorta e a outra dá movimento ao papel para atingir o objetivo. Recortar círculos, por exemplo, é uma boa pedida.

O que fazer para reforçar a didática com os pequenos?

Existem formas de enriquecer ainda mais o conhecimento de educadores para a aplicação de atividades às crianças: cursos que podem ser feitos em casa através de materiais ricos e bastante interessantes. Nunca é demais aprender novas técnicas.

Já pensou aprender profundamente as Técnicas Psicomotoras que podem otimizar o Desenvolvimento Infantil de uma maneira Lúdica, Encantadora e Eficaz? Em um curso online completo a Lu Brites te ensina tudo sobre Psicomotricidade com fundamentação científica e de forma prática e simplificada.

Quer aprender a trabalhar estímulos dos pequenos músculos da mão, com com exercícios  refinados, como recortar papéis e colagem? A Lu Brites criou um material exclusivo com 100 atividades de recorte + videoaula para você trabalhar a coordenação motora fina dessas crianças:

Clique aqui para acessar!

Links consultados:

https://pcv.neurosaber.com.br/vendas-tesoura/

https://neurosaber.com.br/o-que-e-psicomotricidade/

https://neurosaber.com.br/psicomotricidade-na-educacao-infantil/

 

Compartilhe este artigo

Comments 5

  1. Boa tarde! Gostaria de saber como faço para ter acesso a esse material sobre motricidade ,qual o valor é a forma de pagamento?
    Grata, Lucia Jurema.

    1. Adriana Matias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *