Quais são os sinais de atraso no desenvolvimento de uma criança?

Muitos pais apresentam este questionamento quando levam seus filhos para consulta médica. No entanto, é bom ressaltar que tal dúvida surge no dia a dia, onde os pais notam algumas características nas crianças.
Atitudes como engatinhar, andar, aumentar o repertório, entre outras ações merecem total atenção dos adultos que convivem com o pequeno. É normal que pais e responsáveis comecem a fazer comparação com outras crianças do convívio (sobrinhos, vizinhos e até outros filhos) para constatarem que há um relativo “atraso” no desenvolvimento da criança.

Contudo, é sempre relevante procurar ajuda de profissionais para que ele possa avaliar a situação e, assim, dar uma posição acerca do que foi apresentado.

Os sinais de atraso no desenvolvimento

Vale apontar alguns dos sinais que mostram que sinais podem ser identificados em casos de atrasos no desenvolvimento. Veja a seguir:

– Dificuldade com a habilidade de linguagem e a compreensão da fala da criança;

– Dificuldade para desempenhar ações básicas de cuidados, como lavar as mãos, vestir a própria roupa, etc. (Importante salientar que mesmo muito novas, as crianças podem e devem ser estimuladas a algumas ações de higiene pessoal);

– Dificuldade com a coordenação motora ampla, aquela que é responsável pelas ações dos principais músculos do corpo: andar, dançar, pular, sentar, etc.

– Dificuldade com a coordenação motora fina, que fica a cargo dos pequenos músculos e dão à criança a capacidade de manipular objetos, desenhar, recortar, escrever, entre outras ações;

– Dificuldade para habilidade de interação social: quando a criança se mostra arredia em todas as situações que saem do seu contexto familiar.

É preciso cautela para analisar os casos

Ao ler alguns dos sinais que podem ser apresentados pelas crianças como atraso no desenvolvimento, vocês devem ter notado que muitas delas mostram tais características. Portanto, é preciso ter muita cautela para considerar uma condição de ‘atraso’.

Para se ter um exemplo, é comum que crianças se sintam intimidadas em algum lugar que elas não conheçam e tenham dificuldade de se relacionar com os demais. Isto não tem nada a ver com atraso, mas uma timidez absolutamente normal. Há que se considerar, no entanto, quais as circunstâncias e a frequência que isso ocorre. Por isso o acompanhamento de um especialista é importante.

Há fatores que influenciam no possível atraso do desenvolvimento?

Sim. Alguns fatores podem ser identificados pelos médicos como a causa dessa situação.

Veja abaixo quais são elas:

– Complicação durante nascimento;
– Bebês prematuros;
– Condição genética;
– Síndromes que causam distúrbio de comportamento, dificuldades neuropsicomotoras e cognitivas;
– Dificuldades de audição;
– Entre outras.

Número é considerado normal

Segundo pesquisas realizadas acerca do tema, o índice de crianças que apresentam atrasos em algum desenvolvimento varia em uma média que vai de 10% a 15%, em pessoas abaixo dos 3 anos de idade. Há casos de pequenos que levam essas dificuldades até o início do ensino fundamental.

O tratamento é sempre importante

A ajuda de profissionais é imprescindível para oferecer à criança a possibilidade de melhorar o seu desenvolvimento e ter uma excelente qualidade de vida.

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Comments 78

  1. Quem tem que aprender esses sinais são os pediatras!! Cansei de falar que o meu estava atrasado na linguagem e o pediatra: Que nada isso é vem com o amadurecimento!!!
    Se eu não tivesse passado em outros profissionais meu filho não teria desenvolvido. Imaginem que acredita em tudo que os médicos falam e não vão atrás de informações???

    1. Eu também passei pelo mesmo, alertava ao pediatra que meu filho não estava falando ainda com 2 anos e meio e tudo normal. Meu filho tinha problemas de adenoide, desconfortáveis a audição operou, melhorou, mas h’a sequelas do atraso. Sempre procurem uma segunda, terceira, quarta opinião. Não acreditem em tudo que o seu “doutor” fala.

  2. Obrigada. … texto que ilumina o meu trabalho! Me fez analisar, pensar e acreditar cada vez mais que o estímulo precoce é fundamental …

  3. Boa noite .
    Gostaria de uma informação, na escola que estou trabalho, tem uma criança que grita muito, na hora do almoço não brinca com as outras crianças, e se ouvir a palavra não ele grita, vc pode me dar algumas dicas de como ajudar ele?

    1. NeuroSaber Responde
  4. A pessoa que tem necessidade de estar sempre lendo, pode ser autista? Como saber que um adulto foi ou é autista?

    1. NeuroSaber Responde
  5. OI TENHO UMA AMIGA QUE ESTÁ DESCONFIADA QUE SUA SOBRINHA TENHA TEA, GOSTARIA QUE VCS ME MANDASSEM MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O ASSUNTO PARA AJUDÁ-LA, E QUEM SABE CONSEGUIMOS CONVENCER OS PAIS A PROCURAR AJUDA QUANTO AO DIAGNÓSTICO, POIS ELES ESTÃO ACHANDO NORMAL A CRIANÇA NÃO SE COMUNICAR COM NINGUÉM E AINDA NÃO FALAR NADA,

    1. NeuroSaber Responde
    1. Estou adorando participar das informações,são esclarecedoras.Obrigada.

  6. DICAS PRECIOSAS . ENTRETANTO MUITOS PAIS APRESENTAM RESISTÊNCIA EM ACEITAR QUE SEUS FILHOS DEMONSTRAM TAIS DIFICULDADES,

  7. Muito importante essas informações ,pois elas contribuem para um diagnóstico e uma intervenção mais rápidos.

  8. Adorei as informações, pois me interesso muito pelo assunto.Adoro estudar o comportamento das crianças em geral.

  9. Boa noite, estou amando as aulas e aprendendo muito, elas estão ajudando muito, sou Pedagoga e estou fazendo pós em Educação Especial e Inclusiva amo trabalhar com crianças e adolescentes, e meu TCC será sobre Autismo.

  10. Ola… Muito obrigado por dedicar o seu tempo para ajuda. Hoje estou com 36 anos tenho dois filhos um de 18 anos e outro de 08 anos. E de 18 anos sempre observando ele e via alguma coisa de errado no seu desenvolvimento, porém eu não ligava a minha ignorância não deixa ver oque estava acontecendo. Hoje às coisas mudaram, levei ele no neurologista e agora estamos com neuropsicologo para algumas atividades. Muito obrigado pela as informações.

  11. Obrigada, desejo continuar recebendo essas contribuições. Serão muito uteis em meu dia a dia profissional.

  12. Uma pergunta. Crianças que não conseguem atender comandos tipo ( senta, se comporte …) dentro da sala de aula. O que ela apresenta?

    1. NeuroSaber Responde
  13. Adorei o artigo super interessante me deparo com alguns fatos em sala de aula que podem estar relacionados a isto .

  14. Maravilha!!!! Agradeço todas as informações e aprendizados que venho recebendo de vçs.

  15. Bom dia! doutora essas informações são importantes principalmente para os pais, avaliar de maneira correta o comportamento e a postura de uma criança pode evitar muitos transtornos futuros.

    Está sendo uma experiência gratificante, acompanhar dois profissionais embasados em conhecimento teórico e prático como vocês. todo esse conteúdo ministrado tem sido de grande valia para agregar um pouco de saber na vida de alguns que anseiam obter mais conhecimento acerca do TEA.
    Muito obrigada mesmo, por estarem compartilhando informações de grande valor social e ajudando milhares de pessoas a identificarem e tratarem o autismo de maneira correta.

  16. Obrigado pelas postagens!!

    Atendo em clínica infantil e tem me ajudado a esclarecer muitas cosias nos aspectos do desenvolvimento infantil.

  17. Obrigada pelas informações referentes ao desenvolvimento na 1ª infância, que quando aparecem essas dificuldades podem gerar problemas cognitivo, motor dentre outros.

  18. Muito Obrigada Dr. Brites!!
    Seus artigos tem me ajudado muito!!
    Att.
    Ester Fernandes.
    Coordenadora
    Colégio Novo Milenium de Cornélio Procópio.

  19. Adorei o texto, com facil explanacao para entendimento, interessante a distincao entre atraso e timidez que muitas vezes sao confundidas !!!!!

  20. Oi!
    Tenho um aluno autista de 10anos que não fala mas consegue assobiar..
    Percebe se que gosta de ouvir seu próprio assobio. Quando eu assobio ele ignora..
    Gostaria de saber COMO posso incentiva lo a falar ,, usando a habilidades ade assobiar.

  21. Olá sou professora e fico sempre me questionando como diferenciar um transtorno de comportamento com uma birra ?? Principalmente nos primeiros dias de aula

  22. com certeza estão sendo muito úteis todas as informações que está sendo postadas e estou muito feliz em poder tá aprendendo e assim poder ajudar a levar o conhecimentos para outras pessoas que assim como eu, são leigos no assunto, mais aos poucos estou aprendendo e com isso sinto-me muito feliz.

  23. Amei ler o texto! É rico em informações muito importantes e possui uma escrita de fácil entendimento e prazerosa de ler. Parabéns! Quero receber muitos textos… É necessário me informar, trabalho com alunos surdos e encontro muitas dificuldades, inclusive com colegas que trabalham há muitos anos na área. Obrigado.

  24. Gosto muito dos seus textos por terem informações didáticas, mas de uma forma que o leigo entende com facilidade. Uso-Os sempre com os pais em reunião.

  25. Olá, Bom dia excelente materia.
    Tenho netos gêmeos estão com 1 ano e 3 meses, não falam palavras que possamos entender só a linguagem deles é qdo andam ainda caem bastante. É normal?

  26. Boa tarde!
    Gostei muito do artigo. Trabalho com crianças especiais, inclusive bebês.

  27. Muitos pais e professores precisam saber disto.É preciso que todos tenham acesso a estas informações.Parabéns pelo trabalho realizado!

  28. Fatores que influênciam no possível desenvolvimento da criança muito bom ressaltar isso. Pois muitos pais tem essa dificuldades assim come eu tive com meu filho

  29. Informações muito ricas! Pena que nem todos tem acesso a elas para melhor conduzir a vida dos seus filhos.

    Obrigada pelo conhecimento partilhado!

    Beijos!

    Adriana Santos.

  30. Fico sempre encantada com seus esclarecimentos..
    Muito obrigada, é muito importante para minha vida profissional…

  31. Boa noite!
    Gostei muito do conteúdo, onde tirei minhas dúvidas que eu tinha sobre o assunto.

  32. Sou professora do ensino regular e estou me capacitando para trabalhar com crianças especiais com cursos especificados para isso. Tenho procurado assistir as palestras de vocês e estou muito feliz ,pois os vides têm me ensinado muito sobre várias questões sobre Ensino Especial e Ensino/aprendizagem de uma forma geral. Obrigada

  33. Muito bom, é complicado para trabalhar em sala de aula, pois cada um tem um grau de tornando difícil a metodologia, mas com a ajuda de vocês, isso tudo esta deixando de existir, obrigada.

  34. Parabéns! muito bom esse artigo. Sou professora de Educação Infantil, atualmente . Tenho um aluno que está sendo avaliado, segundo a mãe provavelmente apresenta um quadro de autismo leve.
    Adoro esse tema, pois entendendo o autismo podemos ajudar essas crianças.

  35. Bom dia! Foi muito esclarecedor e irá nos ajudar muito na orientação de pais e professores no contexto escolar dos ciclos iniciais da educação básica.

  36. Pingback: Quando a criança precisa do atendimento de Terapia Ocupacional? - NeuroSaber

  37. É gratificante receber todas essas informações que ajudam muito a nós professores, seus artigos são ótimos e de fácil entendimento.
    Parabéns!

  38. Muitos pais nos procura por fazer essas comparações entre as crianças, causando assim uma certa ansiedade e um desconforto. Acho muito importante artigos como esses que nos ajuda a ajuda-los a reconhecer os comportamentos que são característicos de determinadas idades e qdo o sinal de alerta deve ser ligado. Obrigada!

  39. Bom dia..
    Me chamo:Jaqueline.
    Meu filho Richard Gabriell,tem 11 anos(18/06/2017).
    Ele estuda desde 3 aninhos e tem uma dificuldade terrível para aprender.
    O nosso terrível governo tem o passado de série,sem ele saber absolutamente nada. É muito agitado!me expliquem por fvr o que será isso.

    1. NeuroSaber Responde
    1. NeuroSaber Responde
  40. Boa noite queria saber se ima criança com atraso se torna um adulto normal em suas atividades

    1. Suporte Neurosaber

      Olá Daniela ,

      isso irá depender do tipo de atraso e o que essa criança tem , por esse motivo o ideal é que procure um profissional pessoalmente que vai avaliar a criança e te dar uma resposta assertiva e de forma responsável .

  41. Bom dia, tenho uma criança diagnosticada com atraso cognitivo porem ela tem um comportamento com essas caracteristicas na escola e em cs um considerado normal o que fazer como entender como ter certeza?

    1. NeuroSaber Responde
  42. A filha de uma amiga, hoje tem 1 ano e 11 meses, começou andar com 1 ano e 9 meses, ainda tem uma certa dificuldade no caminhar, não tem firmeza, e fala poucas palavras. É possível que tem algum problema? Tem receio em falar com os pais e eles terem uma resistência em aceitar. De que forma poderia ajudar?

    1. Suporte Neurosaber

      Olá Jamile ,

      agradecemos o contato e confiança , mas sem uma avaliação pessoalmente não podemos passar nenhuma orientação .
      essa criança precisa ser avaliada por um pediatra e caso for necessário o médico irá encaminhar a outro especialista.
      Continue com a gente!

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