Congresso Internacional e Interuniversitário contra a pobreza infatil no mundo

Como educar as demandas do século XXI?
Quais são as ferramentas eficazes para cuidar da infância?

Já erradicamos doenças graves no mundo: tuberculose, poliomielite e até temos controle sobre a AIDS. Como erradicar a pobreza infantil? A nossa resposta é: por meio da educação erradicaremos todo e qualquer tipo de pobreza: saúde, cultural, afetiva etc.

Imagina um lugar onde cientistas, clínicos, educadores e profissionais líderes de diversos setores vão estar reunidos para pensar, discutir, refletir, inspirar mostrando práticas exitosas e construir pontes para combater a pobreza. Então esse lugar é aqui – 13 e 14 de outubro – UNIFESP – SÃO PAULO.

O evento será grandioso – mais de 100 palestrantes, público estimado de 1000 pessoas presenciais e ilimitado online. A contribuição dele é permanente já que deixará todo o material produzido disponível na rede para que qualquer pessoa tenha acesso, sem nenhum tipo de burocracia. Já temos mais de 200 horas de material produzido por educadores da Espanha, Marrocos, Portugal, nas universidades pelas quais o evento já passou.

Por que apoiar, investir, difundir e participar deste Congresso?

Porque temos muitos diferenciais:

Congresso sem fins lucrativos! Todos os envolvidos, incluindo os palestrantes, são voluntários! Versão presencial e online para garantir que pessoas, de diferentes partes do Brasil e do mundo, possam ter acesso a todo este conteúdo, de maneira gratuita e sem burocracia.

Site brasileiro: http://www.cipinfancia-brasil.org/

Site espanhol –  http://www.cipinfancia.org/gira/congreso/congreso-online-cipi

Site do trabalho na África: http://www.infanciaculturaeducacion.es/

Facebook – https://www.facebook.com/CIPInfanciaBrasil/

1. primeiro modelo de congresso internacional, interuniversitário e ITINERANTE do mundo.

Nasceu na Espanha e, desde novembro de 2015 (parte de um grupo que está junto no trabalho social há mais de uma década), está percorrendo o mundo, conhecendo iniciativas pessoais, de ONGs, escolas particulares e públicas que atuam contra a pobreza infantil no mundo, por meio da educação e do envolvimento de todos os agentes sociais na transformação desta triste realidade que tanto compromete o futuro de nossa existência planetária.

Este congresso não se limita a mostrar que a pobreza existe, porque entende que isso é sabido, ele vai mais fundo: investiga ações que funcionam e servem como inspiração. Destaca os diferentes tipos de pobreza: financeira, familiar, de saúde, emocional etc.

2. envolve não somente pesquisadores acadêmicos, mas vários setores como artistas, fotógrafos, cineastas, educadores de todos os níveis etc. Dá voz a todos, incluindo crianças, de diferentes camadas sociais, que participam ativamente do evento, mostrando saídas para vários problemas, a partir de sua perspectiva. Os doutores investigadores, os pais, os profissionais, TODOS, terão de ouvir as crianças neste congresso e, depois, terão voz.

3. neste congresso, não serão apresentadas propostas abstratas, mas projetos que funcionam na prática, como por exemplo, o projeto Ancora, liderado pelo professor Pacheco, o projeto liderado pela cineasta Mara Mourão ou outro liderado por Edu Lyra. Projetos como o do IRAP, Instituto Empathiae, Alana, Adid, Ayrton Senna, Instituto Herdeiros do Futuro, 100 meninas negras, Vida Corrida, Neurociência para todos, Neurociência e Educação, Escola Inédita etc.

O propósito é congregar pessoas de diferentes partes do Brasil e do mundo. Estas pessoas compartilham, nestes encontros, momento de informação, diversão e cultura, instrumentos essenciais para uma sociedade que busca a felicidade de todos e de cada um. Neste congresso, inspiramos para que cada um perceba que juntos fazemos mais e muita diferença. Criamos e fortalecemos as redes de contatos, intercâmbios e o encontro entre pessoas responsáveis pela infância. Não vamos falar de tristezas. Vamos mostrar como sair delas, sair da crise política e ética. Como sair disso tudo protegendo nossa infância, parte mais vulnerável da sociedade.

Este congresso contribui muito para a Educação, sobretudo, para a educação para a paz, para convivência social abundante, para a construção de um mundo realmente melhor. Cria um fórum permanente de troca de informação, alinhando a teoria com a prática.

Compartilhe este artigo

Comments 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *