Como diferenciar TDAH de Dislexia?

Nem sempre quem tem uma criança com TDAH ou dislexia sabe lidar com determinadas características. Há pessoas que não sabem, inclusive, que uma criança pode apresentar estes dois transtornos de desenvolvimento. É importante saber que essas duas condições podem coexistir, o que todos devem saber com total certeza e acabar com as dúvidas em relação a isso. Semelhanças entre TDAH …

Como identificar um distúrbio de aprendizagem?

Quantas vezes você já ouviu que uma criança que não consegue aprender de forma satisfatória na escola pode ter um distúrbio de aprendizagem? É muito comum utilizar este termo para denominar este estado de fracasso e insuficiência escolar, mas muitos não sabem que, na maioria das vezes, esta situação apenas representa uma simples dificuldade de aprendizagem e não um distúrbio. …

Intervenções no TA e suas dúvidas respondidas

A 1ª Jornada NeuroSaber está aí, desta vez na terceira aula. Ao longo da experiência de levar até vocês, profissionais e pais, informações e dicas que visem ao diagnóstico e aos passos ideais para conduzir o tratamento do Transtorno de Aprendizagem, nós recebemos uma série de perguntas. Elas são voltadas tanto para as intervenções que devem ser empregadas nas crianças …

5 passos para o Diagnóstico dos Transtornos de Aprendizagem

Como sequência da 1ª Jornada NeuroSaber, o segundo vídeo trata a fundo sobre o diagnóstico dos Transtornos de Aprendizagem. Você sabe que quanto mais cedo for a descoberta do TA (Transtorno de Aprendizagem) nas crianças, mais elas podem ter uma intervenção eficaz? É isso mesmo, pessoal. Dr. Clay Brites e eu, Luciana Brites, vamos esmiuçar os principais pontos que devem …

Entendendo os Transtornos de Aprendizagem

Olá, pessoal! A 1ª Jornada NeuroSaber já começou e vocês terão uma semana cheia de aulas, informações e conhecimento. O objetivo da 1ª Jornada NeuroSaber é levar até vocês conteúdos que vão esclarecer dúvidas sobre questões que lhes auxiliarão diante dos desafios diários. As aulas, ministradas por mim, Luciana Brites, e pelo Dr. Clay Brites, reunirão muitas informações acerca dos Transtornos …

Dicas para lidar com criança com Transtorno Opositivo-Desafiador

Crianças extremamente teimosas, agressivas quando contrariadas, com tendências vingativas e avessas a qualquer frustração podem apresentar intensas dificuldades em conviver socialmente com sua família e com figuras de autoridade. Tais comportamentos podem ser sinais componentes do Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD). O tratamento requer abordagem multidisciplinar e, principalmente, medidas psicoeducativas e estratégias de como agir e conduzir esta criança em casa e …

Desenvolvimento da fala no processo de alfabetização

Toda criança que lida com o aprendizado encontra dificuldades, que podem se dividir entre pontuais e gerais. Na verdade, todo ser humano precisa encarar os desafios que surgem com o que se apresenta como novo. No caso das crianças que manifestam algum distúrbio de aprendizagem, a situação requer um acompanhamento mais aprofundado, pois o que está em jogo não é …

Funcionamento cerebral no processo de aprendizagem infantil

Uma das mais importantes revelações no campo da ciência aplicada à aprendizagem infantil –  as quais se intensificaram a partir dos anos 90 –  foram as descobertas acerca de como o cérebro infantil processa informações nos mais diversos contextos.  O advento de recursos tecnológicos  de neuroimagem (Ressonância Magnética Funcional, PET-SCAN, Tomografia por Emissão de Prótons e Tractografia) foram fundamentais para …

O Desenvolvimento Neuropsicomotor e sua importância na Aprendizagem

Os desafios que a infância apresenta aos profissionais precisam de muito acompanhamento para que os resultados sejam satisfatórios e até superem as expectativas. No texto de hoje falaremos sobre como o desenvolvimento neuropsicomotor pode auxiliar no processo de aprendizagem da criança. Afinal, a importância da aprendizagem é inegável. Contudo, é preciso desconstruir muitos preconceitos que, ao longo das décadas, foram …

Congresso Internacional e Interuniversitário contra a pobreza infatil no mundo

Como educar as demandas do século XXI? Quais são as ferramentas eficazes para cuidar da infância? Já erradicamos doenças graves no mundo: tuberculose, poliomielite e até temos controle sobre a AIDS. Como erradicar a pobreza infantil? A nossa resposta é: por meio da educação erradicaremos todo e qualquer tipo de pobreza: saúde, cultural, afetiva etc. Imagina um lugar onde cientistas, …

Como identificar a Dislexia?

A Dislexia é um transtorno de aprendizagem do tipo verbal – que envolve símbolos, gráficos e códigos de linguagem fonológica – que nasce e cresce com a criança, ou seja, que se apresenta desde tenra idade levando a problemas de aquisição de pré-requisitos para a alfabetização durante o seu desenvolvimento e que, por extensão, acarretará futuras dificuldades para o processo …

Estratégias pedagógicas para alunos com TDAH

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma das causas de dificuldade de aprendizado de natureza neurobiológica mais comum durante a infância e a adolescência. Ocorre em 6-10% das crianças e pode acarretar sérios prejuízos no rendimento escolar e na capacidade de se apropriar da aprendizagem adequada da leitura, escrita e matemática. O diagnóstico deve ser o …