Ensine seu filho segurar um lápis corretamente

A primeira infância é marcada por descobertas e desafios que toda criança enfrenta. Não só nossos pequenos, mas os adultos também. Cada esforço dos filhos é um reflexo da nossa atitude. Diante de tantas possibilidades, existe uma que está presente na vida de muitos deles: segurar um lápis, seja ele de cor ou (giz) de cera.

O contato inicial sempre será carregado de muita dificuldade, considerando que a criança não havia tido essa experiência anteriormente. Então é preciso ter muita paciência para orientá-la nesta missão.

Como/o que é segurar um lápis corretamente?

A maneira exata de segurá-lo é pela preensão tripóide, quando utilizamos três dedos para pegar o objeto: polegar, dedo indicador e o dedo médio do lápis. Vale ressaltar que enquanto muitos pequenos sentem dificuldades para segurar o lápis, outros não encontram tantos obstáculos, isso considerando a faixa etária dos 3 anos de idade. Aos 4 anos, as crianças já podem ter mais facilidades.

Algo pode interferir nessa habilidade?

Sim, a coordenação motora fina exerce influência na hora em que a criança segura o lápis e decide rabiscar ou a escrever as primeiras palavras. É importante que pais e educadores estejam atentos a uma possível dificuldade na hora de os pequenos pegarem o objeto para desempenhar seus trabalhinhos pedagógicos. A maneira que se dá essa preensão pode dizer muita coisa sobre como está a coordenação do filho/aluno.

Respeite o tempo da criança

É preciso compreender que o fato de segurar um lápis corretamente pode ser o maior desafio para a criança naquele momento. Isso significa que a cobrança é algo que só tende a tornar a prática bastante pesada para o pequeno. A dica é estar sempre disposto a ajudar, de forma tranquila e sempre com docilidade.

Posso treinar em casa?

Na verdade, os treinamentos devem ser encarados como brincadeiras; e nenhuma delas envolve propriamente um lápis ou giz de cera. A finalidade das dicas a seguir é estimular a musculatura dos dedos, importantes componentes para a prática em questão. As sugestões abaixo têm caráter amplamente lúdico:

– Brincar com massinhas ou argilas;
– Montar e desmontar peças (Lego);
– Usar spray com água para acertar um determinado ponto;
– Fantoches;
– Outros.

Quais são as orientações para a criança pegar corretamente o lápis?

É importante que vocês, pais ou educadores, tentem seguir pelo menos uma dessas dicas para proporcionar aos pequenos a maneira exata de segurar o objeto.

– Deixar o lápis em uma posição estável entre o polegar, o indicador e o dedo médio;
– Treinar a coordenação motora fina antes de segurar o lápis;
– Pegar o objeto pela ponta;
– Pulso dobrado suavemente para trás e o antebraço em posição de descanso;

Se o problema o persistir, o que se deve fazer?

Se a criança não conseguir firmar o lápis de forma exata, depois de muitas tentativas, converse com os educadores do pequeno para que eles falem como está o desempenho (neste quesito) dentro de sala. O próximo passo é procurar um psicomotricista para o profissional indicar e trabalhar com seu filho a habilidade de segurar o lápis de maneira correta.

Veja também este vídeo sobre coordenação motora e o que esperar em cada idade:

Já pensou aprender profundamente as Técnicas Psicomotoras que podem otimizar o Desenvolvimento Infantil de uma maneira Lúdica, Encantadora e Eficaz? Em um curso online completo a Lu Brites te ensina tudo sobre Psicomotricidade com fundamentação científica e de forma prática e simplificada.

Resultado de imagem para pepi psicomotricidade

Resultado de imagem para clique aqui e saiba mais

Compartilhe este artigo

Comments 13

    1. NeuroSaber Responde
  1. Desde o ano passado que acompanho as lives e posts de vcs. Meu filho tem 4 anos e 5 meses e segura o lápis de punho fechado✊. Já tentei várias vezes corrigir mas ele sempre volta a segurar errado o lápis. Tem o risco forte e pinta como crianças menores de 2 anos, tipo rabiscando. Além dessa dificuldade, tem tb problema na fala e alimentar. ?? já levei num neuro e não me deu qualquer diagnóstico. Na região que moro sofremos com a falta de especialistas nessa área! Help me!

    1. NeuroSaber Responde
  2. Tenho 48 anos….há pelo menos dez anos….escrevo de modo errado…..devido à um choque térmico. …
    Não consigo deixar o antebraço em descendo qndo escrevo…..sinto dores na musculatura do braço.
    Qual especialistas devo procurar…..ja fiz até Fisioterapia e não adiantou.

    1. NeuroSaber Responde
  3. Yvellise tudo bem? Sou mãe de uma criança hoje com 05 e11 meses com as mesmas características do seu filho, diagnóstico exato não tenho mas trabalho com a possibilidade de autismo isso tem melhorando a vida dele saber respeitar suas dificuldades. Bjs Fica com Deus…

    1. NeuroSaber Responde
  4. Olá,
    meu filho tem 9 anos, está adiantado na escola devido a lei! Apesar disso, vai bem na escola, consegue acompanhar a classe, mas sua escrita é difícil de entender. Como fazer para ajudá-lo? Existem exercícios simples para isso?

    1. NeuroSaber Responde
  5. Help .
    Como estimular ,Davi hj com 8 anos,mal sabe ler ,não tem interesse nenhum faz atividades por fazer.
    Ano passado as notas foram ruins,por conta da medicação Anticonvulsivantes, mas agora já desmamou e estou muito confiante que ele vai recuperar e se sair melhor.
    O que posso fazer para motivar,além do meu empenho, orações…
    Me ajudem.

    1. NeuroSaber Responde
  6. Tenho um filho de 12 anos no 8 ano , a letradele parece de semi analfabeto, estuda desde os 2 em uma boa escola particular, mas ele não segura e nem consegue escrever com o polegar e o indicador segura com o polegar e o dedo médio…
    Também tem dificuldade com tesoura, sabe cortar , mas com uma dificuldade.
    A escola nunca falou nada a respeito…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *