Quais são os objetivos principais da psicomotricidade?

Quem acompanha nossos artigos já deve ter se familiarizado com a palavra psicomotricidade. Sempre voltamos com o tema devido à sua importância no que diz respeito ao desenvolvimento global de um indivíduo. O enfoque de agora é mostrar a vocês quais são os objetivos principais dessa importante área de atuação. No entanto, vamos fazer uma breve retrospectiva para relembrar a todos o seu conceito.

Entendendo a psicomotricidade

A psicomotricidade pode ser definida como uma ciência que busca fazer a conexão dos aspectos emocionais, cognitivos e motores nas diversas etapas da vida do ser humano. A palavra ‘psicomotricidade’ pode ser dividida da seguinte maneira:

psi: aspectos emocionais;

co: aspectos cognitivos;

motric: movimento humano;

idade: etapas de vida do ser humano.

Quais os objetivos principais da psicomotricidade?

Esta área traz consigo alguns eixos que compõem as finalidades primordiais a serem observadas. Sendo assim, podemos dizer o objetivo número um da psicomotricidade é estudar sobre o que já é sabido pelos profissionais com o intuito de aprimorar suas práticas; e reunir novos conhecimentos a respeito das teorias e das realizações de atividades voltadas para o paciente analisado. Além disso, vale ressaltar que esses levantamentos são feitos sob base cientifica e visam ao melhoramento de fundamentos estabelecidos por pesquisadores.

O segundo objetivo é a observação. Isso mesmo. Quando um especialista promove essa análise, ele a faz para conhecer mais o paciente e o que é apresentado. Importante lembrar que cada passo é analisado pelos profissionais a fim que seja construído um esquema de atividades voltadas para a demanda trazida pela criança. No campo da Educação, esse processo de observação é conhecido como caracterização do aluno, pois os pedagogos promovem o reconhecimento de suas principais características.

O terceiro objetivo da psicomotricidade é a intervenção. Esta etapa consiste em promover estímulos por meio de atividades que busquem o desenvolvimento psicomotor da criança através da transformação positiva. Importante ressaltar que essa melhora funcional do aluno deve ocorrer tanto no ambiente escolar quanto doméstico, sempre acompanhado por um profissional.

Outros objetivos da psicomotricidade

Em outras publicações já havíamos falado sobre as demais finalidades da psicomotricidade. Todas elas são de extrema importância para a autonomia da criança analisada. Vejam abaixo quais são elas

  • Induzir a capacidade de percepção por meio do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal;
  • Motivar as crianças na descoberta de suas expressões, além de impulsionar a ação criativa e da emoção;
  • Estabelecer a consciência e o respeito ao espaço de outras pessoas;
  • Estimular a coordenação motora de acordo com o objetivo desejado da criança; coordenação motora fina e grossa;
  • Reforçar a valorização da autoestima e da identidade própria;
  • Desenvolver a capacidade sensorial em relação ao ambiente externo;
  • Induzir a confiança em si mesma (na criança);
  • Trabalhar a comunicação para a interação social;
  • Algumas atividades que desenvolvem a psicomotricidade
  • Rolar, engatinhar, andar com um pé só, andar para os dois lados, pular, fazer cambalhota, brincadeiras com os dedos, entre outras.

Atividades rotineiras e os benefícios da psicomotricidade

Devemos ressaltar que para um resultado satisfatório por meio da psicomotricidade, o paciente deve estar sempre em contato com o profissional. As atividades devem ser realizadas regularmente. O especialista estabelece uma agenda de tarefas a ser executada pelo paciente e voltada para as necessidades que devem ser trabalhadas.

Como saber se uma criança precisa de acompanhamento?

Bom, não é uma tarefa fácil, tendo em vista que é no decorrer da infância que o pequeno vai demonstrando o desenvolvimento de seus movimentos aliados à noção intelectual, afetiva, sensorial e cognitiva. Todos esses aspectos são extremamente importantes para ser analisado.

 

Compartilhe este artigo

Comments 2

    1. Suporte Neurosaber

      Olá Silvia ,

      Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas a todas as suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!

      YouTube Neurosaber: https://www.youtube.com/neurosabervideos

      Facebook Neurosaber: https://www.facebook.com/neurosaber

      Instagram Neurosaber: https://www.instagram.com/neurosaberoficial

      Blog Neurosaber: https://neurosaber.com.br/artigos

      Facebook Entendendo Autismo: https://www.facebook.com/entendendoautismo

      Instagram Entendendo Autismo: https://www.instagram.com/entendendoautismo

      Blog Entendendo Autismo: http://entendendoautismo.com.br/artigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *