Qual é o período sensível do desenvolvimento motor da criança?

Saber qual é o período sensível do desenvolvimento motor da criança ajuda a estimulá-la corretamente para que ela possa adquirir as habilidades motoras, no tempo certo. Entenda melhor.

O desenvolvimento motor da criança começa assim que ela nasce e se intensifica já nos primeiros anos de vida. Até os dois anos, os bebês aprendem habilidades motoras como sentar, engatinhar, andar e usar as mãos — aprendem a controlar e conectar seus movimentos.

Por volta dos nove meses, o bebê aprende habilidades motoras brutas, como engatinhar — considerada uma preparação para caminhar e para desenvolver equilíbrio e coordenação. A medida que a criança adquire essas competências, vai fortalecendo o tônus ​​muscular e se preparando para as seguintes aquisições. 

O desenvolvimento motor é, portanto, um processo evolutivo, que se dá pela interação entre maturação e aprendizagem. Por esse motivo, é feito de fases, onde cada nova habilidade aprendida depende de aprendizados anteriores. 

Entender qual é o período sensível do desenvolvimento motor da criança, ajuda pais e professores a estimular corretamente a aquisição de habilidades e competências motoras. Pensando nisso, escrevemos esse artigo para ajudar você a entender um pouco mais do assunto, confira!

O desenvolvimento motor na primeira infância

O processo do desenvolvimento motor da criança é feito de mudanças de comportamento à medida que ela aprenda novas habilidades. Essas alterações são complexas e interligadas ao desenvolvimento físico, emocional e cognitivo da criança. 

Na primeira infância, o desenvolvimento psicomotor é intenso e essa fase repercute por toda a vida da criança, influenciando seu desempenho social, intelectual e cultural. Até os cinco anos, a criança está receptiva aos estímulos externos e desenvolve habilidades motoras rapidamente. 

Em um ano, o bebê aprende a controlar o peso da sua cabeça, a rolar, se arrastar, engatinhar e andar. São muitas aquisições em pouco tempo. É um período muito importante no desenvolvimento motor, físico e cognitivo da criança — trata-se da base de todo seu desenvolvimento. 

Vale lembrar que as referências de idade do desenvolvimento motor da criança são gerais e cada criança é única, portanto se desenvolve no seu tempo. No entanto, se pais ou professores observarem atrasos significativos, procurar orientação de um profissional.

Período sensível do desenvolvimento motor da criança

A primeira infância é uma fase muito significativa do desenvolvimento motor da criança, por ser a base de toda a sua evolução. No entanto, o período sensível do desenvolvimento motor da criança ocorre ao final da primeira infância, por volta dos 6, 7 anos.

Nessa fase, que chamamos de movimentos fundamentais, ocorre o reordenamento das habilidades aprendidas anteriormente. Agora, a criança aprende graus mais complexos das capacidades motoras.

São muito importantes a atividade e a interação social da criança para moldar as respostas do aspecto psicomotor. A escola, tem um papel importante, pois precisa considerar esse período sensível para planejar suas atividades.

Como estimular o desenvolvimento motor das crianças

Os pais podem estimular o desenvolvimento motor da criança desde o seu nascimento. Um ambiente rico em estímulos motores e sensoriais, como tapetes onde ela possa se movimentar livremente, até brincadeiras com brinquedos que a estimulem, são formas de estimular o desenvolvimento motor da criança.

Assim como colocar o bebê de barriga para baixo para que ele se vire sozinho, sob supervisão, é claro, cantar músicas, ler histórias. Enfim, atividades que fazem parte do dia a dia da família, fortalecem o vínculo entre a criança e seus pais e ainda estimulam o seu desenvolvimento motor.

Da mesma forma, os pais devem ficar atentos aos atrasos para atingir os marcos motores nas idades esperadas. Observar se a criança não possui muito tônus muscular, não se movimenta muito, não interage com outras pessoas, e, nesses casos, buscar ajuda profissional.

Atividades que estimulam cada aspecto do desenvolvimento motor da criança

Lateralidade — a lateralidade é a consciência dos dois lados do corpo: esquerdo e direito. Essa competência permite à criança uma construção simbólica da noção corporal e espacial. 

Atividade: desenhar o contorno do corpo da criança em um papel grande e pedir que ela complete as partes com desenho.

Coordenação motora fina — a coordenação motora fina se refere à capacidade de realizar pequenos movimentos. 

Atividade: recortes de papel, colagens ou qualquer atividade mais detalhada e refinada.

Coordenação motora global — controle da musculatura ampla, voltada para movimentos complexos. 

Atividade: qualquer uma que usa força muscular, como pular, correr, dançar, pular corda, entre outras.

Organização espacial — orientação e estruturação da consciência da relação do corpo com o meio em que está inserido. 

Atividades: ciranda, amarelinha, boliche, entre outras.

Ficou claro qual o período sensível de desenvolvimento motor da criança e o que fazer para estimular sua evolução? Se restou alguma dúvida, deixe nos comentários

 

Referencias:

https://portal.fiocruz.br/noticia/importancia-do-desenvolvimento-motor-na-primeira-infancia

http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/v14%20n2%20artigo3.pdf

Compartilhe este artigo

Comments 5

  1. Como é importante essa fase,muitos pais e educadores não tem esses conhecimentos valiosos. Ótimo artigo.

    1. Suporte Neurosaber
  2. Sou Pedagoga é Recentemente fiz a pós em Psicopedagogia e sou mãe de 2 lindas crianças de 4 anos e um bebê de 9 meses. Amo ler artigos que explicam o desenvolvimento infantil. Nos ajuda muito na hora das brincadeiras e de qual brinquedo que podemos oferecer pra eles em determinadas fases. Muito bom!

    1. Suporte Neurosaber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *