O que é psicomotricidade?

A palavra psicomotricidade significa o que para vocês, leitores? Provavelmente, ela não é tão inédita em seu vocabulário, mas para conceituar pode ser um pouco confuso. De qualquer forma, vale uma curiosidade: o prefixo grego psico (psyché = alma, espírito) foi atribuído ao estudo da mente humana ao se juntar ao sufixo logo no decorrer da história. A palavra motriz está relacionada a movimento.

A associação de palavras acima nos dá uma determinada dimensão: psicomotricidade pode ser definida em dois aspectos que se interligam, vejamos:

– psicomotricidade¹: é a ciência cujo objeto de estudo é o indivíduo através de seu corpo, relacionando-o ao seu ambiente externo e interno. Entretanto, tudo isso considerando o movimento como aspecto fundamental;

– psicomotricidade²: ação do sistema nervoso central responsável pela criação de uma consciência no indivíduo acerca dos movimentos que realiza por meio de parâmetros como a velocidade, o tempo, o espaço e a percepção própria da pessoa.

A psicomotricidade no cotidiano

Ambos os conceitos estão certos e são completamente úteis na vida de uma criança que precisa desenvolver essas habilidades. Na verdade, o especialista da área é o profissional mais indicado para oferecer um conjunto de atividades destinado ao bem-estar do pequeno. O psicomotricista estabelece uma agenda de tarefas elaboradas individualmente para cada caso, uma vez que as demandas são exclusivas.

Toda criança precisa de um acompanhamento com psicomotricista?

Na verdade, não necessariamente. No decorrer da infância, o pequeno desenvolve seus movimentos aliados à noção sensorial, afetiva e intelectual. O aspecto cognitivo é crucial nesse processo. Enquanto muitos já desempenham tudo isso de forma natural, outros devem promover tais práticas por meio de estímulos. Aí está a importância do psicomotricista.

A psicomotricidade na escola

O ambiente escolar é um dos lugares mais desafiadores para crianças e educadores. Dentro de sala de aula existem várias atividades que procuram atrair o lúdico com o pedagógico, impulsionando os estudantes a aprimorar cada vez mais pontos determinantes para sua vida, como a coordenação motora.

A psicomotricidade em casa

Dentro de casa também há espaço para desenvolver as habilidades pertinentes a este aspecto. É importante que os pais estejam por dentro das orientações do especialista para executar algumas tarefas em casa.

Alguns objetivos da psicomotricidade

  • Induzir a capacidade de percepção por meio do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal;
  • Motivar as crianças na descoberta de suas expressões, além de impulsionar a ação criativa e da emoção;
  • Estabelecer a consciência e o respeito ao espaço de outras pessoas;
  • Estimular a coordenação motora de acordo com o objetivo desejado da criança; coordenação motora fina e grossa;
  • Reforçar a valorização da autoestima e da identidade própria;
  • Desenvolver a capacidade sensorial em relação ao ambiente externo;
  • Induzir a confiança em si mesma (na criança);
  • Trabalhar a comunicação para a interação social;
  • Algumas atividades que desenvolvem a psicomotricidade
  • Rolar, engatinhar, andar com um pé só, andar para os dois lados, pular, fazer cambalhota, brincadeiras com os dedos, entre outras.

Já pensou aprender profundamente as Técnicas Psicomotoras que podem otimizar o Desenvolvimento Infantil de uma maneira Lúdica, Encantadora e Eficaz? Em um curso online completo a Lu Brites te ensina tudo sobre Psicomotricidade com fundamentação científica e de forma prática e simplificada.

Compartilhe este artigo

Comments 7

  1. Sou coordenadora de Inclusão na secretaria de Educação Municipal de minha cidade e tenho que aprender muito sobre a inclusão educacional.

    1. NeuroSaber Responde
  2. Qual.o valor,carga horaria do curso.
    Vou inaugurar minha sala de Integracao Sensorial/Psicomotricidade.
    Vc tem mto conhecimento,te admiro demais.

    1. NeuroSaber Responde
    1. NeuroSaber Responde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *