O que é pior para a evolução escolar de pacientes com TDAH: o déficit de atenção ou a hiperatividade?

Em recente artigo de revisão publicado na Creative Education, onde foram avaliados 376 artigos relacionados a fatores que influenciam a evolução e o sucesso acadêmico em pacientes com TDAH,  os autores concluíram que dentre os sinais-alvo do transtorno, o Déficit de Atenção é o sintoma do TDAH que mais restringe e aumenta o risco de fracasso na escolarização e na carreira acadêmica.

Dentre as variáveis avaliadas,  a desorganização global e os repetidos fracassos apresentados por estes jovens na realização de atividades escolares, como déficits em habilidades específicas, empobrecimento na capacidade de adquirir novas habilidades, baixo auto-conceito e baixa auto-estima. Além disto, esta população tem maior risco de desenvolver sintomas depressivos, o que intensificaria a baixa performance e prejudicaria ainda mais sua interação social.

Esta evidência contrasta com a ideia geral de que a hiperatividade do TDAH seria o “vilão” principal dos processos escolares e ressalta a importância de se identificar precocemente o Déficit de Atenção. Vários trabalhos vêm também cada vez mais colocando esta medida como uma importante prevenção frente à evasão escolar.  Para mais informações, acesse.

Compartilhe este artigo

Comments 2

  1. Sou professora de um 4° ano e na turma tenho um aluno de 8 anos com TDAH. Tenho realizado muitas dicas daqui com ele, a situação é que ele não dá conta de copiar do quadro atividades. Seus cadernos estão ficando incompletos, na oralidade é um e na hora de registrar não consegue. Na maioria das vezes o que copia faz fora da linha. A dúvida é a seguinte: dígito, copio as atividades ou ele terá que aprender a registrar?

    1. NeuroSaber Responde

      Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas a todas as suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!

      http://www.neurosaber.com.br

      http://www.neurosaber.com.br/artigos

      http://www.neurosaber.com.br/videos

      https://institutoneurosaber.com.br/cursos/

      https://www.facebook.com/institutoneurosaber/

      https://www.facebook.com/neurosaber/

      Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCghJZXv-Cg90zgdeTZCt_-A

      FanPage : Neurosaber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *