Hiperlexia: como melhorar a compreensão em crianças

Você já percebeu se seu filho ou filha consegue ler muito antes de outras crianças? No entanto, tal habilidade não se refere à facilidade com a leitura, algo que deve ser valorizado, mas a um fator mais sério e que requer acompanhamento: a hiperlexia. Diante de muitas dúvidas levadas aos consultórios, vamos relembrar algumas informações importantes.

Do que se trata?

A hiperlexia é um transtorno de linguagem e de comunicação. Ela pode ser caracterizada a partir da facilidade que o pequeno tem de identificar palavras impressas. Por outro lado, o que pode simbolizar um progresso é motivo de preocupação para os pais. Tudo isso porque a criança encontra dificuldades para a comunicação oral, influenciada diretamente pelo déficit no processamento de linguagem.

A interação social também é um aspecto que fica prejudicado, pois os pequenos tendem a se relacionar com outras crianças de maneira dificultosa devido à limitação de sua linguagem, seja ela receptiva ou expressiva.

Além disso, podemos lembrar que o pequeno é apegado a rotinas. Nem tudo chama a sua atenção, exceto aquilo que desperta seu interesse (assuntos restritos, por exemplo). Portanto, nem todas as atividades atraem sua atenção.

Como é feito o diagnóstico?

Considerando que a criança demonstra uma habilidade precoce da leitura, o caso deve ser olhado com mais atenção. Sendo assim, os pais levam os pequenos a uma consulta médica para que o profissional possa analisar o caso. Com base nos relatos dos adultos e na observação, o especialista (na maioria das vezes um neuropediatra ou neurologista) vai direcionar suas constatações.

Tão logo o diagnóstico é confirmado, o profissional analisará o caso para saber quais as intervenções serão necessárias para o paciente. É muito provável que uma equipe multidisciplinar também exerça um papel importante para o tratamento do pequeno com hiperlexia. A presença de fonoaudiólogos é indispensável nesse tratamento.

Dicas para melhorar a compreensão das crianças

Como vocês viram, a hiperlexia precisa ser acompanhada de perto por um especialista e por uma equipe multidisciplinar. Veja o que pode ser feito para contribuir no desenvolvimento dos pequenos. Essas dicas estão presentes em um artigo anterior sobre a temática.

  • Solicitar ajuda a uma equipe que ofereça intervenções multidisciplinares. Vale ressaltar que desta forma haverá inúmeras possibilidades de os profissionais trabalharem os pontos que precisam ser desenvolvidos. Isto é válido tanto na vida escolar quanto familiar;
  • Vale reiterar que na escola pode haver uma atitude bastante útil para ajudar a criança com Hiperlexia: integrá-la à turma regular de alunos, adaptando o ambiente para recebê-la (lembrando que tanto o pequeno que tenha Hiperlexia quanto seus colegas devem tirar um proveito com essa convivência: o respeito às diferenças);
  • Relembrando que dentro do tratamento citado pela equipe de especialistas é importante mencionar a presença de fonoaudiólogos, tamanho o desafio que os pequenos encontram com a linguagem oral em detrimento das palavras impressas. É relevante que eles consigam dominar a oralidade;
  • Os dispositivos eletrônicos são outros grandes atrativos para os baixinhos, uma vez que a criança com a Hiperlexia tem um estímulo visual bastante aguçado. Os tablets, por exemplo, contam com jogos educativos que tendem a atrair a atenção da criança e contribuem de maneira significativa o trabalho dos pontos que mais necessitam ser desenvolvidos.
  • Alguma atividade dada pela fonoaudióloga pode ser explorada no ambiente doméstico, como em brincadeiras, para citar apenas um exemplo.

 

Dr Clay Brites

Compartilhe este artigo

Comments 2

  1. Estou amando conhecer melhor este universo da aprendizagem ou da não aprendizagem. Sou formada em pedagogia exercendo a função de coordenador pedagógico, meu sonho é fazer no mínimo uma pós graduação com vocês. Tem essa possibilidade?

    1. Suporte Neurosaber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *