Quais atividades são adequadas para crianças com autismo?

Voltamos mais uma vez com dicas de atividades voltadas para as crianças com autismo. Elas são essenciais para que o desenvolvimento de suas habilidades seja completo.

Importante ressaltar que todas elas devem ser feitas com muita cautela e empolgação, uma vez que a criança precisa se sentir querida e estimulada.

Outro detalhe é que as brincadeiras têm o objetivo de desempenhar funções cruciais na vida dos pequenos. Sem contar que as atividades procuram agir também no desenvolvimento das habilidades cognitivas, além das sensoriais, motoras, emocional e social.

Isso ocorre a partir do momento em que os baixinhos são colocados em situações lúdicas cuja tendência é o aprimoramento de suas faculdades, considerando o espectro do autismo.

Interatividade nas atividades: um detalhe infalível

Deve-se salientar que uma das características das atividades é a interatividade que deve haver com a criança que convive com o autismo.

Isso se explica pelo seguinte motivo: um dos objetivos é estimulá-la à comunicação com as pessoas que estão por perto, inclusive com quem elabora as tarefas.

Além disso, quanto mais a atividade for divertida e estimular a motivação da criança, mais predisposta ela ficará para permanecer na brincadeira de forma livre.

Os estímulos necessários para a interação

Antes, porém, é necessário salientar que a criança com autismo deve receber estímulos para que ela possa interagir de maneira satisfatória. Isso significa também que a proposição de atividades que impulsionam a criança está ligada diretamente aos interesses e motivações dela.

A partir disso, pode-se falar em ação motivadora, que é algo responsável por parte considerável da interação e do desenvolvimento da pessoa.

Algumas atividades voltadas para crianças com autismo

TV Musical

Esta atividade tem como objetivo estimular a participação física da criança e o contato dela com imagens coloridas. A brincadeira consiste em reproduzir canções infantis acompanhadas de gestos com os dedos. Tudo isso feito em um televisor de papelão, para estar realmente próximo da criança.

A ação motivadora nesse caso é cantar as músicas que a criança pode gostar a fim de estabelecer uma relação de interação entre ela e o adulto. Lembre-se que a imitação de vozes e trejeitos de um personagem infantil é extremamente relevante.

Cócegas

A atividade de cócegas é responsável pela aproximação da criança com o adulto, mas principalmente quando a brincadeira é feita por um personagem infantil (de preferência aquele que a criança tenha afeição). Importante salientar que as cócegas devem ter moderação. Se você perceber que a criança não está se sentindo bem, pare imediatamente.

O objetivo da atividade é fazer com que a criança se divirta, mas também desenvolva sua comunicação verbal ao pedir mais cócegas, tudo de maneira livre e sem cobrança (como deve ser em todas as atividades).

Uma vez estimulada de maneira divertida, o personagem (o adulto) de desenho ou programa que ela mais gosta será responsável por essa aproximação e desenvolvimento das habilidades em questão. Outro benefício desta atividade é despertar na criança a atenção compartilhada de 5 minutos ou mais, o olho no olho.

Dado divertido

Esta atividade consiste em estabelecer brincadeiras físicas: pular, girar, entre outras ações, como arremessar pequenos brinquedos macios e coloridos para despertar a atenção na criança, além de flexibilidade.

É importante que nas primeiras vezes, o adulto jogue o dado para saber qual brincadeira será feita e depois da confiança da criança, que ela também seja estimulada a jogar o objeto e brincar.

Tampinhas coloridas

Outra dica é a junção de tampinhas coloridas. Esta atividade é ideal para se desenvolver nos pequenos a percepção de formas, tamanhos; além de ensiná-las detalhes como diferença e semelhança dos objetos.

 

Dr Clay Brites

 

 

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Comments 10

    1. Instituto Neurosaber
  1. Bom dia.
    Tenho uma neta com TED, sempre é muito bom saber mais sobre autismo para poder ajudar -lá a ter mais qualidade de vida.

    1. Instituto Neurosaber
    1. Instituto Neurosaber
    1. Instituto Neurosaber
  2. O material disponibilizado por vocês é bastante enriquecedor para ser trabalhado com as crianças que tem TEA. Muito bom mesmo!

    1. Instituto Neurosaber

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