Quais são os métodos para ensino infantil à distância?

As escolas estão fechadas devido à pandemia do coronavírus e os métodos para ensino à distância deram lugar às aulas presenciais. Para a educação infantil, isso representa um grande desafio, pois essa adaptação não é simples com as crianças pequenas.

A interação com o outro é fundamental na educação infantil e a exposição a telas é um ponto delicado para os pequenos. Dessa forma, escolas e famílias precisam estabelecer parcerias, para encontrar os melhores métodos de ensino à distância.

As escolas estão adaptando o ensino infantil, pois precisam respeitar suas especificidades. Ao elaborar as propostas e ensino na educação infantil é preciso priorizar o encontro com professor, colegas e as atividades simples, mas efetivas, que os pais possam facilmente fazer com seus filhos. Saiba mais neste artigo.

Desafios do ensino infantil à distância

Na educação infantil a distância, o tempo das aulas deve ser curto, cerca de 30 minutos/1 hora no máximo. Isso porque as crianças não devem permanecer mais tempo em frente as telinhas e não podem se concentrar como nas aulas presenciais.

O mais importante é manter a rotina de rever os colegas e manter o processo de desenvolvimento da criança. Ainda que muitos critiquem o ensino infantil a distância, é possível promover atividades significativas e simples para os pequenos no período de quarentena.

As crianças não devem ser sobrecarregadas, mas as aulas online devem propor a manutenção da rotina de aprendizado e do vínculo com a escola, com os colegas e professor. Por isso as atividades devem ser simples.

Recursos para ensino à distância na educação infantil

O mais importante é utilizar os recursos didáticos mais apropriados ao ensino infantil à distância para realizar os encontros e atividades com as crianças. São eles:

Videoaulas

Com as videoaulas é possível manter a rotina que foi interrompida pela quarentena. É uma linguagem familiar para as crianças e mantém o espaço da escola no dia a dia da criança, onde ela pode interagir e aprender.

Materiais de apoio

Assim como na sala de aula, as videoaulas precisam de material de apoio e o professor pode explorar diversos formatos, como imagens, animações, histórias interativas, jogos educativos e outros.

Livro digital

Se a escola tiver um acervo de livro digital disponível, use-os nas aulas com as crianças. Caso não tenha, você pode fazer leituras com as crianças reunidas, enquanto mostra e compartilha as imagens pela tela.

Seguindo essa linha, vamos agora dar outras dicas de atividades para realizar no ensino à distância na educação infantil.

Atividades para o ensino infantil à distância

Contação de histórias

Qual criança não gosta de ouvir histórias? Como mencionado, ler uma história para as crianças nas aulas online é uma ótima atividade para o ensino à distância. Ao final, o professor pode fazer perguntas para as crianças e saber como compreenderam a história.

Teatro de fantoches

O teatro de fantoche atrai a atenção das crianças pequenas e é complementar à leitura. O professor pode improvisar na criação dos personagens e até transformar em atividade para as crianças em casa, utilizando materiais reciclados para cada um construir seu fantoche.

Pinturas

As crianças adoram brincar com tinta e é um material de fácil acesso para os pais. Assim com nas aulas presenciais, os professores podem fazer essa atividade, dando orientações ao pais ou adulto responsável. Com papéis e tinta, as crianças desenham e depois podem compartilhar com os colegas as suas produções.

Material reciclado

Como no exemplo do fantoche, usar materiais recicláveis é ótimo, pois sempre tem algo em casa. Com essa “sucata” e cola, os pais podem ajudar os pequenos, com orientação do professor, a criar artesanatos. 

Plantar feijão

Toda criança aprende a plantar feijão na educação infantil, não é mesmo? Que tal aproveitar a quarentena e propor essa experiência aos seus alunos? Os professores orientam os pais para ajudar a criança a plantar e acompanhar o nascimento da sementinha.

Dança

As crianças adoram dançar e uma ótima atividade para o desenvolvimento espacial e corporal delas. A professora pode propor uma aulinha de dança, colocar música para as crianças e improvisar passinhos — os pequenos adoram imitar os adultos.

Canto

Assim como a dança, o canto está muito presente na vida das crianças pequenas. Essa atividade prazerosa de soltar a voz, traz muitos benefícios, como aprender a diferenciar os sons e a percepção, estimula a memória e melhora a coordenação motora e cognitiva.

Essa foram algumas orientações básicas para o ensino infantil a distância. É um desafio para todos nós, mas em se tratando de crianças pequenas, o mais importante é manter a rotina, a interação e o seu desenvolvimento, respeitando o tempo delas e de seus pais.

Qual a sua opinião sobre o ensino infantil à distância? Deixe nos comentários.

 

Referências:

https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-04/pais-e-educadores-discutem-estrategia-de-ensino-infantil-em-casa

https://sae.digital/ensino-a-distancia/

Compartilhe este artigo

Comments 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *