Leitura em voz alta

Por que a Leitura em voz alta é importante?

A leitura em voz alta é uma prática que vai muito além de treinar a oratória. Esse exercício deve começar ainda na infância; e engana-se quem pensa que na fase adulta ele não seja necessário. Quando se exerce tal treino, o leque de benefícios se abre ainda mais, possibilitando sensações e aprendizados que serão úteis por toda a vida.

Não à toa, os grupos de leitura não saem de moda e ganham adeptos de faixa etária cada vez mais variada. Encontros realizados em bibliotecas, livrarias, saraus e sala de aula podem ser vistos em todo lugar. Esses eventos valorizam a leitura compartilhada, ou seja, em voz alta.

Embora o livro impresso seja o suporte mais utilizado, é bem verdade que aparelhos como smartphones, tablets e até mesmo o Kindle também podem e devem impulsionar esse hábito. Mas, afinal, por que a leitura em voz alta é importante?

Conhecendo a língua

Quando lemos em voz alta, proporcionamos a nós mesmos o conhecimento da própria língua, pois, como uma palavra pode ter vários níveis de significados, a pronúncia do vocábulo é uma excelente maneira de aprofundar mais o nosso aprendizado.

Na infância, esse aspecto é crucial porque a criança ainda está assimilando a grafia com o som, o que facilita o entendimento do conjunto léxico que acabara de ser apresentado ao pequeno. Com a compreensão da língua, as ‘novas palavras’ passam a fazer parte da vida do aluno, enriquecendo o vocabulário e contribuindo para o seu uso gradual no cotidiano.

Excelente prática para o aprendizado da leitura

No ensino primário, uma das maneiras mais didáticas de treinar a nova habilidade dos pequenos é estimular a prática de leitura em voz alta. Para isso, os educadores devem acompanhar passo a passo, identificando também os limites do aluno.

Nessa fase do desenvolvimento, os professores precisam se atentar à maneira que as crianças pronunciam as palavras, mas sem que haja aquela exigência pela forma correta, tendo em vista que elas ainda estarão lidando com a grafia da palavra e seu som.

Aproximação ao universo da leitura

Quem presencia a leitura em voz alta é apresentado a um mundo de possibilidades, uma vez que ao escutar uma história, a imaginação pode se fazer presente nos espectadores. Quando isso acontece, as pessoas podem ter o imaginário estimulado por meio de elementos importantes na narrativa, como a articulação das palavras, a entonação, o volume e o ritmo da voz.

Ajuda na concentração

Sabia que a leitura em voz alta é excelente para ajudar a se concentrar mais? Isso mesmo. O leitor tende a ficar mais atento ao que está escrito e à forma de pronunciar as palavras.

Além disso, essa prática é ideal para fixar conteúdos na mente. De acordo com estudos realizados pela Universidade de Waterloo (Canadá), isso acontece porque o fato de a pessoa falar e se ouvir contribui para a fixação das palavras na memória em um longo prazo. Esse processo é chamado de ‘efeito de produção’.

Um dos pesquisadores do estudo afirma que ao adicionar ação a uma palavra, ela tende a se tornar “mais distinta na memória de longo prazo”. O estudioso chama a atenção para o fato de que “a aprendizagem e a memória se beneficiam do envolvimento ativo”.

Melhoria na função respiratória

Para sermos bons leitores ou oradores, devemos saber administrar nossa respiração. Muitas vezes, a leitura precisa de um fôlego exato para determinadas pronúncias. Ao realizar tal exercício, você ou seu aluno terá a chance de treinar essa habilidade. Há que se ressaltar o fato de que muitos fonoaudiólogos utilizam a leitura em voz alta para trabalhar a questão da respiração. Vale lembrar que essa prática é responsável por fortalecer o aparelho fonador.

A leitura é sempre essencial para nossa vida, seja para nos proporcionar mais conhecimento ou para nos relaxar. Vamos lá?

 

 

 

Compartilhe este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *