Entenda o conceito de Psicomotricidade

Já perceberam como a relação que temos com nosso corpo pode ser muito mais aprofundada? A ciência comprova isso. Afinal, para atestar como o sistema nervoso influencia na construção de uma consciência acerca dos movimentos e de outras habilidades nas pessoas, os estudos são as provas necessárias que confirmam o quão complexo e interessante é o corpo humano.

A psicomotricidade é parte integrante nesse mecanismo, mas vocês sabem conceituá-la?

O que é Psicomotricidade?

Como tratado anteriormente em nossos artigos, a psicomotricidade pode ser considerada uma ciência que visa ao estabelecimento da conexão entre três categorias determinantes na vida de todos nós, são elas: emocional, físico e cognitivo. Vale relembrar que a busca por esse equilíbrio torna possível o aprendizado pedagógico, além do aprimoramento de diversas situações internas e externas ao indivíduo.

A origem do significado de Psicomotricidade

A etimologia de Psimocotricidade é a seguinte: o prefixo grego psico (psyché = alma, espírito) foi atribuído ao estudo da mente humana ao se juntar ao sufixo logo no decorrer da história. A palavra motriz, por sua vez, está relacionada a movimento.

Psi: pode-se dizer que esse pedaço refere-se ao aspecto emocional da pessoa; está ligado ao sentimento da criança.

Co: a sílaba de agora faz referência à cognição, ao processamento das informações recebidas por todos nós.

Motriz: a ideia de movimento e força está nessa parcela, representando um dos itens mais importantes para o desenvolvimento do pequeno.

Idade: etapa de vida de todos nós.

A Psicomotricidade e o desenvolvimento da criança

A educação psicomotora é de extrema importância para o progresso da criança ao longo de seu crescimento. Ela atua, além da maneira mencionada (educativa), de forma preventiva a partir do momento em que lida com o corpo humano como um ser indivisível, ou seja, leva-se em conta o corpo, o movimento e o aspecto subjetivo de cada indivíduo em seu respectivo ritmo.

Há que ressaltar o papel da Psicomotricidade no ato de educar a mente e o corpo simultaneamente no momento da formação da personalidade. A Psicomotricidade é responsável pela melhora gradual no desempenho do aluno, capacitando-o a se desenvolver cada vez mais a partir de seu potencial motor.

Isso auxilia para que o pequeno aumente seus recursos frente aos desafios surgidos na vida escolar, no dia a dia do ambiente doméstico e em outras etapas de sua autonomia.

Alguns objetivos da Psicomotricidade

Vamos relembrar quais são os principais objetivos da psicomotricidade, assim como abordados em outros artigos da Neurosaber. Confira abaixo:

  • Estimular a coordenação motora de acordo com o objetivo desejado da criança; coordenação motora fina e grossa;
  • Induzir a capacidade de percepção por meio do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal;
  • Motivar as crianças na descoberta de suas expressões, além de impulsionar a ação criativa e da emoção;
  • Rolar, engatinhar, andar com um pé só, andar para os dois lados, pular, fazer cambalhota, brincadeiras com os dedos, entre outras;
  • Trabalhar a comunicação para a interação social;
  • Estabelecer a consciência e o respeito ao espaço de outras pessoas;
  • Reforçar a valorização da autoestima e da identidade própria;
  • Desenvolver a capacidade sensorial em relação ao ambiente externo;
  • Induzir a confiança em si mesma (na criança);
  • Algumas atividades que desenvolvem a psicomotricidade.

Brincadeiras como elementos indispensáveis na Psicomotricidade

Estimular o aspecto psicomotor não precisa ser algo maçante para as crianças. Essa prática pode ser treinada através de atividades lúdicas e que despertarão nos pequenos o interesse por desenvolver seus movimentos com base na consciência e na percepção de cada uma delas.

 

Luciana Brites Psicomotricista

 

Compartilhe este artigo

Comments 6

  1. Ótimo seus artigos, fico muito feliz em conhecer pessoas tão sábias e apaixonadas pelo que fazem, que Deus abençoe sua vida e de seu esposo.

    1. Suporte Neurosaber
  2. Excelente artigo, como todos os outros que vocês postam. Agradeço imensamente, por vocês compartilharem esses saberes conosco, nos ajudam muito ampliam nossos conhecimentos. Sucesso sempre!!

    1. Suporte Neurosaber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *