Os melhores exercícios para Trabalhar na Educação Infantil

A educação infantil é um período elementar no desenvolvimento das crianças. Existe uma série de atividades que impulsionam os pequenos a descobrir novos espaços e novas sensações. A experiência na escola é uma fase de enorme aproveitamento diante de brincadeiras educativas e exercícios que fazem toda a diferença no desempenho dos alunos frente aos desafios surgidos no bojo da vida acadêmica.

Vejam então quais são os melhores exercícios ou atividades que auxiliarão as crianças nessa jornada. Estão prontos? Então não deixem de anotar nenhuma de nossas dicas. As crianças vão simplesmente adorar.

Colagens: uma excelente forma de estabelecer a concentração

É importante que você deixe o pequeno livre para realizar suas escolhas acerca das imagens que mais gostou. A partir disso, oriente-o a colar as figuras em uma folha de papel. O próximo passo é perguntar a ele o que motivou tal escolha. Este ato induz a criança à concentração e a formulação de seus argumentos.

Brincadeiras com quebra-cabeças

Essa brincadeira é ideal por se tratar de uma atividade extremamente eficaz para o cérebro. O ato de induzir a criança a montar as peças proporciona um motivo e tanto para que o raciocínio lógico do pequeno consiga ser trabalhado de maneira muito eficiente. O interessante é que os quebra-cabeças vendidos hoje estão muito mais interativos, pois apostam em cores mais vivas para estimular as crianças.

Recortes de papel

Dentro dos exercícios indicados para a educação infantil nós temos o recorte como uma prática infalível. Afinal, a coordenação motora fina é trabalhada nesse caso com total precisão. Ao longo dos anos, a habilidade da criança vai se aperfeiçoando. Isso proporciona ao pequeno certa autonomia, mas antes é preciso ter o auxilio do educador.

Jogos que usam sequência lógica

Outra brincadeira muito importante é o jogo de sequência lógica. Ele é constituído por figuras que procuram representar a ordem de uma cena, por exemplo. Em sendo assim, o jogo tem por objetivo a estimulação necessária para que as crianças consigam colocar as figuras na ordem exata para que assim façam sentido ao que foi proposto inicialmente.

Ludo: uma proposta que impulsiona a estratégia

Esse jogo é ideal para crianças por oferecer a elas a oportunidade de estabelecer estratégias. O ludo também pode dar ao pequeno a percepção do outro colega e o melhor: proporciona a todos eles a tolerância com as frustrações (quando um competidor ganhar).

Aplicativos que elaboram o raciocínio lógico da criança

Existem diversos aplicativos voltados para tablets, smartphones e Iphones cujo estímulo se dá através da capacidade pedagógica do pequeno com atividades que variam desde a escrita até o raciocínio lógico, aspectos imprescindíveis para o desenvolvimento dos pequenos durante a educação infantil e as etapas futuras.

Juntando o útil ao agradável

Todas essas dicas ideais para promover uma série de benefícios nos pequenos, pois unindo a prática de tais exercícios ao ambiente escolar, a criança consegue estabelecer formas de melhorar habilidades e aumentar o seu círculo social. É isso mesmo, quanto mais as crianças praticam essas tarefas, maior pode ser a interação com seus coleguinhas de sala.

No entanto, há formas de se trabalhar esses aspectos em casa também. Afinal, os pais e as mães podem criar brincadeiras que impulsionem as habilidades cognitivas, sensoriais e sociais de seus filhos. Até vocês podem entrar no clima e brincar junto com eles.

 

Luciana Brites Psicomotricista

Compartilhe este artigo

Comments 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *