Quais atividades são adequadas para crianças com autismo?

Voltamos mais uma vez com dicas de atividades voltadas para as crianças com autismo. Elas são essenciais para que o desenvolvimento de suas habilidades seja completo.

Importante ressaltar que todas elas devem ser feitas com muita cautela e empolgação, uma vez que a criança precisa se sentir querida e estimulada.

Outro detalhe é que as brincadeiras têm o objetivo de desempenhar funções cruciais na vida dos pequenos. Sem contar que as atividades procuram agir também no desenvolvimento das habilidades cognitivas, além das sensoriais, motoras, emocional e social.

Isso ocorre a partir do momento em que os baixinhos são colocados em situações lúdicas cuja tendência é o aprimoramento de suas faculdades, considerando o espectro do autismo.

Interatividade nas atividades: um detalhe infalível

Deve-se salientar que uma das características das atividades é a interatividade que deve haver com a criança que convive com o autismo.

Isso se explica pelo seguinte motivo: um dos objetivos é estimulá-la à comunicação com as pessoas que estão por perto, inclusive com quem elabora as tarefas.

Além disso, quanto mais a atividade for divertida e estimular a motivação da criança, mais predisposta ela ficará para permanecer na brincadeira de forma livre.

Os estímulos necessários para a interação

Antes, porém, é necessário salientar que a criança com autismo deve receber estímulos para que ela possa interagir de maneira satisfatória. Isso significa também que a proposição de atividades que impulsionam a criança está ligada diretamente aos interesses e motivações dela.

A partir disso, pode-se falar em ação motivadora, que é algo responsável por parte considerável da interação e do desenvolvimento da pessoa.

Algumas atividades voltadas para crianças com autismo

TV Musical

Esta atividade tem como objetivo estimular a participação física da criança e o contato dela com imagens coloridas. A brincadeira consiste em reproduzir canções infantis acompanhadas de gestos com os dedos. Tudo isso feito em um televisor de papelão, para estar realmente próximo da criança.

A ação motivadora nesse caso é cantar as músicas que a criança pode gostar a fim de estabelecer uma relação de interação entre ela e o adulto. Lembre-se que a imitação de vozes e trejeitos de um personagem infantil é extremamente relevante.

Cócegas

A atividade de cócegas é responsável pela aproximação da criança com o adulto, mas principalmente quando a brincadeira é feita por um personagem infantil (de preferência aquele que a criança tenha afeição). Importante salientar que as cócegas devem ter moderação. Se você perceber que a criança não está se sentindo bem, pare imediatamente.

O objetivo da atividade é fazer com que a criança se divirta, mas também desenvolva sua comunicação verbal ao pedir mais cócegas, tudo de maneira livre e sem cobrança (como deve ser em todas as atividades).

Uma vez estimulada de maneira divertida, o personagem (o adulto) de desenho ou programa que ela mais gosta será responsável por essa aproximação e desenvolvimento das habilidades em questão. Outro benefício desta atividade é despertar na criança a atenção compartilhada de 5 minutos ou mais, o olho no olho.

Dado divertido

Esta atividade consiste em estabelecer brincadeiras físicas: pular, girar, entre outras ações, como arremessar pequenos brinquedos macios e coloridos para despertar a atenção na criança, além de flexibilidade.

É importante que nas primeiras vezes, o adulto jogue o dado para saber qual brincadeira será feita e depois da confiança da criança, que ela também seja estimulada a jogar o objeto e brincar.

Tampinhas coloridas

Outra dica é a junção de tampinhas coloridas. Esta atividade é ideal para se desenvolver nos pequenos a percepção de formas, tamanhos; além de ensiná-las detalhes como diferença e semelhança dos objetos.

 

Dr Clay Brites

 

 

Compartilhe este artigo

Comments 13

    1. Instituto Neurosaber
  1. Bom dia.
    Tenho uma neta com TED, sempre é muito bom saber mais sobre autismo para poder ajudar -lá a ter mais qualidade de vida.

    1. Instituto Neurosaber
    1. Instituto Neurosaber
    1. Instituto Neurosaber
  2. O material disponibilizado por vocês é bastante enriquecedor para ser trabalhado com as crianças que tem TEA. Muito bom mesmo!

    1. Instituto Neurosaber
  3. Sempre tive muita dificuldade de aprendizado, hj estou com 45 anos, formado, com duas pós graduações e muitos cursos no currículo. Problema que deleto 90 % de tudo que aprendo quando não pratico. Que tipo de ajuda ou treinamento vc indicaria? Troco as palavras quando escrevo, muita dificuldade em memorizar nomes e atividades, tenho muitos brancos de esquecimentos. Qual caminho seguir? Quanto a Psicologo, qual linha? Indica algum curso on line ?

    1. Suporte Neurosaber

      Olá Leo , tudo bem ? Sem avaliação não podemos dar uma orientação
      precisa sobre caso .
      É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma
      intervenção.De qualquer forma , temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso
      blog que podem te ajudar em muitas questões .

  4. Gostei muito desta atividade, das tampinhas coloridas.
    Espero receber mais novidades ,porque estou trabalhando com um autista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *