Como incentivar o protagonismo infantil na escola

O protagonismo infantil propõe que a criança seja agente de seu próprio desenvolvimento, seja na escola, no núcleo familiar ou nos espaços públicos.

A tecnologia traz para a educação muito mais do que novas ferramentas. O mundo digital e conectado mudou a forma como as crianças aprendem e se relacionam. Elas têm acesso a informações, podem escolher os conteúdos que consomem e usam a tecnologia para criar e se conectar. Frente a essa nova realidade, a escola tem o papel de incentivar as crianças a se tornarem protagonistas de seu aprendizado.

Na educação, o protagonismo infantil acontece quando os alunos se tornam o centro do processo de aprendizagem, que leva em consideração as necessidades, os interesses e o ritmo de cada criança. Desenvolvendo sua autonomia, a criança descobre o mundo ao seu redor de forma ativa e aprende a conviver com outras crianças e adultos.

Listamos algumas dicas de como incentivar o protagonismo infantil, confira!

  • Professores e educadores protagonistas

O professor deixa de ser o centro da sala de aula e ganha o papel de mediador, com a responsabilidade de compreender seus alunos, coordenando os projetos e atividades e reconhecendo as necessidades de cada grupo. Além disso, os professores devem ter a liberdade de propor oportunidades diversas de aprendizagem, aproveitando recursos tecnológicos e lúdicos que engajem as crianças.

  • Ir além da sala de aula

O aluno protagonista reconhece que qualquer lugar ou experiência pode ser fonte de aprendizado. Para um aprendizado global e multidisciplinar, é importante conectar a sala de aula com os outros espaços da escola, como a biblioteca, a quadra, o pátio, até chegar pelos espaços do bairro, da cidade e a própria casa das crianças. O protagonismo não se restringe à escola, por isso a importância de conectar outros espaços que se relacionam a cada tema desenvolvido com os alunos.

  • Aproveitar a tecnologia

Tanto quanto o português ou a matemática, a tecnologia é uma linguagem a ser compreendida, que dá para as crianças ferramentas para criar, colaborar e também para solucionar problemas. Com a tecnologia, surgem a todo momento novas ferramentas para a aprendizagem ativa, possibilitando a produção de conteúdo pelos alunos, maior interatividade nas atividades e a personalização do ensino de acordo com o ritmo de cada criança.

Os benefícios do protagonismo infantil

A tecnologia, quando bem utilizada, traz diversos benefícios para as crianças, entre eles o protagonismo infantil, já que a nova geração é bem mais independente e adaptável às evoluções tecnológicas.

Ao se tornar protagonista, a criança:

  • Aprende a fazer escolhas e considerar as consequências de suas atitudes, tanto para si mesma como para as pessoas ao seu redor.
  • Tem o direito de ser quem ela é, e da mesma forma enxerga o outro, com empatia e respeito às diferenças.
  • Desenvolve sua cidadania e a responsabilidade pelo coletivo através de projetos e grupos colaborativos.
  • Aprende a ser proativa e a solucionar problemas, porque se sente capaz de mudar e de contribuir com a realidade que a cerca.
  • Desenvolve o autoconhecimento e as competências socioemocionais, mantendo relações e hábitos saudáveis.

O protagonismo deve ser parte da vida da criança nos mais diversos contextos, seja em casa, nos círculos familiares, nos locais públicos e inclusive na escola. Na educação, o protagonismo infantil acontece quando se leva em consideração as necessidades, os interesses e os ritmos de cada criança.

A Agenda Edu

A Agenda Edu é uma empresa de educação com viés tecnológico que tem como missão ajudar as escolas a evoluírem com uma comunicação de qualidade, além de fortalecer o relacionamento entre escolas, alunos e responsáveis. Estamos sempre lado a lado da jornada educacional, participando da rotina escolar de mais de 1.500 escolas e 1 milhão de usuários.

 

A solução apresenta diversas funcionalidades que ajudam na comunicação e na organização da rotina dos alunos. São mensagens instantâneas, comunicados, eventos, pagamentos, resumo diário, atividades entre outros.

 

Quer saber mais sobre tecnologia na Educação Infantil e outros assuntos educacionais? Você poderá conferir artigos da Agenda Edu aqui no blog da Neurosaber ou acessando nosso blog, Jornada Edu.

Compartilhe este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *