O TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) é algo que ainda precisa de muita compreensão da sociedade, pois, em muitos casos, existem julgamentos de atitudes das pessoas acometidas com o distúrbio.
Quem não conhece o impacto que o TDAH causa na vida do paciente e de seus parentes, acaba por acreditar que a hiperatividade é falta de educação ou que a desatenção é resultado de uma pessoa desinteressada propositalmente. É preciso mudar esta visão e perceber que a situação é mais séria do que parece.
Relembrando: o que é TDAH?
O transtorno é caracterizado pela hiperatividade, desorganização, agitação, falta de atenção, impulsividade, entre outros. Estima-se que ele atinja de 3% a 6% das crianças em todo o mundo. O TDAH não tem cura, mas tem tratamentos que procuram amenizar de forma considerável os efeitos da síndrome.
Embora grande parte das pessoas com TDAH tenham a criatividade e a inteligência aflorada, muitas delas tiram notas baixas no período escolar devido a pouca consistência em atividades que precisam de maior concentração ou até mesmo pelo aspecto impulsivo.
Sintomas em diferentes fases da vida
– Infância –
A criança demonstra neste período, que compreende a pré-escola e o ensino fundamental, algumas das características mais famosas em quem é diagnosticado com TDAH: agitação excessiva e impulsividade;
– Adolescência –
Os adolescentes manifestam dificuldades de organizar suas tarefas. A agitação tende a diminuir, mas a concentração diminui (em leituras, por exemplo); baixa autoestima e problemas para conter impulsos também podem ser notados. Após os 15 anos, o jovem corre o risco de se envolver mais em brigas e abusar de álcool e drogas;
– Adultos –
Quando a pessoa chega a esta fase (e não recebeu o devido tratamento) ela tende a demonstrar insubordinação no ambiente de trabalho, dificuldade de organizar os compromissos, impulsividade em todos os aspectos da vida (profissional, social e afetivo); autoestima baixa, dependência de drogas, direção perigosa, acidentes de trânsito com frequência, entre outros.
TDAH em três grupos
Há uma divisão em grupos quanto aos sintomas manifestados tanto por crianças, jovens e adultos com o transtorno. Vejam abaixo quais são eles:
– TDAH do tipo hiperativo;
– TDAH do tipo desatento;
– TDAH combinado.
– Hiperativo: tendência ao vício (jogos, álcool, drogas), temperamento explosivo, aparente imaturidade, inquietude, não consegue ficar parado;
– Desatento: distração com o próprio pensamento, esquecimento das tarefas que devem ser feitas, esquecimento do que deveria falar, baixa concentração, desinteresse, perda de objetos com facilidade;
– Combinado: a soma do hiperativo com o desatento.
Comorbidades
É muito comum que os pacientes apresentem outros distúrbios associados ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, são eles:
- Dislexia;
- Transtorno de ansiedade;
- Transtorno de conduta;
- Transtorno opositivo desafiador (TOD);
- Depressão;
- Transtorno afetivo bipolar;
- Tiques.
Tratamento
A melhor maneira para tratar o TDAH é através do auxílio profissional. O especialista, após fornecer o diagnóstico, encaminhará o paciente para uma psicoterapia (que também envolve a família da pessoa). O uso de medicamentos não é descartado.
Compartilhe este artigo
Comments 19
Muito bom.conteúdo parabéns
Muito, importante essa troca de conversa , que parece muito com as nossas que vivenciamos, gostaria de saber , tenho interesse de saber quais os benefícios sobre as leis tem a para as crianças e mesmos os adultos que tem esses problemas, tenho uma neta que tem TDAH, onde eu me enformar sobre as leis pq agente deixa de se orientar por falta de informação, fico muito agradecida se passar pra mim essa informação. Antes me sentia tão deprimida em enfrentar essa situação, mais fui aceitando até porque ajuda a ela própria se dão algum benefício, quais os direitos que assiste pra pessoa.Muito obrigada, espero resposta, vou ficar aguardando. Boa noite a todos.
Maria,
Temos um artigo que pode de ajudar!
https://neurosaber.com.br/alunos-com-deficiencia-intelectual-devem-ter-horarios-e-planos-de-ensino-diferenciado/
Meu filho tem TDAH e mais SÍNDROME DE TOURETTE
Continuando é a Maria do Carmo, conhecida como ducarmo, por ex. Soube esses dias que o Enem dar uma hora a mais nas provas gostaria de saber apgo tipo assim, muito obrigada.
Maria,
Sim, qd se tem laudo confirmando a necessidade!
boa tarde!
O TDAH tem grau, pode ser mais elevado em algumas crianças?
Sim, pode.
Olá, estou terminando meu trabalho final da faculdade de pedagogia TCC e meu tema é sobre o tdah é gostaria de saber mais como trabalhar com essas crianças em sala de aula ?
Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas a todas as suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
http://www.neurosaber.com.br/artigos
http://www.neurosaber.com.br/videos
Meu filho foi diagnosticado além de TDAH transtorno de ansiedade e DM LEVE. Gostaria de saber um pouco mais sobre o assunto. Tem como me informar?
acesse a aba artigos na nossa pagina http://www.neurosaber.com.br
Boa noite
Meu nome é Tatiana, sou aluna do terceiro semestre de pedagogia. Essa semana fui selecionada por uma instituição educacional privada, para fazer a mediação no processo de avaliação de alunos do quinto ano com diagnóstico de TDAH. Tenho muitas dúvidas! mais ainda não tive contato com nenhum deles, mais gostaria de no primeiro momento já uma ideia de como li dar com eles para desde já conseguirmos um bum êxito. Então a minha pergunta é: de que maneira bem prática devo agir para chamar a atenção deles e obter um resultado satisfatório?
Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas a todas as suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
http://www.neurosaber.com.br
http://www.neurosaber.com.br/artigos
http://www.neurosaber.com.br/videos
Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCghJZXv-Cg90zgdeTZCt_-A
meu filho foi diagnosticado com TDAH , tenho tentado ajudar ele de todas as formas , mais vejo que a escola não está preparada pra ele e ainda está ajudando a prejudicar ele no processo!
como faço pra conscientizar a escola que eles precisam se atualizar num assunto que está afetando muitas crianças dessa nova geração inclusive meu filho?
amei o blog de vocês!!!
Tenho um sobrinho com 28 anos que tem TDAH e sempre teve muita dificuldade de ter amigos. Agora queria poder levá-lo em locais que tivesse encontro de jovens com TDAH, mesmo porque os jovens que não tem nenhuma síndrome o descriminam, e ele não tem nenhum amigo. Isso é muito triste e muito difícil. Vocês conhecem algum local onde eles se encontrem para atividades?
Olá Dea , no momento não tem nenhum local para te indicar .
Eu acho que o meu filho tem tdah mas onde eu busco ajuda?eu consigo essa ajuda gratuitamente aonde?
Olá Bruna , tem solicitar o encaminhamento pelo pediatra para neurologista no atendimento do SUS.