Dicas de atividades para desenvolvimento da consciência fonológica

Todos vocês já sabem que a alfabetização e a consciência fonológica andam lado a lado no processo psicopedagógico e cognitivo de uma pessoa. Mas elas por si só não desempenhariam um papel muito relevante sem a prática realizada pelas crianças. Os adultos têm a missão de estabelecer as atividades que podem ser bastante úteis na busca pelo desenvolvimento dessas habilidades tão importantes.

A relação entre consciência fonológica e a alfabetização

Vale lembrar que a forte relação entre a consciência fonológica e a alfabetização está no fato de a primeira antever qualquer método que estimule a segunda. Sendo assim, sempre que o educador ou até mesmo os pais criarem alguma atividade que estimule uma estará favorecendo a outra. Ficou claro?

Trabalhar a consciência fonológica promove o desenvolvimento da alfabetização. No entanto, é necessário que haja uma disciplina, uma ordenação para que tudo seja devidamente aplicado.

As atividades que estimulam a consciência fonológica

Falaremos sobre as tarefas que podem ser dadas na escola, mas também na escola, pois, além do ambiente educacional, os pais e responsáveis também exercem uma função fundamental nessa missão.

  • Escolha livros que apresentem rimas ou repitam o mesmo som. Chame a atenção para rimas: “mato, pato, rato! Todas essas palavras rimam. Você ouve como elas quase soam da mesma maneira?”
  • Peça ao seu filho para escolher, sozinho, as palavras que rimam nos livros. Ensine suas rimas infantis e pratique dizendo-as juntas.
  • Ensine seu filho sobre sílabas batendo palmas nas “batidas” que ele ouve em palavras. Vamos dizer que você escolha a palavra elefante. Faça uma pausa enquanto diz cada sílaba E-LE-FAN-TE e bata palmas junto com cada sílaba. Você também pode fazer o seu filho se mexer fazendo com que ele pise ou pule com cada sílaba.
  • Jogos de adivinhação, como “eu espio”, podem ser usados para trabalhar em quase qualquer habilidade fonológica. Pode-se praticar percebendo com que sons a palavra começa. Tente “Eu estou pensando em um animal que começa com / a /. Quer trabalhar em rimas? ” ou brinque de “o que é o que é?”.
  • Cantar, em geral, é uma ótima maneira de fazer as crianças rimarem. Há também boas músicas que os professores usam para se concentrar em outros tipos de habilidades de consciência fonológica e fonêmica.
  • A mistura de sons é uma habilidade importante para os primeiros leitores. Eles precisam colocar juntos unidades de som – fonemas – para poder ler uma palavra sem problemas. Você pode ajudar seu filho a começar a trabalhar nisso reunindo os sons que ele ouve.

Habilidades de consciência fonológica

As atividades impulsionam o desenvolvimento da consciência fonológica e as habilidades que estão envolvidas nesse processo também precisam ser evidenciadas, uma vez que elas são parte desse trabalho e ajudam a criança a conhecer ainda mais as palavras e as suas variantes. Vejam abaixo quais são elas:

– Rima: é a repetição de sons que ocorre nos versos e designa a repetição de sons idênticos ou semelhantes no final dos vocábulos (que podem compor a última sílaba tônica do verso) ou das sílabas poéticas.

– Aliteração: é uma figura de linguagem relacionada a aspectos fonéticos/fonológicos da palavra, que consiste em repetir sons consonantais idênticos ou semelhantes em palavras de uma frase ou de versos de uma poesia para criar sonoridade. É comum para fins onomatopaicos, em que a repetição tenta representar sons. A aliteração vem sendo considerada recurso fônico de intensificação. É usada como recurso de estilo em poesia que possibilita reconstituir uma pronúncia que desapareceu na transcrição.

Ainda nesse conjunto estão a Consciência de Palavras, as Sílabas e a Consciência Fonêmica. É importante que todas essas habilidades sejam devidamente trabalhadas para o desenvolvimento da consciência fonológica e a alfabetização.

Referências:

BRITES, Luciana. Consciência fonológica: manual teórico e prático. Arapongas: Neurosaber, 2019.

CONSCIÊNCIA fonológica: por que ela é essencial para a alfabetização? Neurosaber. Arapongas: Neurosaber, 2019. Disponível em: https://neurosaber.com.br/consciencia-fonologica-por-que-ela-e-essencial-para-a-alfabetizacao/. Acesso em 12 dez. 2019.

 

 

Compartilhe este artigo

Comments 2

  1. Bom dia, sou professora da alfabetização, e assistindo sempre os vídeos do neuro saber, está me ajudando bastante para o meu desenvolvimento como educadora. Obrigada 🙏

    1. Suporte Neurosaber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *