Como o nosso cérebro aprende?

Você já parou para pensar como o cérebro aprende? O que acontece nesse processo de aprendizado pelo qual todos nós passamos? Enfim, não é algo simples e de fácil assimilação, mas por meio deste artigo vamos tentar resumir de forma que não nos esqueçamos dos principais detalhes.

Antes de mostrarmos os caminhos que levam o cérebro a aprender de fato, você verá como e o que os profissionais podem fazem para proporcionar a fruição de conhecimentos e habilidades inerentes a todos nós seres humanos. Confira abaixo as informações e não perca nenhum detalhe de tal processo.

Como o cérebro pode ser estimulado?

Sabia que existem maneiras de estimular esse importante órgão do corpo humano? Pois é, a forma como o cérebro aprende também diz muito do estímulo que ele recebeu ao longo de seu desenvolvimento.

Isso acontece porque quando uma criança, por exemplo, aprende desde cedo a lidar com suas ‘novas’ habilidades e a fazer um uso correto delas, o pequeno recebe o acompanhamento e a orientação de profissionais.

Esse contato é importante para que as crianças consigam canalizar suas competências e, assim, executá-las cada vez mais sob a supervisão de um adulto. A comunicação verbal e todo o aspecto cognitivo são habilidades aprendidas e aperfeiçoadas com esses estímulos. Tudo isso é resultado do aprendizado do cérebro.

No entanto, é preciso salientar que esses especialistas adotam metodologias previamente abordadas pela comunidade científica, o que comprova sua eficácia perante os casos de cada indivíduo. Sendo assim, o convívio do pequeno na escola e/ou sob o acompanhamento de outros terapeutas (fora do ambiente escolar) é essencial.

A divisão do cérebro e as partes responsáveis pelo seu processo de aprendizagem

Em artigos anteriores já mostramos aos leitores como e quais são as divisões do cérebro. Inclusive, o papel que cada um exerce.

– Área temporal: aqui nós temos a região cuja atribuição é a percepção auditiva dos sons e das diferentes estruturações de linguagem fonológica, sendo o centro da toda a linguagem de nosso cérebro;

– Área frontal: importante relembrar que essa parte é aquela cujas funções são a de presenciar a ocorrência de todos os processos que exigem planejamento, organização, sequencias, decisão, análise, síntese, atenção executiva (seletiva e sustentada), coordenação de estratégias (eleição de prioridades e ações secundárias), inibição comportamental, memória de trabalho, exibilidade de interesses, percepção de erros e construção das correções;

– Área occiptal: já a região occipital está relacionada a toda a habilidade visual, sendo o centro das percepções visuais para as tarefas do cotidiano.

Área parietal: esse segmento está conectado à sensibilidade geral (seja elatátil, propriocepção, dor, entre outras.), coordenação espacial, integração senso-perceptiva e orientação atencional.

O que a ciência fala sobre as divisões do nosso cérebro?

Pesquisas apontam que as conexões cerebrais costumam se aprofundar e se interconectar formando, então, unidades funcionais, cujo papel fundamental na geração ocorre, além da coordenação e manutenção das funções cerebrais em rede.

Vale salientar que estes atributos, quando estão em conjunto com outras áreas funcionais, são responsáveis por coordenar o processamento das formas mais diversas de informações no cérebro, são elas: ler, escrever, pensar, perceber sons/estímulos visuais, entender símbolos, perceber a face de seu semelhante e sentir algo resultante, etc.

Importante fazer um adendo ao fato de o aprendizado de todos os indivíduos dependerem de forma integral nessa conexão cerebral. Isso mostra como os estímulos são tão necessários para o nosso desenvolvimento cerebral.

Além disso, a forma como nosso cérebro aprende também está ligada à maturidade do órgão em questão. No entanto, os fatores relacionados a esse desempenho tem ligação também com fatores determinantes, como ambientais e genéticos.

 

Dr Clay Brites

 

 

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Comments 4

  1. Como sempre, conteúdos de muita relevância. Sempre aprendo mais com vocês.

    1. Suporte Neurosaber
  2. Tenho um irmã que sofreu de mal nutrição, ela já tem dois anos mais apresenta atrasos na linguagem e nas actividades ligadas à área frontal.

    O que posso fazer para estimular seu cérebro?

    1. Suporte Neurosaber

      Olá João ,

      Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas a todas as suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!

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