Quais são os tipos de TDAH e como identificá-los?

A discussão sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem ganhado destaque na mídia pela ampla divulgação de sites e blogs que orientam pais e profissionais. A informação que o público adquire é bastante relevante, considerando que as técnicas utilizadas pelos especialistas estão ajudando as famílias no tratamento do distúrbio.

Há que se lembrar, no entanto, que o material disponibilizado nesses meios vem, geralmente, de pessoas ligadas aos casos que envolvem o TDAH, sejam eles médicos ou pais de crianças diagnosticadas com o transtorno, por exemplo. Contudo, é importante salientar que quando o assunto é saúde, toda e qualquer generalização pode ser perigosa.
Sendo assim, o artigo de hoje vem explicar aos leitores quais são os tipos de TDAH e como pode ser possível identificá-los. Lembre-se que o melhor meio de cuidar de suas crianças é a informação.

TDAH (tipo desatento)

Este grupo é caracterizado por aspectos conhecidos pela maioria das pessoas, tendo a desatenção um dos pontos mais lembrados. Mas não é somente isso: percepção de passagem de tempo, dispersão em tarefas que exigem grande concentração, distração, entre outros.

Além disso, vale salientar que as características são muito mais comuns que se pode imaginar. Veja quais elas:

  • Dificuldade para se concentrar em aulas, livros e palestras (geralmente, as pessoas acometidas pelo TDAH tipo desatento não terminam a leitura de um livro; ou só quando o assunto desperta total interesse).
  • A pessoa se distrai com qualquer estímulo externo (barulho, objetos, imagens).
  • Dificuldade de se organizar, tanto objetos de seu cotidiano como a própria noção de tempo.
  • Distração em conversas.
  • Outros.

TDAH (Tipo hiperativo-impulsivo)

Este grupo, por sua vez, é marcado pelos sinais que caracterizam o jeito mais agitado de ser. Uma pessoa que é diagnosticada com TDAH hiperativo-impulsivo, geralmente, é aquela que pode perturbar o ambiente a que está inserida, como a sala de aula, por exemplo.

Outras características que podemos trazer ao artigo é a inquietação, impaciência em ouvir uma pessoa e para muitas coisas que necessitam de tempo; e mais:

  • Gosto por falar (muitas vezes sem algo objetivo, sem um foco).
  • Temperamento explosivo, tendência a vícios (bebidas, drogas e jogos).
  • Intolerância a erros (cometidos tanto pela pessoa quanto por outros).
  • No campo da sexualidade, a pessoa pode ser instável, sendo que haverá períodos de grande desejo sexual e períodos de pouca libido.
  • Outros.

TDAH (Tipo misto/ combinado)

Por último, o TDAH misto. Ele se constitui como a junção dos dois tipos mencionados acima, sendo que a pessoa pode manifestar características que correspondam ao lado mais distraído e ao mais impulsivo. No entanto, é importante ressaltar que as crianças mais novas tendem a mostrar a hiperatividade como característica. Ao longo da vida, as pessoas diagnosticadas com o TDAH podem ficar mais distraídas. Claro que tudo isso depende de pessoa para pessoa.

Ajuda profissional

Para que o paciente receba o tratamento ideal para o seu caso, é pertinente lembrar que somente com a avaliação médica, o diagnóstico pode ser dado.

Assista também:

Compartilhe este artigo

Comments 17

  1. Meu filho foi diagnosticado com TDAH e o médico receitou a medicação Venvanse. Ele teve várias reações ruins e principalmente dores de cabeça. É possível fazer o tratamento sem medicação?

    1. NeuroSaber Responde
  2. Minha filha tem 6 anos e foi diagnosticada com TDAH , mas ela é quieta na escola , as professoras não conseguem saber o que ela aprende por que ela não interage. Mas em casa ela é super agitada e falante. Ela pode ser do tipo combinado? ou só conta como ela é na escola? Do tipo desatento?

    1. NeuroSaber Responde
  3. Meu filho tem 3 anos, ele e muito agitado na o consegui ficar parado nem um minuto nem quando e algo de interesse dele , porem quando segue a rotina ele costuma responder bem porem tem dificuldade de falar não por falta de estimulo. já levei ao medico mais ninguém consegui me dar um diagnostico se ele tem ou não tdah, qual a idade certa pra se ter um diagnostico certo?

    1. NeuroSaber Responde
  4. Olá equipe do Neurosaber. Sou educadora e gostaria de saber como a escola deve encaminhar de forma eficaz, sem contudo diagnosticar a criança, já que isto cabe à equipe multidisciplinar. Minha preocupação se dá no momento em que as mães de crianças com características muito evidentes de transtornos como TDAH ou opositor, voltam pra escola dizendo que o neuro disse a elas que a criança nada tem. Os casos tem sido muito frequentes. Pergunto como foi feita a avaliação e elas dizem que nada foi feito. No máximo, um eletro. E tudo fica na mesma, a criança segue sem ajuda nenhuma acarretando diversos problemas em sua caminhada.

    1. NeuroSaber Responde
  5. Eu fui diagnosticada a uma semana,estou com 43 anos,o meu psiquiatra passou remédio,mas ainda não tomei,sempre fui no psiquiatra ele me dizia que era ansiedades e a vida inteira tomei medicamentos,agora o Dr me passou vivanse de 30 mg pela manhã junto com o bupropiona de 150 mg,mas ele me disse que o vivanse vicia,estou com medo,assustada,,eu sofri tanto,em todas as etapas da minha vida,eu queria saber mas sobre o assunto,se tem algum grupo de apoio, não sei,na verdade estou perdida,me ajudem por favor,desde já agradeço

    1. Suporte Neurosaber
  6. Bom dia !
    Estou elaborando um artigo sobre TDAH. Sobre este Artigo “Quais são os tipos de TDAH e como identificá-los?”, preciso de informação sobre: autor, data da postagem. Obrigada! Agradeço imensamente, pois está sendo de muita importância na minha pesquisa.

    Núbia M. L. Carmona

  7. Olá, bom dia. Meu filho tem 2 anos e 10 meses, é muito inteligente. Porém, tem um comportamento agitado e agressivo, quando recebe não, ou quando algum colega toma o brinquedo nele. Esse comportamento dele é tanto em casa como na escola. O que devo fazer? Que tipo de ajuda devo procurar?
    Estou aflita, o senhor poderia me ajudar?

    1. Suporte Neurosaber
  8. Meu filho tem dificuldade pra dormir.Queria saber se pode acontecer dessa dificuldade estar dentro do TDAH.
    Obs: ele está em avaliação BN multidisciplinar e suspeita de tea

    1. Instituto Neurosaber
  9. Bom dia. …

    Meu filho tem 8 anos e a um ano ele vem tomando a ritalina ele foi diagnosticado como tdah desatento. ….muito tímido, quieto, mas lento na escrita, não realiza as provas, nota baixa, só reunião pra questionamento. …bronca, os professores dizem que não registra por preguiça dele….não sei mais o que fazer. ..sei que tem alguma coisa errada. …é super inteligente. Nem prova oral realiza, fica calado….por favor me ajudem. …parece ter um bloqueio. …me dêem uma luz….

    1. Suporte Neurosaber

      Olá Renir,em avaliação não podemos dar uma orientação
      precisa sobre caso .
      É importante buscar um psicologo para lhe dar melhores informações e orientação para uma
      intervenção.De qualquer forma , temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso
      blog que podem te ajudar em muitas questões .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *