TDAH e Transtorno Bipolar: quais as diferenças?

No processo de investigação de transtornos neuropsiquiátricos é muito comum a dificuldade em diferenciá-los ao se avaliar uma criança ou um adolescente trazido pelos pais desesperados por uma orientação ou por um direcionamento terapêutico. Na fase adulta da vida estas diferenças ficam mais nítidas e claras, mas na fase de desenvolvimento a linha que os delimita é muito tênue e …

Sinais de Distúrbios de Aprendizagem na Educação Infantil e Pré Escola

A exemplo de outros transtornos de desenvolvimento, como o Autismo e o TDAH, os Distúrbios ou Transtornos de Aprendizagem (TA) devem ser detectados precocemente a fim de reduzir, quão cedo possível, as dificuldades e/ou déficits de pré-requisitos cognitivos nestas crianças para que se encontrem aptas no seu desenvolvimento para iniciarem o processo de aprendizagem da leitura, escrita e matemática. É inquestionável …

Brincadeiras simples para desenvolver coordenação motora das crianças

Ouve-se com frequência nos consultórios: “Doutor, estou preocupado com o futuro de meu filho na escola e gostaria, desde já, de comprar brinquedos que poderiam estimular mais cedo habilidades que o preparem para chegar mais apto para a aprendizagem escolar. O que devo fazer? Quais brinquedos posso adquirir?”.   Esta dúvida cerceia com muita frequência as angústias dos pais que querem …

O que é a Síndrome de Angelman?

Você já ouviu falar em Síndrome de Angelman? Muita gente não. Infelizmente, o distúrbio não é tão divulgado na imprensa, embora sua incidência seja considerável e merecesse sua devida atenção. A Síndrome de Angelman é conhecida como um distúrbio que provoca, entre várias coisas, Deficiência Intelectual. Aqui vocês podem se informar mais. Quais são as características? • Características faciais distintivas: …

O uso de Metilfenidato no tratamento de crianças e adolescentes com Dislexia e TDAH

Clay Brites Neuropediatra Doutorando em Ciências Médicas (UNICAMP) Integrante do DISAPRE-UNICAMP Speaker e co-fundador da Neurosaber   O metilfenidato (Ritalina, Ritalina LA e Concerta) é uma medicação psicoestimulante que age aumentando os níveis de dopamina e noradrenalina em suas respectivas vias neuronais e tem o efeito de aumentar a atenção seletiva e sustentada e a memorização de pacientes com TDAH. …

Distúrbio do Processamento Auditivo Central e TDAH

A associação entre distúrbio de processamento auditivo (DPA) e TDAH é relativamente comum. Muitos pacientes com uma destas condições também apresenta a outra. Diferenciá-las é muito importante durante o processo de investigação de problemas de aprendizagem, baixo rendimento escolar e alterações de comportamento, pois ambas podem levar ao fracasso social e acadêmico e devem ser, o mais cedo possível, diagnosticadas. …

TDAH: Dificuldades de Aprendizagem na Escola

O que o TDAH e a dificuldade de aprendizagem têm a ver? Muitos pais e profissionais se perguntam isso, mas antes é importante saber como funciona o ambiente da escola. Esse espaço é sistematizado, organizado; as informações dentro do meio escolar são estritamente articuladas e apresentam um grau de complexidade que vai do simples para o mais denso. O que …

Como estimular o raciocínio lógico infantil?

As crianças impõem desafios aos pais, educadores e médicos. Tudo isso surge como uma demanda dos pequenos. O raciocínio lógico infantil é uma dessas tarefas que nós, adultos, precisamos lidar. Mas a pergunta que fica é como fazer para estimularmos esse importante passo na vida deles, inclusive na educação infantil?

TDAH – Sintomas e Tratamento

O TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade) ocorre em um número considerável de pessoas ao redor do mundo. Estudos do DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5ª Ed. 2013) apontam a incidência do distúrbio na maioria das culturas. Confira os dados! TDAH na população: Levantamento feito pelo DSM-5 acredita que o TDAH ocorre em 5% das …

TDAH e Problemas de Aprendizagem

É muito comum que as pessoas confundam o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e os problemas de aprendizagem. Na verdade, ambos podem interferir no desempenho escolar da criança. O detalhe é quando querem colocar as duas condições no mesmo lugar, sendo que o TDAH e os problemas de aprendizagem têm causas distintas.