Dúvidas: Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem

O assunto é bastante amplo e, por conta disso, muitas pessoas vivem enviando suas dúvidas a respeito. O que você sabe sobre as dificuldades e transtornos de aprendizagem? Veja as principais questões que pais e profissionais levantam nos consultórios.

Transtorno ou distúrbio de aprendizagem, qual é o certo?

Os dois estão corretos, embora a literatura científica trabalhe com mais frequência a denominação transtorno de aprendizagem. De qualquer maneira, os dois são trazidos do inglês e podem ser usados sem preocupação.

Quem tem dislexia pode ter desenvolvimento intelectual?

Não, de forma alguma. Importante salientar que a definição de dislexia tira por completo a possibilidade de alguém ter deficiência intelectual. Para que haja a confirmação de que uma pessoa tem dislexia, é preciso que o médico descarte a deficiência intelectual. Isso é feito através da aplicação de testes psicointelectuais e testes adaptativos.

Quem mais deve ser procurado?

Quando existe a suspeita de dislexia, é preciso consultar também o fonoaudiólogo, considerando o fato de que a dislexia é um transtorno de linguagem. O especialista deve estar capacitado para lidar com os seguintes aspectos: entender o perfil cognitivo, o comportamento da criança frente aos processos de leitura e escrita; o tipo de dificuldades espaciais, etc.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da dislexia é multidisciplinar. Mais do aplicar teste, a equipe estabelece meios para entender o transtorno. A dislexia tem sinais clínicos muito sugestivos, como: perfil de aprendizagem e comportamento.

Esses indicativos ajudam os especialistas a desconfiarem da incidência da dislexia e a fazer todo o processo de investigação.

Como fazer para auxiliar a criança no processo de leitura e escrita envolvendo trocas e ausências fonológicas?

O pequeno precisa estar acompanhado de uma fonoaudióloga. Além disso, a especialista precisa saber qual o tipo de troca ocorre e a forma que isso afeta seu paciente para que o profissional possa fazer as orientações específicas diante do caso apresentado.

Quais profissionais devem ser procurados em casos de deficiência intelectual?

Isso é um fator que depende de determinados pontos, como: a faixa etária da pessoa, o nível da deficiência, existência de comorbidades ou não, entre outros. Isso tudo é necessário para direcionar a melhor intervenção ao indivíduo. Lembre-se sempre: é importante fazer o diagnóstico precoce.

Existe relação entre TDAH e falta de memorização?

Sim, mas não do jeito que muitos costumam pensar. Isso está relacionado ao fato da pessoa ter problema de atenção. Se o indíviduo não tem atenção, ele não vai memorizar.

Como posso perceber que a criança tem dislexia?

– Atraso de fala;
– Alterações de linguagem,
– Dificuldades para memorizar a sequência das palavras quando vai ler ou falar;
– Memorizar termos e recados;
– Memorizar sequências de tarefas que exigem símbolos gráficos.
– Não ter noção de espaço (direito e esquerdo), meses e números.

Dislexia adquirida existe?

Na verdade, não. Algumas pessoas podem apresentar sintomas muito semelhantes à dislexia após sofrer algum derrame ou meningite, por exemplo. Os sintomas são parecidos, mas não é dislexia. Lembre-se que a dislexia é um transtorno de desenvolvimento.

Relembrando o que é discalculia

Discalculia é o transtorno específico do raciocínio e de símbolos matemáticos. A criança não consegue processar adequadamente tudo aquilo que envolve número: proporção, volume, quantidade, nada que envolva números.

Procure ajuda especializada

Não tenha dúvidas que o diagnóstico feito de maneira precoce é a solução mais indicada para que seu filho consiga desenvolver as habilidades ligadas ao aprendizado.

 

Compartilhe este artigo

Comments 6

    1. NeuroSaber Responde
  1. Trabalho como professora de apoio de una menina de 11 anos na qual não assimila nada, não consegue guardar numero letras não sei mais o que fazer.

    1. NeuroSaber Responde
  2. O meu filho esta com problemas de aprendizado principalmente a escrita.Ele escreve e junta td e deixa letras pra trás..já nao sei mais oq fazer.

    1. NeuroSaber Responde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *