Educação infantil: a importância da observação em sala de aula

Observar uma criança é essencial para entender e acompanhar o seu desenvolvimento. Confira a importância da observação na educação infantil.

A educação infantil é uma das fases mais importantes da  jornada educacional de qualquer aluno. É nessa fase que iniciamos o processo de formação, onde exige-se cuidados para que a criança cresça e torne-se um cidadão consciente dos seus direitos e deveres.

Observar as crianças é essencial para se ter um bom projeto pedagógico na educação infantil e identificar possíveis dificuldades dos alunos. Nesse caso, o professor é peça fundamental, é ele que acompanha, observa e leva conhecimentos as crianças. Quando o professor é um bom observador, ele consegue selecionar os materiais ideais, planejar atividades adequadas e fazer perguntas que orientem as crianças a entender melhor o mundo que as rodeia.

Leia também: A importância dos professores na educação infantil

Cada criança reage e aprende de forma diferente, por isso, é preciso entender seus interesses, o que mais chama atenção, o que tranquiliza, as relações, a personalidade, tudo isso para que o educador possa analisar e rever suas práticas pedagógicas.

O que observar

Você deve estar se perguntando por onde começar e o que observar, mas a verdade é que você deve observar a criança como um todo. A forma de falar, se movimentar, interagir, temperamento, relacionamento com as outras crianças e com a família.

Por exemplo, se o educador pede uma atividade em classe, ele observa quais alunos ficaram felizes, quais não gostaram da ideia e quais não expressam nada. A partir daí, você consegue analisar diversos pontos na criança.

Desta forma, uma sugestão é fazer a sequência de questionamentos: qual é o projeto pedagógico? Qual é meu planejamento para colocá-lo em prática? Quais resultados pretendo alcançar? A partir disso, é possível criar perguntas que orientem a observação, que nada mais é do que a forma de entender o desenvolvimento de cada criança a partir da proposta e atividades realizadas.

Repasse suas observações

Conversar com coordenadores e com a família sobre o comportamento das crianças é indispensável, até mesmo para ajudá-los a superar dificuldades encontradas. O acompanhamento do desenvolvimento da criança acontece na escola e em casa, por isso, informar aos responsáveis sobre sua evolução é de extrema importância.

Algumas escolas, enviam essas observações por meio da agenda digital, uma forma rápida e segura de manter a conexão entre escola e famílias. Na agenda escolar digital, as informações são enviadas diretamente para o celular do responsável. No aplicativo da Agenda Edu, as escolas informam sobre a rotina dos alunos com resumo diário (onde há o campo das observações), alimentação, saúde, mural de fotos, comunicados, eventos, mensagens diretas e outras funcionalidades que ajudam na comunicação entre escola e família.

Para saber mais sobre a Agenda Edu, clique aqui.

A importância da ambientação da sala de aula

A ambientação da sala de aula tem um papel muito importante no processo de aprendizagem e na observação da criançada. É nela que damos início a aprendizagem, abrimos portas, despertamos a curiosidade e a criatividade.

Além disso, as salas de aulas possuem aspectos determinantes na construção de conhecimentos, autonomia e na convivência com o outro. A a sala de aula precisa ser  um ambiente estimulante para os pequenos, onde eles possam aprender através de atividades lúdicas.

A dica é: busque organizar o espaço infantil de forma que o ambiente proporcione harmonia nos aspectos psicológicos e biológicos da criança. É necessário que a criança sinta-se à vontade e feliz por estar em determinado ambiente, facilitando assim, o contato visual, a identificação de dificuldades e oferecendo à criança segurança e autonomia

Saiba mais em: Saiba como organizar a sala de aula do ensino infantil

O professor é a pessoa mais próxima do aluno na escola, por isso, cabe a ele estar sempre atento e observar os alunos, a fim de identificar pontos positivos, pontos de dificuldades e buscar as melhores soluções para o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, sem esquecer a importância de compartilhar as informações com os responsáveis.

Compartilhe este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *