Photovoice e Autismo no paciente jovem: uma intervenção promissora!

Você sabe o que é Photovoice e no que ele pode ajudar em pacientes com Autismo? O Photovoice é um método de inserção social que envolve o uso de fotografias pessoais, das famílias envolvidas e de comunidades e estas são narradas  por alguém que viveu naquelas imagens ou convive com aquela realidade ilustrada.

Tem sido usado para reinserção de famílias pobres e excluídas, mas alguns pesquisadores têm publicado que este modelo de intervenção pode ser muito útil em pacientes com Autismo que sequer imaginam como poderá ser seu futuro. Em recente artigo publicado no Journal of Developmental & Behavioral Pediatrics, seus autores utilizaram o Photovoice como ferramenta para auxiliar um jovem autista no processo de transição para compreender a vida adulta.

O jovem, de 11 anos, fotografou momentos individuais e em grupo compartilhando experiências, e as expressou em sessões temáticas. A atividade resultou em auto-relato pelo jovem, de experiências de vida que possivelmente deseja atingir na fase adulta, como autonomia, objetivos na carreira profissional e  compreender de forma mais detalhada o que significa e representa ser um adulto.

Pais de crianças e jovens com TEA com frequência se debruçam, preocupados, em entender como seu filho vai lidar com a fase adulta e se atingirá a autonomia. Este é um recurso valioso que pode auxiliar em reduzir estas barreiras.  Para mais informações, acesse.

Compartilhe este artigo

Comments 1

  1. Sempre bom nos atualizar e esse syte nos auxilia em muito, temos a necessidade de buscar sempre, para atender os inúmeros casos que são verdadeiras caixas de surpresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *