Como incentivar a criança a ler e interpretar textos?

A leitura é, sem dúvida, uma das atividades mais ricas que o ser humano pode realizar. Além de abrir as portas para um mundo sem limites, o ato de ler também contribui imensamente para o conhecimento, a bagagem cultural, etc. Que tal então incentivar a criança desde já? Quando uma pessoa é apresentada a esse universo precocemente, é muito provável que ela torne tal hábito indispensável em sua vida.

Estratégias que fazem toda a diferença

No entanto, a missão de induzir os pequenos a tal prática requer algumas estratégias que farão toda a diferença. Nada é imposto, tudo é conduzido com tranquilidade e muito cuidado para que seu filho enxergue esse hábito de forma prazerosa.

Outro detalhe importante é trabalhar o poder de interpretação que a criança tem. Por isso, o artigo de hoje é um convite para que pais, professores e adultos em geral ajudem nessa tarefa nobre e imprescindível.

Para gostar de ler

– Importante salientar que a criança deve ter contato com materiais que correspondam à idade dela. Não adianta colocar uma obra de Clarice Lispector, por exemplo, em suas mãos. O texto é muito complexo e o pequeno não encontrará referências em sua vida que possam facilitar a compreensão de tal livro. Existem grandes clássicos em versão infantil; e isso pode contribuir muito.

– Estabeleça um horário de leitura para seus filhos. Não precisa ser algo que dure metade do dia, mas uma hora diária dedicada a uma boa história tende a prender a atenção dos baixinhos e fazer com que tal prática seja, na verdade, um lazer.

– Que tal criar um cantinho da leitura para as crianças? Vocês podem disponibilizar uma série de livros bacanas e que chamem a atenção dos pequenos a descobrirem todo aquele mundo literário. Lembrando que o espaço deve ser lúdico e confortável.

– Identifique o gosto de seus filhos/alunos. Tente saber o que ele mais gosta: livros de super-heróis, personagens animados, trilogias, etc. O importante é proporcionar prazer literário para eles.

O que fazer para incentivar a interpretação de textos?

– Vocês podem criar um horário para conversarem sobre o que foi lido. Contudo, não force nada. É preciso que seja espontâneo (por isso a escolha do livro ou texto deve ser feita com cautela). A proposta é fazer com que a criança se exponha e se expresse tranquilamente. O exercício mental será proveitoso.

– Outra estratégia interessante é tentar perguntar o nome dos personagens, onde se passa a história, o que acontece, o que foi mais chocante, etc. Dessa forma, o pequeno trabalhará sua mente sem que perceba, induzindo-o ao conhecimento e à criatividade.

– Ensinar a criança a criar uma história baseada no que foi lido também é uma ideia que pode ajudá-la muito nesse hábito. Mas para que tal medida dê certo, será preciso que vocês também entrem na brincadeira. Vale ressaltar que quando o pequeno encontra apoio, a possibilidade de tal auxílio ficar mais divertido é enorme.

 

Já pensou aprender profundamente as Técnicas Psicomotoras que podem otimizar o Desenvolvimento Infantil de uma maneira Lúdica, Encantadora e Eficaz? Em um curso online completo a Lu Brites te ensina tudo sobre Psicomotricidade com fundamentação científica e de forma prática e simplificada.

Compartilhe este artigo

Comments 6

    1. NeuroSaber Responde
  1. Boa tarde,

    Gostaria de saber se estes cursos tem certificado e se fizer, consigo o certificado antes do dia 30/06?

    Obrigada,

    Dirlei

    1. NeuroSaber Responde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *