Ensino e aprendizagem: como fazer avaliação à distância

Estamos em meio a pandemia do coronavírus e as escolas estão fechadas. A educação à distância promove uma série de desafios para pais, alunos e professores. Como fazer a avaliação infantil à distância?

A avaliação é essencial no processo de ensino-aprendizagem, pois é através dela que os professores podem saber se seus alunos estão aprendendo. Com o distanciamento social e a educação a distância, é um desafio para os educadores proporcionar experiências educacionais significativas e avaliar o aprendizado das crianças.

O ensino à distância é novidade para muitos professores, alunos e pais e é preciso repensar as práticas educacionais para que ele seja efetivo. A avaliação infantil à distância torna-se ainda mais desafiadora, mas é possível. 

Veja, neste artigo, como fazer a avaliação infantil à distância.

Avaliação infantil à distância

Defina objetivos claros

Se os objetivos educacionais estão bem definidos, fica mais fácil encontrar as ferramentas mais adequadas para avaliação. Selecione algumas dessas ferramentas e perceba qual funciona melhor para você e seus alunos.

Certifique-se de que as ferramentas utilizadas sejam adequadas ao seu objetivo. As ferramentas de vídeo são muito eficazes na avaliação infantil, pois o professor pode pedir aos alunos que produzam um material audiovisual sobre o conteúdo trabalhado.

Da mesma forma, existem algumas plataformas baseadas em jogos, que funcionam muito bem com as crianças.

Escolha a avaliação formativa

Na educação infantil, a avaliação formativa é a mais eficaz, pois permite que o professor avalie o seu aluno ao longo do tempo. Embora você possa escolher quais ferramentas digitais os alunos vão usar na avaliação, é importante incentivar a produção constante de materiais onde possam aplicar o que aprendem.

Você pode pedir aos alunos que enviem vídeos ou fotos em plataformas digitais, assim como pedir capturas de tela depois da realização de atividades. Converse com os pais para passar instruções de como os materiais devem ser produzidos para que possam ajudar os seus filhos.

Dê devoluções sobre o progresso dos alunos 

Ao avaliar o processo de aprendizagem dos alunos, é importante dar um retorno para eles da sua avaliação. Como professor, você pode fazer isso por escrito ou verbalmente, através de vídeos ou gravações de áudios. Outra forma, é reunir os alunos nas aulas online em grupos e dar o retorno para cada grupinho no momento da aula.

Certifique-se que os alunos estão aprendendo com as aulas online

No momento das aulas, o professor consegue perceber se os alunos estão compreendendo o que está sendo ensinado. Sempre que perceber dificuldades de compreensão, será preciso melhorar as instruções e repensar as estratégias.

Nas aulas online, você pode usar os recursos de avaliação formativa da ferramenta que estiver utilizando. Algumas permitem um bate-papo privado, que pode ser útil para se conectar com os alunos individualmente e checar como está a compreensão de cada um deles.

Esses retornos são muito importantes para as crianças, pois orientam o seu processo de aprendizagem. Da mesma forma, o são para os professores, que podem ajustar suas estratégias de ensino às necessidades dos alunos.

Converse com seus alunos individualmente

Conversar com os alunos continua sendo a maneira mais poderosa e significativa de avaliação, mesmo na educação infantil. No ensino à distância, corremos o risco de ficar mais isolados e nas sessões individuais agendadas com os alunos é possível avaliar seu aprendizado e se conectar com eles. 

Além de avaliar o aprendizado do aluno, nessas conversas você pode entender como ele está se sentindo emocionalmente, além de saber com mais precisão como está a experiência do ensino à distância para cada criança.

Como a avaliação infantil à distância é uma novidade para a maioria dos professores, o mais importante é estar aberto a modificar as estratégias de ensino que não estejam funcionando. As crianças pequenas precisam dessa atenção constante do professor e quanto mais puder interagir com elas em vídeos e áudios, mais elas estarão conectadas ao processo de aprendizagem.

Utilize a avaliação infantil para direcionar as suas ações. Todos os pontos levantados são importantes para que você possa dar um retorno para as crianças e ajustar o seu planejamento pedagógico, tornando-o cada vez mais significativo.

Como você faz a avaliação infantil à distância na sua escola? Compartilhe conosco a sua experiência nos comentários e contribua com a discussão!

 

Referências:

ROMISZOSKI, Hermelina Pastor. Avaliação emm Educação a Distância: o desafio de fazê-la útil. Disponïvel em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/045-TC-B2.htm

https://sae.digital/avaliacao-no-ensino-a-distancia/

Compartilhe este artigo

Comments 6

    1. Suporte Neurosaber
  1. O texto foi de grande ajuda para meu conhecimento na prática do dia-a-dia.

  2. Tem sido de grande ajuda para mim, muito obg,por nós trazer essa rica oportunidade tão valiosa.

    1. Suporte Neurosaber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *