Sintomas principais do TDAH Tipo Hiperativo-Impulsivo

Por acaso vocês já ouviram falar sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) do tipo hiperativo-impulsivo? Ainda não? Pois saibam que essa categoria existe e deve ser tratada tão logo os médicos conseguem diagnosticá-la em seus pacientes.

TDAH: o distúrbio que atinge crianças e adultos

Como a maioria dos leitores já sabe, o TDAH é um distúrbio que afeta a função do neurodesenvolvimento. Ele afeta crianças, mas adultos podem manifestar seus sintomas também. É importante lembrar, porém, que no caso do segundo grupo, o transtorno já acompanhava a vida desses indivíduos desde a infância.

Existem divisões dentro dos sintomas do TDAH?

Por falar em sintomas, deve-se ter em mente que existem duas categorias em que essas características são divididas. São elas: inatenção (ou inabilidade ao foco) e hiperativo-impulsivo (ou a inabilidade de manter o comportamento sob controle).

Quais são os principais sintomas do TDAH hiperativo-impulsivo?

A criança (ou adulto) fica se contorcendo ou muito agitada;

– A pessoa não consegue ficar sentada ou parada em um canto por um longo período de tempo;

– Geralmente, quem convive com TDAH do tipo hiperativo-impulsivo fala de forma excessiva; é aquele que não consegue parar de conversar dentro de sala ou em ambientes que pedem silêncio;

– O pequeno (ou adulto) não para de andar por todo o espaço em que está, além de agitar todos que estão à sua volta;

– Quem é diagnosticado com este tipo de TDAH costuma falar coisas inapropriadas sem pensar antes nas consequências ou sem ponderar se o momento é propício para tal;

– Pessoas convivendo com TDAH hiperativo-impulsivo podem manifestar um lado completamente impaciente ou até rude com os demais;

– A criança (ou adulto) não espera para ouvir o que seu interlocutor tem a dizer e, por isso, tem o costume de interromper o raciocínio de quem está com a palavra; corta a conversa de outras pessoas (mesmo quando elas não pedem opinião);

– Complementando os sintomas acima, uma das características mais evidentes é o fato de o indivíduo incluído nesta modalidade não esperar a sua vez; não somente para a fala, mas qualquer outra atividade ou ação que necessita aguardar o momento certo.

Sobre o TDAH combinado

Sabiam que uma pessoa pode manifestar os sintomas existentes nas duas categorias citadas anteriormente (inatenção e hiperativo-impulsivo)? Quando isso acontece, a criança manifesta seis sintomas ou mais de cada tipo. Nesse caso, os especialistas consideram que o TDAH identificado é o combinado. Segundo estudos, a maioria das crianças está incluída nesse grupo.

Sobre o tratamento indicado

O médico responsável pelo paciente adota alguns métodos já consolidados no meio científico. Primeiramente, ele providencia um exame para tentar identificar outros sinais que podem ser identificados juntamente ao TDAH do tipo hiperativo-impulsivo, sobretudo se há alguma comorbidade.

Os próximos passos consistem em uma investigação ainda mais detalhada a fim de que a intervenção disponível seja aplicada para o desenvolvimento do pequeno ou do adulto diagnosticado com este tipo de TDAH.

Links consultados: https://www.healthline.com/health/what-adhd-combined-type#diagnosis

Dr Clay Brites

Compartilhe este artigo

Comments 12

  1. Uma dica …. ao falar de crianças com TDAH, de dicas para os pais tbm de como lidar com tudo isso, pois não é fácil conviver com essa dificuldade dos filhos, às vezes me pego pensando como vai ser o futuro da minha filha sendo assim… dói demais!!

    1. Adriana Matias
  2. Olá, gostaria de saber mais sobre esse exame sitado no texto, para identificar outros sinais juntamente com o TDAH, pois meus dois filhos foram diagnosticados, somente por avaliação médica, aquele questionário, avaliação da Fono e da Neuropscicologa , e avaliação do otorrino com os exemes nessa área
    Estou no caminho certo?
    Ainda fico muito insegura, tenho acompanhado o trabalho de vocês já a algum tempo e tem me ajudado muito a entender e aprender sobre o transtorno sou muito grata a vcs

    1. Adriana Matias

      Olá Graziela

      ideal é seguir as orientações dos médicos que já está acompanhando o caso dela , caso seja necessário eles mesmo já vai solicitar outros exames ou avaliação .

  3. Inicialmente meu filho apresentava características de Autismo Leve mas com a proximidade dos 6 anos de idade começou a apresentar sintomas de TDHA impulsivo. Isso é uma característica comum neste tipo de diagnóstico?

  4. Boa tarde!
    Ja passo meu filho de 4 anos na psicóloga e ele esta tomando um remedio se chama ANSIODORUM pq ele é muito ancioso e tem TDAH hiperativo.
    Gostaria de saber se com o tempo ele melhora, quando crescer? Pq me preocupo muito com Ele pois ele é agressivo na escola, nos lugares, conversa muito mesmo.

    Como comecei fazer o tratamento nele cedo queria saber se antes da adolescencia ele vai melhorar?

    Aguardo resposta
    Obrigada

    1. Adriana Matias
  5. De tudo que leio sobre TDAH meu filho possui a maioria das característica. Contudo, percebo algo a mais nele, que me chama atenção e não entendo se há relação com esse transtorno. Ele tem muitas ESTEROTIPIAS. Se bate o tempo todo. Bate no próprio rosto. Bate na barriga, no peito. Ja cronometrei e observei que ha dias que o espaço de tempo entre as práticas chega a ser de 2 minutos.. Fico angustiada. Ele está com 4 anos e meio e já tentamos 2 medicamentos, porém ambos foram suspendidos por apresentarem efeito contrário, ou seja, a agitação ficou muito crítica…

    1. Adriana Matias
  6. Meu filho tem 5 anos e foi diagnosticado com TDAH mas com o remédio ele perdeu o sono e com isso o neuropediatra suspendeu e disse que ele não precisaria mais gostaria de entender o pq?

    1. Adriana Matias

      Olá Jéssica , sem uma avaliação pessoalmente não tem como te orientar , por esse motivo é necessário que siga as orientações do médico
      que está acompanhando o caso ou faça uma nova avaliação com outro médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *