Formação para Professores

O que é importante para a formação dos professores para crianças de 0 a 6 anos

A educação é algo que tem se mostrado cada vez mais indispensável em nossas vidas. Pessoas de todas as faixas etárias podem ser vistas em salas de aulas. O conhecimento nos permite uma série de coisas que possibilitam a liberdade de pensamentos. Sendo assim, a formação de professores tem sido realizada de forma mais multidisciplinar do que era realizada há alguns anos, justamente para potencializar esse aspecto híbrido que a educação tem mostrado.

Dinamicidade: um ponto importante

A maneira pela qual os educadores estão sendo preparados diz muito sobre a demanda dos alunos. Talvez o que explique isso seja a dinamicidade vivenciada pelos estudantes, que cada vez mais têm associado a tecnologia ao modo de vida. No entanto, o grupo que será tratado aqui ainda não está incluído em tal demanda, o que torna a formação dos professores menos dinâmica, correto? Errado.

As crianças de 0 a 6 anos continuam com o mesmo perfil, mas os educadores precisam ser dinâmicos e utilizar todos os aspectos necessários para contribuir com o desenvolvimento dos pequenos. O artigo de hoje trará justamente essa abordagem: o que é importante para a formação dos professores que ensinam para essa faixa etária.

Multidisciplinaridade: desenvolvimento na educação infantil

Esse quesito é um dos principais para os educadores da educação infantil do contexto atual, pois cada aluno chega à sala de aula com uma vivência diferente. Isso obriga o profissional a buscar maior qualificação para estar pronto diante de alguma situação ‘nova’.

Além disso, mesmo que suas aulas não utilizem elementos que exijam raciocínio lógico ou afins, as próprias atividades lúdicas podem passar por alguma adaptação de forma que seja responsável por agregar diferentes áreas e, assim, impulsionar o desenvolvimento. Outro detalhe é que quando estão maiorzinhas, elas se sentirão ainda mais atraídas pelas atividades escolares.

Capacitação para receber alunos de diferentes contextos

Está cada vez mais urgente a necessidade de professores se prepararem para receber crianças com diferentes perfis. Hoje em dia, podemos presenciar em uma sala de aula pequenos que convivam com algum transtorno neurobiológico, algum distúrbio ou outra condição onde seja preciso a flexibilidade dos educadores frente à demanda apresentada pelos baixinhos.

Professores devidamente capacitados não são pegos de surpresa quando têm que receber um aluno que apresente uma determinada característica diferente dos demais alunos. Por isso, essa capacitação tem se tornado algo necessário para a formação dos professores.

Amor pelo que faz e pelas crianças

Pode parecer algo extremamente óbvio, mas sem dúvida que o amor pelo que se faz e pelos pequenos é obrigatório. Ao entrar em uma sala de aula, as crianças estão entregues ao profissionalismo e à dedicação dos educadores e de seus auxiliares.

Quando a professora ensina o ‘be-a-bá’ ou orienta alguma atividade, ela deve passar toda a paciência e o preparo a fim de conquistar a confiança dos alunos e possibilitar o desenvolvimento de aspectos imprescindíveis para eles. Até mesmo o tom de voz empregado é determinante para o bom andamento do convívio e das tarefas repassadas. Sendo assim, o apreço pela própria profissão e pelos alunos é essencial.

O que pode ser desenvolvido na educação infantil? 

A formação dos professores é importante também para ensinar competências extremamente indispensáveis para o desenvolvimento dos pequenos, a saber: a psicomotricidade, o aspecto cognitivo, a iniciação da linguagem (de forma que já possa ser direcionada ao seu uso de forma mais direcionada), a escrita, a leitura, etc.

Como vocês puderam ver, a educação infantil é algo que precisa de professores que detenham alguns requisitos que fazem toda diferença na vida da criança e no futuro que ela terá.

 

Compartilhe este artigo

Comments 2

  1. Obrigada por compartilhar conosco esses assuntos importantes,
    na área da educação.
    Sou professora de educação infantil e gosto de estar sempre buscando algo novo.
    Um abraço
    Janete Bastos

    1. Suporte Neurosaber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *