Jogos lúdicos para estimular a criança por meio da psicomotricidade

A psicomotricidade é um termo que está ligado a fatores imprescindíveis na vida uma pessoa: da coordenação motora às funções psíquicas. Importante ressaltar que desde a mais tenra infância esse estímulo deve ocorrer, seja em casa ou no ambiente escolar. O que importa é que em todos os ambientes as crianças precisam ser apresentadas a esses incentivos.

Os jogos lúdicos exercem total influência na vida dos pequenos, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento infantil. Tais jogos podem ser aplicados desde o primeiro contato da criança com os objetos. Portanto, é importante frisar que é imprescindível a presença de um adulto por perto.

Um detalhe que não pode passar despercebido é o fato de as atividades lúdicas precisarem de incentivo com objetos que despertem interesse na criança.

Veja abaixo como os jogos lúdicos e as atividades complementares podem auxiliar o pequeno:

Pintura
A pintura por si só é uma atividade de muita utilidade, pois além da criança desenvolver sua coordenação motora, ela também vai exercer sua criatividade.

Pular corda com colegas
Os movimentos feitos durante essa brincadeira extremamente prazerosa é responsável por estimular a coordenação motora grossa. Como todos sabem, os braços, as pernas e os pés são os maiores beneficiados.

Amarelinha
A atividade promove o desenvolvimento dos movimentos e do raciocínio lógico da criança. A amarelinha é essencial na vida de um pequeno, mas é importante salientar que antes dos 5 anos o pequeno não tem ainda tanta firmeza nas pernas. É aconselhável, então, que somente crianças maiores brinquem.

Jogar bola
Nada mais válido que estimular a prática de jogos lúdicos que fazem parte da infância de muita gente. O ato de jogar bola tem total influência no desenvolvimento dos músculos e do corpo inteiro. Lembrando que qualquer brincadeira que envolva bola, não só o futebol.

Colorir
Toda criança adora colorir e esta atividade é muito importante para o desenvolvimento da coordenação motora e da percepção da criança com o espaço em que está inserida. Uma folha de papel e uma caixa de lápis de cor são ótimos componentes também para o estímulo a criatividade do pequeno.

Jogos lúdicos em plataformas digitais
Os smartphones, tablets e outras tantas ferramentas digitais são essenciais para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos pequenos. Há diversos aplicativos voltados justamente para essas questões pedagógicas e, claro, para a psicomotricidade também.

Benefícios para a vida toda
Além de fazer bem para a psicomotricidade, tais atividades podem significar um ganho imensurável na vida de uma pessoa, pois elas desenvolvem também a interação social. Uma criança que pratica essas brincadeiras tende a fortalecer sua percepção das coisas que estão ao redor e ser mais feliz. Outro detalhe que vale a pena frisar é quanto à coordenação do corpo.

Como todos já sabem, a escola exerce um papel extremamente importante na aplicação de jogos lúdicos para o estímulo da psicomotricidade da criança. Em casa também, os pais podem trabalhar isso dando aos pequenos algumas brincadeiras que estimulem o seu desenvolvimento.

Compartilhe este artigo

Comments 12

  1. Pingback: Dislexia: como estimular a leitura com jogos - NeuroSaber

  2. Pingback: Sugestões de Jogos Matemáticos - NeuroSaber

  3. A IMPORTÂNCIA QUE EXISTE NA DINÂMICA, NOS LEVA A CRIAR FORÇA PARA PROSSEGUIRMOS. GOSTARIA DE RECEBER MAIS CONTEÚDO COMO: DINÂMICAS EDUCACIONAL

    1. NeuroSaber Responde
  4. Amo todas as postagens, artigos e neurolive, apenas não consigo acessar os slide. O que devo fazer para conseguir esses materiais para estudo.

    1. NeuroSaber Responde
  5. Excelentes informações! Brincadeira, diversão e aprendizagem fundamentais p o desenvolvimento das crianças.

    1. NeuroSaber Responde
    1. NeuroSaber Responde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *