Quais são as sub-habilidades da consciência fonológica?

Se você acompanha nossos artigos, provavelmente a consciência fonológica não é propriamente uma novidade, correto? Não são poucos os benefícios que ela traz para a criança em plena fase de desenvolvimento, alfabetização, entre outras etapas importantes durante a escolarização.

No artigo de hoje mostraremos quais são as sub-habilidades presentes na consciência fonológica e como elas contribuem para a prática exercida. Mas antes vamos lembrar sobre o que se trata essa habilidade importante e indispensável na vida de todos nós.

O que é a consciência fonológica?

A consciência fonológica é a habilidade que todos nós temos para lidar com a estrutura sonora da fala e trabalhar seus componentes estruturais. Além disso, vale ressaltar que ela permite também a possibilidade de pensar a linguagem como um objeto.

Quais são suas sub-habilidades?

Dentro da consciência fonológica existem algumas competências que conhecemos mais como sub-habilidades. Elas são imprescindíveis no desenvolvimento dos pequenos porque ajudam a explorar os elementos presentes na linguagem, além de contribuir com o processo de alfabetização. Vejamos quais são elas:

– Rimas e aliterações

Essa parte é muito interessante, pois além de proporcionar atividades bastante divertidas para os pequenos, também servem para os professores trabalharem os aspectos pertencentes à linguagem. As rimas e as aliterações são excelentes por conta disso.

A rima é como a correspondência fonética existente entre dois vocábulos a partir da vogal de uma sílaba tônica. É válido lembrar que dentre as habilidades da consciência fonológica, a rima é sempre muito bem-vinda até mesmo pelas crianças.

– Consciência de palavras

Aqui a criança demonstra a habilidade de colocar a frase em sequência de palavras, fazendo com que os pequenos consigam ver a relação entre elas a fim de colocá-las de forma a fazer sentido na comunicação oral e escrita.

Vocês, educadores, podem treinar a consciência de palavras a partir do seguinte exercício: contar a quantidade vocábulos existentes na frase e, por meio dessa dinâmica, bater palmas em cada uma delas. As crianças geralmente gostam dessa atividade e conseguem aprender brincando.

Importante ressaltar que no grupo de habilidades da consciência fonológica, a consciência de palavras lida muito com a necessidade uma síntese auditiva por parte da criança.

– Consciência silábica

Interessante salientar que nesta parte é aconselhável que a criança se torne mais atenta quanto às características sonoras da palavra. Ressaltando que esta fase ocorre principalmente quando ela é capaz de reconhecer plenamente a sílaba.

As atividades ocorridas dentro da consciência silábica podem ser consideradas como um jogo, no qual a criança vai brincar com as sílabas, seja retirando-as ou colocando-as na estrutura da palavra.

Por exemplo, o aluno pode tirar a primeira sílaba do vocábulo para que a partir disso ele possa obter a consciência silábica de maneira gradativa e lúdica. Um quebra-cabeça de palavras é ideal para promover essa atividade.

– Consciência fonêmica

Esta parte está ligada à capacidade de observar os fonemas responsáveis por compor as palavras. Além disso, podemos afirmar que nesta etapa é possível criar algumas atividades interessantes, tais como:

– Adivinhar quantos fonemas são responsáveis por formar determinadas palavras;

– Adivinhar qual palavra está sendo falada por alguém a partir dos fonemas emitidos;

– Outra particularidade observada na consciência fonêmica é a capacidade de poder subtrair um fonema, reaproveitar o restante do vocábulo e dar origem a outra palavra. Exemplo: subtrai-se o fonema PA de paço (residência luxuosa, palácio) e passamos a ter aço, uma palavra usada em nosso vocabulário.

A importância das habilidades de consciência fonológica

A prática de tais competências associada a um acompanhamento adequado de profissionais capacitados proporciona a aquisição da escrita de forma eficiente por parte das crianças.

 

 

 

Compartilhe este artigo

Comments 2

  1. Sou estudante de, Neurociência e Aprendizagem.Quero obter mais informações.obg

    1. Suporte Neurosaber

      olá Maria,

      Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas a todas as suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!

      YouTube Neurosaber: https://www.youtube.com/neurosabervideos

      Facebook Neurosaber: https://www.facebook.com/neurosaber

      Instagram Neurosaber: https://www.instagram.com/neurosaberoficial

      Blog Neurosaber: https://neurosaber.com.br/artigos

      Facebook Entendendo Autismo: https://www.facebook.com/entendendoautismo

      Instagram Entendendo Autismo: https://www.instagram.com/entendendoautismo

      Blog Entendendo Autismo: http://entendendoautismo.com.br/artigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *