Como organizar a rotina da alfabetização da criança

Quem acompanha nossos artigos sabe que o período anterior à alfabetização é marcado por profundas descobertas. Por meio dos traços e das cores a criança pode se expressar e conhecer os objetos. A situação muda quando os pequenos começam a lidar com as letras e as palavras. Eis aí uma missão e tanta para os educadores.

Uma etapa determinante

A alfabetização infantil é uma etapa extremamente importante para o desenvolvimento do pequeno. É um direito universal de todas as crianças, mesmo que saibamos o caminho árduo e longo que é preciso ser tomado a fim de que sejam estabelecidas as condições necessárias para a aprendizagem das competências que possibilitam esse importante passo.

Diante desse cenário, os professores se veem em uma situação que requer preparo total para potencializar esse processo cujo aproveitamento do aluno é crucial para o seu desenvolvimento. Afinal, como organizar a rotina de alfabetização da criança? Antes disso, é preciso lembrar um conceito importante.

O que é alfabetização?

Alfabetização define-se como o processo de aquisição e de apropriação do código alfabético, ou seja, um processo de acoplamento e interface entre a percepção do som e da grafia da letra. A partir do momento em que o indivíduo adquire a união entre estas duas condições – auditiva e visual – ele está começando a ser alfabetizado.

O processo de alfabetização depende da aquisição de pré-requisitos de percepção visual, auditiva e da construção e estruturação da linguagem da criança e também de estruturação motora. No início do processo acadêmico, a criança precisa de muito mais atenção e de uma boa estruturação de suas funções executivas, para que possa se adequar às propostas e metodologias utilizadas para a alfabetização.

O que pode ser feito para organizar a rotina de alfabetização do pequeno?

A importância de se estabelecer um roteiro para ser seguido diante das etapas da alfabetização infantil está no fato de que a criança precisa de um caminho para iniciar, desenvolver-se e alcançar a condição plenitude de leitura e escrita. Confiram abaixo algumas dicas de como organizar essa rotina.

– Hora da leitura, escrita e prática da oralidade

Durante as aulas, os educadores devem criar horários específicos para desenvolver tais treinamentos que possibilitem a práticas dessas determinadas habilidades. Vale ressaltar que essas atividades devem fazer parte do cotidiano da criança de forma que ela se sinta cada vez mais familiarizada com as descobertas da grafia, do fonema, da própria motricidade ao escrever algo.

Importante lembrar que esses exercícios podem ser alternados, ou seja, práticas de leitura em um dia, escrita em outro e tarefas de oralidade depois. Tudo para que a criança aprenda e fixe os conteúdos. Além disso, as tarefas envolvendo a escrita, por exemplo, podem contar com coisas que estão incluídas no contexto da criança para facilitar a assimilação.

– Criação de cronograma com exercícios mais complexos

Nesta etapa é interessante criar maneiras de apresentar aos pequenos as formas de lidar e aprender com exercícios com um nível de complexidade maior. Mas lembrando que essas iniciativas devem ser tomadas gradualmente, considerando que a criança deve assimilar todas as informações.

– Organização de projetos

A alfabetização infantil é algo que depende de muitos elementos que possam enriquecer ainda mais o desenvolvimento dos pequenos diante dos desafios. A dica é criar atividades onde os alunos desempenhem trabalhinhos com o objetivo de produzir, trocar experiências e adquirir mais conhecimento durante a elaboração do projeto. É importante que eles sejam assistidos por seus professores a fim de que possam receber a orientação sempre que necessário.

– Tarefas lúdicas

Jamais se esqueçam que as atividades devem apostar no aspecto lúdico. Sendo assim, tente aplicar exercícios que utilizem parlendas, cantigas, jogos e tudo mais que possa atrair os pequenos.

Referência

3 atividades que ajudam na alfabetização. Neurosaber. Neurosaber, 2019. Disponível em: https://neurosaber.com.br/3-atividades-que-ajudam-na-alfabetizacao/. Acesso em: 12 jan. 2020.

 

 

Compartilhe este artigo

Comments 2

  1. Olá bom dia você tem muita dificuldade com minha filha ela tem 6 anos e tem uma de 14 a de 14 pouca coisa sabe e a minha de 6 anos ela não está alfabetizada ela está sentindo dificuldade no primeiro ano

    1. Suporte Neurosaber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *