Os principais tipos de problemas de aprendizagem

O percurso pedagógico é desafiador para praticamente todas as pessoas. Sempre haverá um obstáculo, por menor que ele seja na vida dos alunos. No entanto, precisamos ter em mente que a recepção do conteúdo dado pode variar de maneira completamente diversa, uma vez que existem aspectos multifatoriais em jogo; e que podem delinear as situações apresentadas pelos estudantes.

Os problemas de aprendizagem constituem apenas uma parte desse rol de características e motivos que levam uma pessoa a manifestar os sintomas do grupo de distúrbio que fora mencionado.

Provavelmente, um desses problemas de aprendizagem não é mais novidade para você. Isso se explica pelo fato de muitas pessoas serem diagnosticadas com eles, uma vez que os pais e os professores têm se informado mais a respeito deles. Sendo assim, vamos relembrar abaixo quais são os tipos mais comuns que os responsáveis pelas crianças relatam e aqueles que os profissionais identificam com certa regularidade.

A dislexia e os desafios para a leitura e a escrita

A dislexia está relacionada à funcionalidade do cérebro. Ela é responsável por gerar problemas nos circuitos e conexões cerebrais. Além disso, um dado importante é que essas áreas não se desenvolvem de forma correta. Isso é responsável por levar a uma insuficiência de ligações entre as áreas incumbidas pela formação das habilidades de leitura e escrita.

Para ficar mais claro, vale explicar que é como se a criança passasse a ter muita dificuldade para adquirir a capacidade de raciocinar, memorizar, entender e interpretar conteúdos que são apresentadas pelas competências citadas acima (leitura e escrita).

Interessante lembrar que as causas da dislexia estão geralmente ligadas a problemas estruturais, problemas didáticos, problemas culturais, falta de estímulos da família; situações sociais, como um nível socioeconômico inadequado; alfabetização deficitária, entre outros.

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e os problemas de aprendizagem

O TDAH é outra condição que deve ser sempre levada em conta; afinal, quando a criança não recebe as intervenções adequadas, ela tende a manifestar com mais intensidade seus principais sintomas, a saber:

– Desatenção frequente em situações do cotidiano (obrigatórias e lúdicas);

-Dificuldade para seguir instruções ou finalizar o que devia (alguma tarefa);
– Não ter paciência de esperar o outro terminar as atividades e querer passar na frente;
– Ficar distraído por estímulos externos e não prestar atenção ao que se passa dentro do contexto ao que está inserido;
– Perder objetos que fazem parte de alguma função rotineira;
– Bater mãos e pés quando precisa ficar parado;

– Não se familiarizar com atividades que peçam raciocínio ou atenção (atividades que necessitam de esforço mental);

– Levantar-se da cadeira a todo instante (inquietação total).

A Discalculia e os problemas de aprendizagem relacionados aos números

 A Discalculia pode ser definida como um tipo de problema de aprendizagem cuja característica principal é marcada pela incapacidade de pensar, refletir, avaliar ou raciocinar dinâmica ou tarefas que envolvam  números ou conceitos matemáticos.

A situação é séria e não é resolvida com simples aula de reforço. A Discalculia faz até mesmo com que a criança não associe o nome de um número ao algarismo correspondente. Pensar dentro da perspectiva numérica é algo de difícil realização para essas pessoas.

Situações que precisam ser acompanhadas de perto

Embora os problemas de aprendizagem não afetem de forma completa a cognição da criança e do adolescente (sim, eles são muito inteligentes para a execução de outras atividades), os pais devem procurar auxílio o quanto antes a fim de estabelecer o tratamento adequado a seus filhos.

Vale lembrar que os professores também exercem um papel fundamental na identificação dos primeiros sinais, já que eles estão diretamente ligados aos afazeres e desafios pedagógicos.

 

 

Compartilhe este artigo

Comments 5

  1. Gostaria muito de receber esse material e também material referente a DPAC.

    1. Suporte Neurosaber

      Olá Sandra ,
      Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas a todas as suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!

      YouTube Neurosaber: https://www.youtube.com/neurosabervideos

      Facebook Neurosaber: https://www.facebook.com/neurosaber

      Instagram Neurosaber: https://www.instagram.com/neurosaberoficial

      Blog Neurosaber: https://neurosaber.com.br/artigos

      Facebook Entendendo Autismo: https://www.facebook.com/entendendoautismo

      Instagram Entendendo Autismo: https://www.instagram.com/entendendoautismo

      Blog Entendendo Autismo: http://entendendoautismo.com.br/artigos

  2. Trabalho com crianças e adolescentes no CRAS em Pesqueira-Pe e me deparo sempre com diversos problemas de aprendizagem.

    Seria possível enviar esse material?

    1. Suporte Neurosaber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *