Afinal: Medicar é preciso??

O estudo a seguir investigou os efeitos do tratamento para Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) com o uso de estimulantes em crianças. Para o estudo, foram analisadas todas as crianças matriculadas em escolas da Islândia por três anos e comparados os desempenhos entre aquelas sem TDAH, aquelas com TDAH não medicadas, e aquelas que receberam medicação para o transtorno. …

Quando o achismo sobrepuja a Ciência

Cenas de uma história real que chateiam e entristecem… O adolescente que acompanho desde a primeira infância…. A família mesmo com todos os problemas que sempre procurou orientação para um comportamento agressivo, impulsivo e com humor oscilante. O uso de medicamento e a psicoeducação mesmo que de forma irregular sempre segurou esse jovem que em determinados momentos parecia um caminhão …

Afinal….. o que falta na minha cabeça tia? O que é Dislexia???

Atendia a Mariana (nome fictício obviamente), ela foi encaminhada por ter grandes dificuldades de Leitura e Escrita desde a alfabetização… uma menina muito tímida, mas extremamente sensível! Quando ela chegou para atendimento já tinha começado ser atendida desde os 7 anos e chegou para eu atender aos 10. Ela percebia sua dificuldades…. percebia que tinha que se concentrar muito mais …

Alfabetização no Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Hoje começaremos nosso blog com um assunto bem polêmico!! Alfabetização no TEA, como acontece?? Bem em primeiro lugar temos que avaliar o nível cognitivo, psicopedagógico e funcional, pois cada quadro dentro do TEA é singular e deve ser tratado com particularidade. Torna-se importante ver se dentro daquela pessoa com TEA a alfabetização é o aspecto mais importante!! Muitas vezes as …

E Nasce a NeuroSaber

Quem conhece a nossa história sabe o quanto gostamos de Compartilhar Conhecimentos…. e tudo nasceu da necessidade que percebíamos no nosso dia-a-dia, na nossa rotina de consultório.Ao atendermos uma crescente demanda de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem ou problemas comportamentais, começamos a perceber a importância do trabalho Multidisciplinar, já que a dimensão humana é muito complexa e precisa de …

Desenvolvimento da Linguagem

“O que é linguagem verbal? É a linguagem que precisa usar códigos gráficos ou sonoros por meio da fala, das palavras, letras e também dos números. A linguagem não-verbal não se utiliza dos meios gráficos, É quando a comunicação é feita através de gestos faciais, orais, corporais; vocalizações, atitudes rítmicas, música, tom de voz e dramatização”.Veja no Youtube ou na nossa …

Diagnosticando o TDAH

A falta de informação tem sido o maior obstáculo para o diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A ausência de dados cientificamente consolidados com comprovação isenta de interesses ideológicos no setor público e na mídia tem gerado informações claudicantes e preconceituosas. Estes pacientes existem e não estão sendo identificados e corretamente tratados.     CLIQUE NA …

O desenvolvimento da criança e seus efeitos na escola

O desenvolvimento da criança e seus efeitos na escola

A aprendizagem escolar começa e vai se edificando desde o útero materno. Parece uma afirmação descabida mas é perfeitamente aplicável quando falamos e discutimos assuntos correlacionados aos processos de aquisição de aprendizagem infantil.   CLIQUE NA IMAGEM PARA BAIXAR  

Dislexia

Dislexia

Uma criança com grandes dificuldades de leitura e escrita em idade em que tal situação é inadmissível (por exemplo, a partir dos 9 anos), pode nos levar a estranhar a ponto de nos perguntarmos o que pode estar acontecendo, principalmente se ela for inteligente e viver em ideais condições sócio-culturais, não é mesmo? CLIQUE NA IMAGEM PARA BAIXAR  

Photovoice e Autismo no paciente jovem: uma intervenção promissora!

Você sabe o que é Photovoice e no que ele pode ajudar em pacientes com Autismo? O Photovoice é um método de inserção social que envolve o uso de fotografias pessoais, das famílias envolvidas e de comunidades e estas são narradas  por alguém que viveu naquelas imagens ou convive com aquela realidade ilustrada. Tem sido usado para reinserção de famílias …

Dificuldade em esperar recompensas no cotidiano: um problema para obesos e portadores de TDAH

Pesquisas têm demonstrado cada vez mais que a dificuldade em esperar recompensas, gratificações e o cumprimento de expectativas positivas frente a atividades do cotidiano unem pacientes obesos e portadores de TDAH.  Tanto um grupo quanto o outro apresentam problemas em tentar se controlar quando querem algo ou almejam atingir logo um objetivo. A busca desenfreada por urgente gratificação costuma levar …

O que é pior para a evolução escolar de pacientes com TDAH: o déficit de atenção ou a hiperatividade?

Em recente artigo de revisão publicado na Creative Education, onde foram avaliados 376 artigos relacionados a fatores que influenciam a evolução e o sucesso acadêmico em pacientes com TDAH,  os autores concluíram que dentre os sinais-alvo do transtorno, o Déficit de Atenção é o sintoma do TDAH que mais restringe e aumenta o risco de fracasso na escolarização e na …